Envolvimento do estudante em contextos de aprendizagem enriquecida pela tecnologia: impacto da comunicação vídeo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Areias, Maria Elisa Tavares Figueiredo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/15832
Resumo: A comunicação audiovisual síncrona (videoconferência) e a assíncrona (conteúdos em vídeo) ganham cada vez mais expressão no domínio da educação. Utilizados especialmente em ambientes virtuais de aprendizagem, estes meios de comunicação não esgotam aí a sua utilidade, tendo também potencial para serem explorados em contexto presencial e serem cada vez mais utilizados nos diferentes níveis de ensino de forma transversal. A par da exploração das temáticas da comunicação mediatizada por computador e do uso do vídeo no domínio da educação, onde são identificadas as vantagens e os desafios na utilização destes recursos, o presente trabalho propõe, à luz do modelo da Comunidade de Investigação (CoI), analisar a inclusão destas tecnologias nos processos de ensino/aprendizagem. Através de uma pesquisa de cariz exploratório recorrendo a um questionário aplicado a professores e estudantes, interpreta-se a forma como estes recursos estão a ser utilizados na educação e como influenciam a manifestação e desenvolvimento das três presenças constantes no mesmo modelo: a presença de ensino, a presença social e a presença cognitiva. É feita ainda uma análise da eficácia da disponibilização de conteúdos em vídeo e à realização de videoconferência, em oposição à comunicação escrita. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir para o planeamento e concretização de experiências de ensino/aprendizagem em qualquer modalidade, mas em especial para as que ocorrem a distância, tornando-as mais interativas, humanizadas e “presentes”.
id RCAP_1dcfa99800632922114c3ad09aa75db4
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/15832
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Envolvimento do estudante em contextos de aprendizagem enriquecida pela tecnologia: impacto da comunicação vídeoComunicação audiovisualVideoconferênciaVídeoInvestigaçãoInteraçãoAudiovisual communicationVideo conferenceCommunity of inquiryInteractionODS::04:Educação de QualidadeODS::09:Indústria, Inovação e InfraestruturasA comunicação audiovisual síncrona (videoconferência) e a assíncrona (conteúdos em vídeo) ganham cada vez mais expressão no domínio da educação. Utilizados especialmente em ambientes virtuais de aprendizagem, estes meios de comunicação não esgotam aí a sua utilidade, tendo também potencial para serem explorados em contexto presencial e serem cada vez mais utilizados nos diferentes níveis de ensino de forma transversal. A par da exploração das temáticas da comunicação mediatizada por computador e do uso do vídeo no domínio da educação, onde são identificadas as vantagens e os desafios na utilização destes recursos, o presente trabalho propõe, à luz do modelo da Comunidade de Investigação (CoI), analisar a inclusão destas tecnologias nos processos de ensino/aprendizagem. Através de uma pesquisa de cariz exploratório recorrendo a um questionário aplicado a professores e estudantes, interpreta-se a forma como estes recursos estão a ser utilizados na educação e como influenciam a manifestação e desenvolvimento das três presenças constantes no mesmo modelo: a presença de ensino, a presença social e a presença cognitiva. É feita ainda uma análise da eficácia da disponibilização de conteúdos em vídeo e à realização de videoconferência, em oposição à comunicação escrita. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir para o planeamento e concretização de experiências de ensino/aprendizagem em qualquer modalidade, mas em especial para as que ocorrem a distância, tornando-as mais interativas, humanizadas e “presentes”.Synchronous (videoconferencing) and asynchronous (video content) audiovisual communication are increasingly gaining expression in the field of education. Used especially in virtual learning environments, these media do not end their usefulness there, also having the potential to be explored in a face-to-face context and to be increasingly used at various levels of education. Alongside the exploration of computer-mediated communication and the use of video in the field of education, where advantages and challenges are identified in the use of these resources, this work proposes, through the lens of the Community of Inquiry Model (CoI), to analyze the inclusion of these technologies in teaching/learning processes. Through an exploratory research using a questionnaire applied to teachers and students, the use of these media in education is interpreted and also the way it influences the salience of the three Community of Inquiry’s presences: teaching presence, social presence, and cognitive presence. An analysis is also made on the effectiveness of providing video content and conducting videoconferences versus written communication. It is hoped that this research can contribute to the planning and implementation of educational experiences, both offline and online, becoming the latter more interactive, humanized and “present.”A investigação realizada no âmbito desta Dissertação está integrada nas áreas estratégicas de investigação da Unidade de Investigação e Desenvolvimento - Laboratório de Educação a Distância e eLearning (UID 4372/FCT), da Fundação para a Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.Morgado, LinaRepositório AbertoAreias, Maria Elisa Tavares Figueiredo2024-03-07T14:33:23Z2023-11-072024-03-072023-11-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/15832porAreias, Maria Elisa Tavares Figueiredo - Envolvimento do estudante em contextos de aprendizagem enriquecida pela tecnologia [Em linha]: impacto da comunicação vídeo. [S.l.]: [s.n.], 2023. 144 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-10T01:48:38Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/15832Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:14:18.022503Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Envolvimento do estudante em contextos de aprendizagem enriquecida pela tecnologia: impacto da comunicação vídeo
title Envolvimento do estudante em contextos de aprendizagem enriquecida pela tecnologia: impacto da comunicação vídeo
spellingShingle Envolvimento do estudante em contextos de aprendizagem enriquecida pela tecnologia: impacto da comunicação vídeo
Areias, Maria Elisa Tavares Figueiredo
Comunicação audiovisual
Videoconferência
Vídeo
Investigação
Interação
Audiovisual communication
Video conference
Community of inquiry
Interaction
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
title_short Envolvimento do estudante em contextos de aprendizagem enriquecida pela tecnologia: impacto da comunicação vídeo
title_full Envolvimento do estudante em contextos de aprendizagem enriquecida pela tecnologia: impacto da comunicação vídeo
title_fullStr Envolvimento do estudante em contextos de aprendizagem enriquecida pela tecnologia: impacto da comunicação vídeo
title_full_unstemmed Envolvimento do estudante em contextos de aprendizagem enriquecida pela tecnologia: impacto da comunicação vídeo
title_sort Envolvimento do estudante em contextos de aprendizagem enriquecida pela tecnologia: impacto da comunicação vídeo
author Areias, Maria Elisa Tavares Figueiredo
author_facet Areias, Maria Elisa Tavares Figueiredo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Morgado, Lina
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Areias, Maria Elisa Tavares Figueiredo
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação audiovisual
Videoconferência
Vídeo
Investigação
Interação
Audiovisual communication
Video conference
Community of inquiry
Interaction
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
topic Comunicação audiovisual
Videoconferência
Vídeo
Investigação
Interação
Audiovisual communication
Video conference
Community of inquiry
Interaction
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
description A comunicação audiovisual síncrona (videoconferência) e a assíncrona (conteúdos em vídeo) ganham cada vez mais expressão no domínio da educação. Utilizados especialmente em ambientes virtuais de aprendizagem, estes meios de comunicação não esgotam aí a sua utilidade, tendo também potencial para serem explorados em contexto presencial e serem cada vez mais utilizados nos diferentes níveis de ensino de forma transversal. A par da exploração das temáticas da comunicação mediatizada por computador e do uso do vídeo no domínio da educação, onde são identificadas as vantagens e os desafios na utilização destes recursos, o presente trabalho propõe, à luz do modelo da Comunidade de Investigação (CoI), analisar a inclusão destas tecnologias nos processos de ensino/aprendizagem. Através de uma pesquisa de cariz exploratório recorrendo a um questionário aplicado a professores e estudantes, interpreta-se a forma como estes recursos estão a ser utilizados na educação e como influenciam a manifestação e desenvolvimento das três presenças constantes no mesmo modelo: a presença de ensino, a presença social e a presença cognitiva. É feita ainda uma análise da eficácia da disponibilização de conteúdos em vídeo e à realização de videoconferência, em oposição à comunicação escrita. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir para o planeamento e concretização de experiências de ensino/aprendizagem em qualquer modalidade, mas em especial para as que ocorrem a distância, tornando-as mais interativas, humanizadas e “presentes”.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-07
2023-11-07T00:00:00Z
2024-03-07T14:33:23Z
2024-03-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/15832
url http://hdl.handle.net/10400.2/15832
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Areias, Maria Elisa Tavares Figueiredo - Envolvimento do estudante em contextos de aprendizagem enriquecida pela tecnologia [Em linha]: impacto da comunicação vídeo. [S.l.]: [s.n.], 2023. 144 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137796178313216