Dinâmicas e desafios da escola na prevenção de comportamentos e situações de risco em crianças e jovens
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/4184 |
Resumo: | A complexidade das dinâmicas e desafios associados às situações de risco e perigo em crianças/jovens requer um processo de avaliação cuidadoso e rigoroso. A escola tem um papel extremamente importante na sinalização, diagnóstico, acompanhamento e encaminhamento destas problemáticas, no sentido de procurar soluções e proporcionar aos seus educandos um desenvolvimento integral a todos os níveis. Este estudo surge em virtude de se tentar perceber quais as dinâmicas e desafios da escola perante menores em risco, para tal, foram aplicadas entrevistas numa amostra de profissionais do meio escolar e foi realizada posteriormente a respetiva análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram uma vasta panóplia de casos que nem sempre são fáceis de detetar em crianças que advêm muitas vezes de famílias multidesafiadas. Constatou-se que a escola ainda tem um longo caminho a percorrer na área da prevenção. A escola não pode ignorar este tipo de problemáticas, fazê-lo é comprometer a vida e o futuro de um menor e perder oportunidade de intervir numa família em crise. Não sendo uma tarefa fácil, uma vez que nos dias de hoje tanto as verbas com os recursos humanos especializados são insuficientes, a escola tem o dever de prevenir e intervir, implementando estratégias concertadas no sentido de evitar situações mais graves. |
id |
RCAP_1e0a9041a2cf1c7dd56fa6264356bd5b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/4184 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Dinâmicas e desafios da escola na prevenção de comportamentos e situações de risco em crianças e jovensChallenges and School dynamics related to prevention of risk situations and behaviours in children and youthCrianças/Jovens em riscoequipas multidisciplinaresescolaprevençãoA complexidade das dinâmicas e desafios associados às situações de risco e perigo em crianças/jovens requer um processo de avaliação cuidadoso e rigoroso. A escola tem um papel extremamente importante na sinalização, diagnóstico, acompanhamento e encaminhamento destas problemáticas, no sentido de procurar soluções e proporcionar aos seus educandos um desenvolvimento integral a todos os níveis. Este estudo surge em virtude de se tentar perceber quais as dinâmicas e desafios da escola perante menores em risco, para tal, foram aplicadas entrevistas numa amostra de profissionais do meio escolar e foi realizada posteriormente a respetiva análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram uma vasta panóplia de casos que nem sempre são fáceis de detetar em crianças que advêm muitas vezes de famílias multidesafiadas. Constatou-se que a escola ainda tem um longo caminho a percorrer na área da prevenção. A escola não pode ignorar este tipo de problemáticas, fazê-lo é comprometer a vida e o futuro de um menor e perder oportunidade de intervir numa família em crise. Não sendo uma tarefa fácil, uma vez que nos dias de hoje tanto as verbas com os recursos humanos especializados são insuficientes, a escola tem o dever de prevenir e intervir, implementando estratégias concertadas no sentido de evitar situações mais graves.Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Instituto Politécnico de LeiriaRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuNascimento, MafaldaJales Ribeiro, EsperançaFelizardo, Sara2017-01-30T12:45:20Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/4184porNascimento, M., Ribeiro, E., & Felizardo, S. (2016). Dinâmicas e desafios da escola na prevenção de comportamentos e situações de risco em crianças e jovens. In D. Alves, H. Pinto, I. S. Dias, M. O. Abreu, & R. G. Muñoz (Org.), Livro de Atas da V Conferência Internacional Investigação e Práticas em Educação (pp. 171-179). Leiria: Edição Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Instituto Politécnico de Leiria.978-989-8797-08-7info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:27:07Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/4184Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:42:55.337702Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dinâmicas e desafios da escola na prevenção de comportamentos e situações de risco em crianças e jovens Challenges and School dynamics related to prevention of risk situations and behaviours in children and youth |
title |
Dinâmicas e desafios da escola na prevenção de comportamentos e situações de risco em crianças e jovens |
spellingShingle |
Dinâmicas e desafios da escola na prevenção de comportamentos e situações de risco em crianças e jovens Nascimento, Mafalda Crianças/Jovens em risco equipas multidisciplinares escola prevenção |
title_short |
Dinâmicas e desafios da escola na prevenção de comportamentos e situações de risco em crianças e jovens |
title_full |
Dinâmicas e desafios da escola na prevenção de comportamentos e situações de risco em crianças e jovens |
title_fullStr |
Dinâmicas e desafios da escola na prevenção de comportamentos e situações de risco em crianças e jovens |
title_full_unstemmed |
Dinâmicas e desafios da escola na prevenção de comportamentos e situações de risco em crianças e jovens |
title_sort |
Dinâmicas e desafios da escola na prevenção de comportamentos e situações de risco em crianças e jovens |
author |
Nascimento, Mafalda |
author_facet |
Nascimento, Mafalda Jales Ribeiro, Esperança Felizardo, Sara |
author_role |
author |
author2 |
Jales Ribeiro, Esperança Felizardo, Sara |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Mafalda Jales Ribeiro, Esperança Felizardo, Sara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Crianças/Jovens em risco equipas multidisciplinares escola prevenção |
topic |
Crianças/Jovens em risco equipas multidisciplinares escola prevenção |
description |
A complexidade das dinâmicas e desafios associados às situações de risco e perigo em crianças/jovens requer um processo de avaliação cuidadoso e rigoroso. A escola tem um papel extremamente importante na sinalização, diagnóstico, acompanhamento e encaminhamento destas problemáticas, no sentido de procurar soluções e proporcionar aos seus educandos um desenvolvimento integral a todos os níveis. Este estudo surge em virtude de se tentar perceber quais as dinâmicas e desafios da escola perante menores em risco, para tal, foram aplicadas entrevistas numa amostra de profissionais do meio escolar e foi realizada posteriormente a respetiva análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram uma vasta panóplia de casos que nem sempre são fáceis de detetar em crianças que advêm muitas vezes de famílias multidesafiadas. Constatou-se que a escola ainda tem um longo caminho a percorrer na área da prevenção. A escola não pode ignorar este tipo de problemáticas, fazê-lo é comprometer a vida e o futuro de um menor e perder oportunidade de intervir numa família em crise. Não sendo uma tarefa fácil, uma vez que nos dias de hoje tanto as verbas com os recursos humanos especializados são insuficientes, a escola tem o dever de prevenir e intervir, implementando estratégias concertadas no sentido de evitar situações mais graves. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016-01-01T00:00:00Z 2017-01-30T12:45:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.19/4184 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.19/4184 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Nascimento, M., Ribeiro, E., & Felizardo, S. (2016). Dinâmicas e desafios da escola na prevenção de comportamentos e situações de risco em crianças e jovens. In D. Alves, H. Pinto, I. S. Dias, M. O. Abreu, & R. G. Muñoz (Org.), Livro de Atas da V Conferência Internacional Investigação e Práticas em Educação (pp. 171-179). Leiria: Edição Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Instituto Politécnico de Leiria. 978-989-8797-08-7 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Instituto Politécnico de Leiria |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Instituto Politécnico de Leiria |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130897741512704 |