Dinâmicas e desafios da escola na prevenção de comportamentos e situações de risco em crianças e jovens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Mafalda
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Jales Ribeiro, Esperança, Felizardo, Sara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/4184
Resumo: A complexidade das dinâmicas e desafios associados às situações de risco e perigo em crianças/jovens requer um processo de avaliação cuidadoso e rigoroso. A escola tem um papel extremamente importante na sinalização, diagnóstico, acompanhamento e encaminhamento destas problemáticas, no sentido de procurar soluções e proporcionar aos seus educandos um desenvolvimento integral a todos os níveis. Este estudo surge em virtude de se tentar perceber quais as dinâmicas e desafios da escola perante menores em risco, para tal, foram aplicadas entrevistas numa amostra de profissionais do meio escolar e foi realizada posteriormente a respetiva análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram uma vasta panóplia de casos que nem sempre são fáceis de detetar em crianças que advêm muitas vezes de famílias multidesafiadas. Constatou-se que a escola ainda tem um longo caminho a percorrer na área da prevenção. A escola não pode ignorar este tipo de problemáticas, fazê-lo é comprometer a vida e o futuro de um menor e perder oportunidade de intervir numa família em crise. Não sendo uma tarefa fácil, uma vez que nos dias de hoje tanto as verbas com os recursos humanos especializados são insuficientes, a escola tem o dever de prevenir e intervir, implementando estratégias concertadas no sentido de evitar situações mais graves.
id RCAP_1e0a9041a2cf1c7dd56fa6264356bd5b
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/4184
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Dinâmicas e desafios da escola na prevenção de comportamentos e situações de risco em crianças e jovensChallenges and School dynamics related to prevention of risk situations and behaviours in children and youthCrianças/Jovens em riscoequipas multidisciplinaresescolaprevençãoA complexidade das dinâmicas e desafios associados às situações de risco e perigo em crianças/jovens requer um processo de avaliação cuidadoso e rigoroso. A escola tem um papel extremamente importante na sinalização, diagnóstico, acompanhamento e encaminhamento destas problemáticas, no sentido de procurar soluções e proporcionar aos seus educandos um desenvolvimento integral a todos os níveis. Este estudo surge em virtude de se tentar perceber quais as dinâmicas e desafios da escola perante menores em risco, para tal, foram aplicadas entrevistas numa amostra de profissionais do meio escolar e foi realizada posteriormente a respetiva análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram uma vasta panóplia de casos que nem sempre são fáceis de detetar em crianças que advêm muitas vezes de famílias multidesafiadas. Constatou-se que a escola ainda tem um longo caminho a percorrer na área da prevenção. A escola não pode ignorar este tipo de problemáticas, fazê-lo é comprometer a vida e o futuro de um menor e perder oportunidade de intervir numa família em crise. Não sendo uma tarefa fácil, uma vez que nos dias de hoje tanto as verbas com os recursos humanos especializados são insuficientes, a escola tem o dever de prevenir e intervir, implementando estratégias concertadas no sentido de evitar situações mais graves.Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Instituto Politécnico de LeiriaRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuNascimento, MafaldaJales Ribeiro, EsperançaFelizardo, Sara2017-01-30T12:45:20Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/4184porNascimento, M., Ribeiro, E., & Felizardo, S. (2016). Dinâmicas e desafios da escola na prevenção de comportamentos e situações de risco em crianças e jovens. In D. Alves, H. Pinto, I. S. Dias, M. O. Abreu, & R. G. Muñoz (Org.), Livro de Atas da V Conferência Internacional Investigação e Práticas em Educação (pp. 171-179). Leiria: Edição Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Instituto Politécnico de Leiria.978-989-8797-08-7info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:27:07Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/4184Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:42:55.337702Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Dinâmicas e desafios da escola na prevenção de comportamentos e situações de risco em crianças e jovens
Challenges and School dynamics related to prevention of risk situations and behaviours in children and youth
title Dinâmicas e desafios da escola na prevenção de comportamentos e situações de risco em crianças e jovens
spellingShingle Dinâmicas e desafios da escola na prevenção de comportamentos e situações de risco em crianças e jovens
Nascimento, Mafalda
Crianças/Jovens em risco
equipas multidisciplinares
escola
prevenção
title_short Dinâmicas e desafios da escola na prevenção de comportamentos e situações de risco em crianças e jovens
title_full Dinâmicas e desafios da escola na prevenção de comportamentos e situações de risco em crianças e jovens
title_fullStr Dinâmicas e desafios da escola na prevenção de comportamentos e situações de risco em crianças e jovens
title_full_unstemmed Dinâmicas e desafios da escola na prevenção de comportamentos e situações de risco em crianças e jovens
title_sort Dinâmicas e desafios da escola na prevenção de comportamentos e situações de risco em crianças e jovens
author Nascimento, Mafalda
author_facet Nascimento, Mafalda
Jales Ribeiro, Esperança
Felizardo, Sara
author_role author
author2 Jales Ribeiro, Esperança
Felizardo, Sara
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Mafalda
Jales Ribeiro, Esperança
Felizardo, Sara
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças/Jovens em risco
equipas multidisciplinares
escola
prevenção
topic Crianças/Jovens em risco
equipas multidisciplinares
escola
prevenção
description A complexidade das dinâmicas e desafios associados às situações de risco e perigo em crianças/jovens requer um processo de avaliação cuidadoso e rigoroso. A escola tem um papel extremamente importante na sinalização, diagnóstico, acompanhamento e encaminhamento destas problemáticas, no sentido de procurar soluções e proporcionar aos seus educandos um desenvolvimento integral a todos os níveis. Este estudo surge em virtude de se tentar perceber quais as dinâmicas e desafios da escola perante menores em risco, para tal, foram aplicadas entrevistas numa amostra de profissionais do meio escolar e foi realizada posteriormente a respetiva análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram uma vasta panóplia de casos que nem sempre são fáceis de detetar em crianças que advêm muitas vezes de famílias multidesafiadas. Constatou-se que a escola ainda tem um longo caminho a percorrer na área da prevenção. A escola não pode ignorar este tipo de problemáticas, fazê-lo é comprometer a vida e o futuro de um menor e perder oportunidade de intervir numa família em crise. Não sendo uma tarefa fácil, uma vez que nos dias de hoje tanto as verbas com os recursos humanos especializados são insuficientes, a escola tem o dever de prevenir e intervir, implementando estratégias concertadas no sentido de evitar situações mais graves.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
2017-01-30T12:45:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/4184
url http://hdl.handle.net/10400.19/4184
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Nascimento, M., Ribeiro, E., & Felizardo, S. (2016). Dinâmicas e desafios da escola na prevenção de comportamentos e situações de risco em crianças e jovens. In D. Alves, H. Pinto, I. S. Dias, M. O. Abreu, & R. G. Muñoz (Org.), Livro de Atas da V Conferência Internacional Investigação e Práticas em Educação (pp. 171-179). Leiria: Edição Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Instituto Politécnico de Leiria.
978-989-8797-08-7
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Instituto Politécnico de Leiria
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Instituto Politécnico de Leiria
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130897741512704