Coparentalidade em situação de divórcio : regras, rituais e rotinas de crianças em idade pré-escolar e escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/15157 |
Resumo: | O objetivo central do presente estudo é a compreensão da vivência da coparentalidade em situação de divórcio e ainda a compreensão das regras, rotinas e rituais de crianças em idade pré-escolar e escolar. A presente investigação segue uma metodologia de índole qualitativa privilegiando a entrevista como método de recolha de dados. Foram entrevistados, tendo como base um guião, quatro pais e mães em situação de divórcio. Concluiu-se que os pais e mães em situação de divórcio percecionam como importante a comunicação com o seu par parental acerca dos seus filhos ainda que não concretizem essa mesma comunicação. A comunicação existente entre os pais/mães e o seu par parental diz respeito a questões mais relacionadas com a gestão de vida dos filhos (e.g. ir ao médico, ir a uma festa de aniversário…etc.) e com a gestão de tempo passado com a mãe e com o pai. Concluiu-se ainda que os participantes do nosso estudo apresentam no seu discurso representações mais negativas do que positivas acerca do seu par parental. Por fim, foi possível ainda concluir que os participantes do nosso estudo percecionam na sua vivência da parentalidade inúmeros desafios e gratificações, sendo que os pais, apesar de passarem menos tempo com os seus filhos, apontam mais desafios na sua vivência do que as mães. |
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Coparentalidade em situação de divórcio : regras, rituais e rotinas de crianças em idade pré-escolar e escolarCoparentalidadeDivórcioRegrasRotinasRituaisCo-parentingDivorceRulesRoutinesRitualsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaO objetivo central do presente estudo é a compreensão da vivência da coparentalidade em situação de divórcio e ainda a compreensão das regras, rotinas e rituais de crianças em idade pré-escolar e escolar. A presente investigação segue uma metodologia de índole qualitativa privilegiando a entrevista como método de recolha de dados. Foram entrevistados, tendo como base um guião, quatro pais e mães em situação de divórcio. Concluiu-se que os pais e mães em situação de divórcio percecionam como importante a comunicação com o seu par parental acerca dos seus filhos ainda que não concretizem essa mesma comunicação. A comunicação existente entre os pais/mães e o seu par parental diz respeito a questões mais relacionadas com a gestão de vida dos filhos (e.g. ir ao médico, ir a uma festa de aniversário…etc.) e com a gestão de tempo passado com a mãe e com o pai. Concluiu-se ainda que os participantes do nosso estudo apresentam no seu discurso representações mais negativas do que positivas acerca do seu par parental. Por fim, foi possível ainda concluir que os participantes do nosso estudo percecionam na sua vivência da parentalidade inúmeros desafios e gratificações, sendo que os pais, apesar de passarem menos tempo com os seus filhos, apontam mais desafios na sua vivência do que as mães.The central aim of this study is to understand the experience of co-parenting in divorce and also the understanding of the rules, routines and rituals of children in preschool and school age. This research follows a methodology of qualitative nature favoring the interview as a method of data collection. Were interviewed four fathers and mothers in divorce situation. It was concluded that mothers and fathers in divorce situation perceive how important communication with the pair about parenting is, however they don’t communicate. Existing communication between parents / mothers and their parental pair are related to management of children (e.g. go to the doctor, go to a birthday party ... etc..) And the management of time spent with the mother and the father. It was also found that participants in our study have more negative than positive representations about its parental pair. Finally, it was still possible to conclude that the participants in our study perceive on their experience of parenting numerous challenges and rewards.Veiga, ElisaLisboa, Lurdes Lopes VeríssimoNegrão, MarianaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaLeitão, Inês de Carvalho2014-10-02T09:56:03Z2014-07-2220142014-07-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/15157TID:201498103porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-14T01:34:47Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/15157Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:12:34.845715Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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