Pedagogia do cinema no coração do Brasil: o documentário vai à educação básica rural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Gisele Motta
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/doc/article/view/706
Resumo: In this article we report the experience of an audiovisual workshop for children carried out from the Pedagogy of Cinema. The focus is the process that generated the documentary short film As histórias maravilhosas da Vó Bezinha (2018), developed by a group of four girls. The meetings took place at school, in an institution in the countryside of Brazil, which mainly serves children and young people settled by Agrarian Reform.
id RCAP_1dd5b9f5757a80f1f2627e074fb8b355
oai_identifier_str oai:doc.ubi.pt:article/706
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Pedagogia do cinema no coração do Brasil: o documentário vai à educação básica ruralPedagogia do cinema no coração do Brasil: o documentário vai à educação básica ruralPedagogia do cinema no coração do Brasil: o documentário vai à educação básica ruralPedagogia do Cinema no coração do Brasil: o documentário vai à educação básica ruralpedagogy of cinema; rural education; documentary; childhood; active methodologiespedagogía del cine; educación rural; documental; infancia; metodologías activaspédagogie du cinéma ; éducation rurale ; documentaire ; enfance ; méthodologies activespedagogia do cinema; educação do campo; documentário; infância; metodologias ativasIn this article we report the experience of an audiovisual workshop for children carried out from the Pedagogy of Cinema. The focus is the process that generated the documentary short film As histórias maravilhosas da Vó Bezinha (2018), developed by a group of four girls. The meetings took place at school, in an institution in the countryside of Brazil, which mainly serves children and young people settled by Agrarian Reform.En este artículo relatamos la experiencia de un taller audiovisual para niñosrealizado desde la Pedagogía del Cine. Nos centramos en el proceso que generó el cortometraje documental As histórias maravilhosas da Vó Bezinha (2018), desarrollado por un grupo de cuatro chicas. Los encuentros tuvieron lugar en el ámbito escolar, enuna institución del interior de Brasil que atiende principalmente a niños y jóvenes enasentamientos rurales resultantes de la Reforma Agraria.Dans cet article, nous rapportons l’expérience d’un atelier audiovisuel pourenfants réalisé à partir de la pédagogie du cinéma. L’accent est mis sur le processus qui a engendré le court-métrage documentaire As histórias maravilhosas da Vó Bezinha (2018), développé par un groupe de quatre filles. Les réunions ont eu lieu à l’école, dans une institution dans la campagne du Brésil, qui s’occupe principalement d’enfants et de jeunes installés par la réforme agraire.Neste artigo relatamos a experiência de uma oficina de audiovisual paracrianças realizada a partir da Pedagogia do Cinema. O foco é o processo que gerou o curta-metragem documental As histórias maravilhosas da Vó Bezinha (2018), desenvolvido por um grupo de quatro meninas. Os encontros se deram em âmbito escolar, em uma instituição do campo do interior do Brasil, que atende principalmente crianças e jovens assentados pela Reforma Agrária.DOC On-lineDOC On-lineDOC On-lineDOC On-line2020-03-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/doc/article/view/706oai:doc.ubi.pt:article/706DOC On-line; n. 27: ESCOLAS DE CINEMA: O ENSINO DO DOCUMENTÁRIO / Escuelas de cine: la enseñanza del documental / Film schools: the teaching of documentary / Les écoles de cinéma: l'enseignement du documentaireDOC On-line; n. 27: ESCOLAS DE CINEMA: O ENSINO DO DOCUMENTÁRIO / Escuelas de cine: la enseñanza del documental / Film schools: the teaching of documentary / Les écoles de cinéma: l'enseignement du documentaireDOC On-line; n. 27: ESCOLAS DE CINEMA: O ENSINO DO DOCUMENTÁRIO / Escuelas de cine: la enseñanza del documental / Film schools: the teaching of documentary / Les écoles de cinéma: l'enseignement du documentaireDOC On-line; n. 27: ESCOLAS DE CINEMA: O ENSINO DO DOCUMENTÁRIO / Escuelas de cine: la enseñanza del documental / Film schools: the teaching of documentary / Les écoles de cinéma: l'enseignement du documentaire1646-477Xreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/doc/article/view/706http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/doc/article/view/706/pdfCopyright (c) 2020 DOC On-lineinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Gisele Motta2022-12-03T05:25:53ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogia do cinema no coração do Brasil: o documentário vai à educação básica rural
Pedagogia do cinema no coração do Brasil: o documentário vai à educação básica rural
Pedagogia do cinema no coração do Brasil: o documentário vai à educação básica rural
Pedagogia do Cinema no coração do Brasil: o documentário vai à educação básica rural
title Pedagogia do cinema no coração do Brasil: o documentário vai à educação básica rural
spellingShingle Pedagogia do cinema no coração do Brasil: o documentário vai à educação básica rural
Ferreira, Gisele Motta
pedagogy of cinema; rural education; documentary; childhood; active methodologies
pedagogía del cine; educación rural; documental; infancia; metodologías activas
pédagogie du cinéma ; éducation rurale ; documentaire ; enfance ; méthodologies actives
pedagogia do cinema; educação do campo; documentário; infância; metodologias ativas
title_short Pedagogia do cinema no coração do Brasil: o documentário vai à educação básica rural
title_full Pedagogia do cinema no coração do Brasil: o documentário vai à educação básica rural
title_fullStr Pedagogia do cinema no coração do Brasil: o documentário vai à educação básica rural
title_full_unstemmed Pedagogia do cinema no coração do Brasil: o documentário vai à educação básica rural
title_sort Pedagogia do cinema no coração do Brasil: o documentário vai à educação básica rural
author Ferreira, Gisele Motta
author_facet Ferreira, Gisele Motta
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Gisele Motta
dc.subject.por.fl_str_mv pedagogy of cinema; rural education; documentary; childhood; active methodologies
pedagogía del cine; educación rural; documental; infancia; metodologías activas
pédagogie du cinéma ; éducation rurale ; documentaire ; enfance ; méthodologies actives
pedagogia do cinema; educação do campo; documentário; infância; metodologias ativas
topic pedagogy of cinema; rural education; documentary; childhood; active methodologies
pedagogía del cine; educación rural; documental; infancia; metodologías activas
pédagogie du cinéma ; éducation rurale ; documentaire ; enfance ; méthodologies actives
pedagogia do cinema; educação do campo; documentário; infância; metodologias ativas
description In this article we report the experience of an audiovisual workshop for children carried out from the Pedagogy of Cinema. The focus is the process that generated the documentary short film As histórias maravilhosas da Vó Bezinha (2018), developed by a group of four girls. The meetings took place at school, in an institution in the countryside of Brazil, which mainly serves children and young people settled by Agrarian Reform.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/doc/article/view/706
oai:doc.ubi.pt:article/706
url http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/doc/article/view/706
identifier_str_mv oai:doc.ubi.pt:article/706
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/doc/article/view/706
http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/doc/article/view/706/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 DOC On-line
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 DOC On-line
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv DOC On-line
DOC On-line
DOC On-line
DOC On-line
publisher.none.fl_str_mv DOC On-line
DOC On-line
DOC On-line
DOC On-line
dc.source.none.fl_str_mv DOC On-line; n. 27: ESCOLAS DE CINEMA: O ENSINO DO DOCUMENTÁRIO / Escuelas de cine: la enseñanza del documental / Film schools: the teaching of documentary / Les écoles de cinéma: l'enseignement du documentaire
DOC On-line; n. 27: ESCOLAS DE CINEMA: O ENSINO DO DOCUMENTÁRIO / Escuelas de cine: la enseñanza del documental / Film schools: the teaching of documentary / Les écoles de cinéma: l'enseignement du documentaire
DOC On-line; n. 27: ESCOLAS DE CINEMA: O ENSINO DO DOCUMENTÁRIO / Escuelas de cine: la enseñanza del documental / Film schools: the teaching of documentary / Les écoles de cinéma: l'enseignement du documentaire
DOC On-line; n. 27: ESCOLAS DE CINEMA: O ENSINO DO DOCUMENTÁRIO / Escuelas de cine: la enseñanza del documental / Film schools: the teaching of documentary / Les écoles de cinéma: l'enseignement du documentaire
1646-477X
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301618042077184