Risks and complications of duodenoscopy and endoscopic retrograde cholangiopancreatography (ERCP). Personal experience and review of the literature.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ginestal-Cruz, A
Data de Publicação: 1979
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://www.actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/4335
Resumo: Analisem-se os riscos e complicacoes da duodenoscopia e CPRE e as medidas necessárias a sua prevenção, com base na nossa experiência de 150 exames e na revisão da literatura. Depois de sistematizar os parâmetros gerais duma avaliação de factores de risco (do doente, da técnica e da integração de ambos) na fase de experiência inicial duma técnica de diagnóstico, abordam-se os problemas postos por cada uma das quatro fases da CPRE: pré-medicação, duodenoscopia e canulação, colangiografia e pancreatografia. As medidas preventivas adoptadas na nossa experiencia e a avaliação da sua eficácia nas grandes revisões publicadas são confrontadas com os riscos dos fármacos utilizados, das manobras endoscópicas e da injecção canalicular retrograda dos meios de contraste. E dado realce particular a possibilidade de prevenção eficaz das complicações mais frequentes e potencialmente graves a colangite séptica e a pancreatite aguda. Estas são, também, as duas contraindicações major da CPRE. Conclui-se que a baixa incidência de complicações (2,7 % do total de exames e 3,8 % das canulações) e o seu caracter benigno em todos os casos, a par da elevada percentagem de êxitos técnicos (81 %), colocam a nossa experiencia actual aos níveis de segurança e eficácia dos centros mais experientes.
id RCAP_1dffedd54a96b4cab5433157caa40273
oai_identifier_str oai:ojs.www.actamedicaportuguesa.com:article/4335
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Risks and complications of duodenoscopy and endoscopic retrograde cholangiopancreatography (ERCP). Personal experience and review of the literature.Riscos e complicações da duodenoscopia e colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE). Experiência pessoal e revisão da literatura.Analisem-se os riscos e complicacoes da duodenoscopia e CPRE e as medidas necessárias a sua prevenção, com base na nossa experiência de 150 exames e na revisão da literatura. Depois de sistematizar os parâmetros gerais duma avaliação de factores de risco (do doente, da técnica e da integração de ambos) na fase de experiência inicial duma técnica de diagnóstico, abordam-se os problemas postos por cada uma das quatro fases da CPRE: pré-medicação, duodenoscopia e canulação, colangiografia e pancreatografia. As medidas preventivas adoptadas na nossa experiencia e a avaliação da sua eficácia nas grandes revisões publicadas são confrontadas com os riscos dos fármacos utilizados, das manobras endoscópicas e da injecção canalicular retrograda dos meios de contraste. E dado realce particular a possibilidade de prevenção eficaz das complicações mais frequentes e potencialmente graves a colangite séptica e a pancreatite aguda. Estas são, também, as duas contraindicações major da CPRE. Conclui-se que a baixa incidência de complicações (2,7 % do total de exames e 3,8 % das canulações) e o seu caracter benigno em todos os casos, a par da elevada percentagem de êxitos técnicos (81 %), colocam a nossa experiencia actual aos níveis de segurança e eficácia dos centros mais experientes.Ordem dos Médicos1979-04-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://www.actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/4335oai:ojs.www.actamedicaportuguesa.com:article/4335Acta Médica Portuguesa; Vol. 1 No. 2 (1979): 1979 Março-Abril; 195-201Acta Médica Portuguesa; Vol. 1 N.º 2 (1979): 1979 Março-Abril; 195-2011646-07580870-399Xreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://www.actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/4335https://www.actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/4335/3405Ginestal-Cruz, Ainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-20T11:03:37Zoai:ojs.www.actamedicaportuguesa.com:article/4335Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:18:50.541497Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Risks and complications of duodenoscopy and endoscopic retrograde cholangiopancreatography (ERCP). Personal experience and review of the literature.
Riscos e complicações da duodenoscopia e colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE). Experiência pessoal e revisão da literatura.
title Risks and complications of duodenoscopy and endoscopic retrograde cholangiopancreatography (ERCP). Personal experience and review of the literature.
spellingShingle Risks and complications of duodenoscopy and endoscopic retrograde cholangiopancreatography (ERCP). Personal experience and review of the literature.
Ginestal-Cruz, A
title_short Risks and complications of duodenoscopy and endoscopic retrograde cholangiopancreatography (ERCP). Personal experience and review of the literature.
title_full Risks and complications of duodenoscopy and endoscopic retrograde cholangiopancreatography (ERCP). Personal experience and review of the literature.
title_fullStr Risks and complications of duodenoscopy and endoscopic retrograde cholangiopancreatography (ERCP). Personal experience and review of the literature.
title_full_unstemmed Risks and complications of duodenoscopy and endoscopic retrograde cholangiopancreatography (ERCP). Personal experience and review of the literature.
title_sort Risks and complications of duodenoscopy and endoscopic retrograde cholangiopancreatography (ERCP). Personal experience and review of the literature.
author Ginestal-Cruz, A
author_facet Ginestal-Cruz, A
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ginestal-Cruz, A
description Analisem-se os riscos e complicacoes da duodenoscopia e CPRE e as medidas necessárias a sua prevenção, com base na nossa experiência de 150 exames e na revisão da literatura. Depois de sistematizar os parâmetros gerais duma avaliação de factores de risco (do doente, da técnica e da integração de ambos) na fase de experiência inicial duma técnica de diagnóstico, abordam-se os problemas postos por cada uma das quatro fases da CPRE: pré-medicação, duodenoscopia e canulação, colangiografia e pancreatografia. As medidas preventivas adoptadas na nossa experiencia e a avaliação da sua eficácia nas grandes revisões publicadas são confrontadas com os riscos dos fármacos utilizados, das manobras endoscópicas e da injecção canalicular retrograda dos meios de contraste. E dado realce particular a possibilidade de prevenção eficaz das complicações mais frequentes e potencialmente graves a colangite séptica e a pancreatite aguda. Estas são, também, as duas contraindicações major da CPRE. Conclui-se que a baixa incidência de complicações (2,7 % do total de exames e 3,8 % das canulações) e o seu caracter benigno em todos os casos, a par da elevada percentagem de êxitos técnicos (81 %), colocam a nossa experiencia actual aos níveis de segurança e eficácia dos centros mais experientes.
publishDate 1979
dc.date.none.fl_str_mv 1979-04-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/4335
oai:ojs.www.actamedicaportuguesa.com:article/4335
url https://www.actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/4335
identifier_str_mv oai:ojs.www.actamedicaportuguesa.com:article/4335
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/4335
https://www.actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/4335/3405
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Ordem dos Médicos
publisher.none.fl_str_mv Ordem dos Médicos
dc.source.none.fl_str_mv Acta Médica Portuguesa; Vol. 1 No. 2 (1979): 1979 Março-Abril; 195-201
Acta Médica Portuguesa; Vol. 1 N.º 2 (1979): 1979 Março-Abril; 195-201
1646-0758
0870-399X
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130639778185216