Os valores humanos no ensino superior militar: estudo comparativo entre os ramos das Forças Armadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, João
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/39747
Resumo: Esta investigação tem como principal objetivo identificar o perfil médio de valores humanos evidenciado nos alunos das Escolas Militares de Ensino Superior e verificar quais as variações observadas quando comparados os alunos das três instituições. A amostra deste estudo, recolhida por conveniência é constituída por 386 indivíduos, o que corresponde a aproximadamente 47,7% da população-alvo. A recolha de dados seguiu uma metodologia quantitativa, recorrendo a um inquérito por questionário para obtenção dos mesmos. O instrumento utilizado para este estudo foi a Escala de Valores de Schwartz (2003) e recorreu-se ao programa estatístico SPSS para tratamento dos dados quantitativos. Concluiu-se que os alunos das três instituições revelam níveis de valores que são, de um modo geral, semelhantes, demonstrando uma prevalência dos valores de Autotranscendência, representativos de indivíduos que demonstram preocupação pelo bem de outros, em particular aqueles de quem são próximos, e que consideram as consequências das suas ações perante os mesmos. Estes valores foram demonstrados em maior significância do que os de Autopromoção, que se associam à valorização do sucesso pessoal e do poder. Verificou-se também uma predisposição dos alunos para a novos desafios e independência, em maior proporção do que uma ideologia tradicionalista de conservação dos status quo. O estudo contribui para a literatura ao identificar o perfil de valores humanos associado aos alunos militares de ensino superior, permitindo que estes resultados possam ser utilizados como ferramenta de gestão por parte dos órgãos decisores. Na parte final deste trabalho, são apresentadas as limitações a que a investigação foi sujeita e recomendações para investigações futuras.
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