Contributo da visita domiciliária do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia, para os cuidados maternos prestados ao recém-nascido, nos seus primeiros 28 dias de vida.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Lúcia Marisa Rodrigues dos Anjos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.esenfc.pt/?url=liPKBTaV
Resumo: A transição para a maternidade é um processo complexo, difícil e cansativo, principalmente, no primeiro mês, marcado por grandes mudanças e dificuldades das puérperas em responder às necessidades do recém-nascido. Neste sentido o presente trabalho tem como objetivo avaliar o contributo da visita domiciliária do Enfermeiro Especialista em Saúde Materna e Obstétrica para os cuidados maternos ao recém-nascido, nos 28 dias pós-parto. Utilizou-se a metodologia qualitativa, realizando-se um estudo exploratório-descritivo, tipo estudo de caso, a partir de entrevista semi-directivas realizadas a oito puérperas, com consequente análise de conteúdo. Os resultados revelam a importância da visita domiciliária para a puérpera e para o recém-nascido, esta importância é demostrada nas diferentes categorias analisadas, sendo um apoio e orientação para a mãe. Evidenciamos influências da visita nos cuidados prestados ao recém-nascido, especificamente na higiene, alimentação, conforto, bem-estar, segurança e transporte. No que conserne à mãe são referidas influêcias na gestão do tempo, coordenação de atividades e interação com família e mesmo comunidade próxima. Concluímos que a visita domiciliária contribui para um maior conhecimento sobre os cuidados prestados ao recém-nascido.
id RCAP_1e02c13072e28f5ce0ecfed543b7fd8e
oai_identifier_str oai:repositorio.esenfc.pt:5349
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contributo da visita domiciliária do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia, para os cuidados maternos prestados ao recém-nascido, nos seus primeiros 28 dias de vida.visita domiciliáriaenfermagem obstétricapuerpériorecém-nascidocuidados maternos.A transição para a maternidade é um processo complexo, difícil e cansativo, principalmente, no primeiro mês, marcado por grandes mudanças e dificuldades das puérperas em responder às necessidades do recém-nascido. Neste sentido o presente trabalho tem como objetivo avaliar o contributo da visita domiciliária do Enfermeiro Especialista em Saúde Materna e Obstétrica para os cuidados maternos ao recém-nascido, nos 28 dias pós-parto. Utilizou-se a metodologia qualitativa, realizando-se um estudo exploratório-descritivo, tipo estudo de caso, a partir de entrevista semi-directivas realizadas a oito puérperas, com consequente análise de conteúdo. Os resultados revelam a importância da visita domiciliária para a puérpera e para o recém-nascido, esta importância é demostrada nas diferentes categorias analisadas, sendo um apoio e orientação para a mãe. Evidenciamos influências da visita nos cuidados prestados ao recém-nascido, especificamente na higiene, alimentação, conforto, bem-estar, segurança e transporte. No que conserne à mãe são referidas influêcias na gestão do tempo, coordenação de atividades e interação com família e mesmo comunidade próxima. Concluímos que a visita domiciliária contribui para um maior conhecimento sobre os cuidados prestados ao recém-nascido.Escola Superior de Enfermagem de Coimbra2015-04-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.esenfc.pt/?url=liPKBTaVTID:201076390porhttp://repositorio.esenfc.pt/?url=liPKBTaVRibeiro, Lúcia Marisa Rodrigues dos Anjosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2015-08-03T00:00:00Zoai:repositorio.esenfc.pt:5349Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:11:51.012974Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contributo da visita domiciliária do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia, para os cuidados maternos prestados ao recém-nascido, nos seus primeiros 28 dias de vida.
title Contributo da visita domiciliária do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia, para os cuidados maternos prestados ao recém-nascido, nos seus primeiros 28 dias de vida.
spellingShingle Contributo da visita domiciliária do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia, para os cuidados maternos prestados ao recém-nascido, nos seus primeiros 28 dias de vida.
Ribeiro, Lúcia Marisa Rodrigues dos Anjos
visita domiciliária
enfermagem obstétrica
puerpério
recém-nascido
cuidados maternos.
title_short Contributo da visita domiciliária do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia, para os cuidados maternos prestados ao recém-nascido, nos seus primeiros 28 dias de vida.
title_full Contributo da visita domiciliária do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia, para os cuidados maternos prestados ao recém-nascido, nos seus primeiros 28 dias de vida.
title_fullStr Contributo da visita domiciliária do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia, para os cuidados maternos prestados ao recém-nascido, nos seus primeiros 28 dias de vida.
title_full_unstemmed Contributo da visita domiciliária do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia, para os cuidados maternos prestados ao recém-nascido, nos seus primeiros 28 dias de vida.
title_sort Contributo da visita domiciliária do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia, para os cuidados maternos prestados ao recém-nascido, nos seus primeiros 28 dias de vida.
author Ribeiro, Lúcia Marisa Rodrigues dos Anjos
author_facet Ribeiro, Lúcia Marisa Rodrigues dos Anjos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Lúcia Marisa Rodrigues dos Anjos
dc.subject.por.fl_str_mv visita domiciliária
enfermagem obstétrica
puerpério
recém-nascido
cuidados maternos.
topic visita domiciliária
enfermagem obstétrica
puerpério
recém-nascido
cuidados maternos.
description A transição para a maternidade é um processo complexo, difícil e cansativo, principalmente, no primeiro mês, marcado por grandes mudanças e dificuldades das puérperas em responder às necessidades do recém-nascido. Neste sentido o presente trabalho tem como objetivo avaliar o contributo da visita domiciliária do Enfermeiro Especialista em Saúde Materna e Obstétrica para os cuidados maternos ao recém-nascido, nos 28 dias pós-parto. Utilizou-se a metodologia qualitativa, realizando-se um estudo exploratório-descritivo, tipo estudo de caso, a partir de entrevista semi-directivas realizadas a oito puérperas, com consequente análise de conteúdo. Os resultados revelam a importância da visita domiciliária para a puérpera e para o recém-nascido, esta importância é demostrada nas diferentes categorias analisadas, sendo um apoio e orientação para a mãe. Evidenciamos influências da visita nos cuidados prestados ao recém-nascido, especificamente na higiene, alimentação, conforto, bem-estar, segurança e transporte. No que conserne à mãe são referidas influêcias na gestão do tempo, coordenação de atividades e interação com família e mesmo comunidade próxima. Concluímos que a visita domiciliária contribui para um maior conhecimento sobre os cuidados prestados ao recém-nascido.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.esenfc.pt/?url=liPKBTaV
TID:201076390
url http://repositorio.esenfc.pt/?url=liPKBTaV
identifier_str_mv TID:201076390
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://repositorio.esenfc.pt/?url=liPKBTaV
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137219329392640