A importância da morfossintaxe no desenvolvimento da oralidade na educação pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Couto, Ana Catarina Mendes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2089
Resumo: O presente relatório foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar e foi realizado na Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. A intervenção educativa decorreu ao longo de doze semanas num Jardim de Infância (JI) de uma freguesia de Viana do Castelo. Neste estudo, participou um grupo de 17 crianças com idades entre os 3 e os 4 anos. A escolha do tema a investigar partiu do lugar central que a oralidade ocupa na Educação Pré-Escolar e da própria observação que, ao longo de duas semanas, nos permitiu concluir que seria importante investir na área da morfossintaxe. Desta forma, o estudo circunscrito ao domínio de Linguagem Oral e Abordagem à Escrita teve como principal objetivo perceber como pode um percurso centrado em desafios morfossintáticos ajudar as crianças a melhorar os seus desempenhos orais. Para isso, foram desenvolvidas três questões de investigação: 1) Quais as principais características morfossintáticas evidenciadas nas produções orais de crianças de 3 e 4 anos? 2) Que tarefas podem ser desenvolvidas para que as crianças evoluam nas suas produções orais, tendo em conta aspetos morfossintáticos? e 3) Quais as aprendizagens efetivamente realizadas pelas crianças? Tendo em conta a problemática apresentada e as questões de investigação formuladas, foram consideradas as perspetivas de vários autores. Tratando-se de um estudo de caso e, por isso, uma investigação de natureza qualitativa, privilegiou-se a recolha de dados através de vários instrumentos que permitiram assegurar a sua qualidade, nomeadamente, observação direta e participante; documentos ou artefactos e meios audiovisuais – vídeo e fotografia. A proposta didática ocorreu em três fases distintas (A - Diagnóstico; B – Intervenção Didática; C – Aferição), sendo que, inicialmente, foram observadas quais as principais características das produções orais das crianças em termos morfossintáticos, de seguida foram implementadas tarefas para promover um desenvolvimento morfossintático nas crianças através das suas produções orais e, por fim, (aferição) foi feita uma análise das aprendizagens das crianças. Os resultados obtidos provam que o percurso realizado e centrado em desafios morfossintáticos permitiu uma evolução dos desempenhos orais das crianças. Assim, foi possível observar uma melhoria em todas as tarefas relacionadas com compreensão e produção de frases simples, utilizando sujeito, predicado, complementos direto e indireto e adjetivos. Em relação às tarefas relacionadas com as conjunções utilizadas, quer coordenativas quer subordinativas, os resultados provam que as crianças têm maior dificuldade nas tarefas de produção das conjunções subordinativas trabalhadas (temporais, finais, causais e comparativas), uma vez que estas são de aquisição mais tardia.
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Desta forma, o estudo circunscrito ao domínio de Linguagem Oral e Abordagem à Escrita teve como principal objetivo perceber como pode um percurso centrado em desafios morfossintáticos ajudar as crianças a melhorar os seus desempenhos orais. Para isso, foram desenvolvidas três questões de investigação: 1) Quais as principais características morfossintáticas evidenciadas nas produções orais de crianças de 3 e 4 anos? 2) Que tarefas podem ser desenvolvidas para que as crianças evoluam nas suas produções orais, tendo em conta aspetos morfossintáticos? e 3) Quais as aprendizagens efetivamente realizadas pelas crianças? Tendo em conta a problemática apresentada e as questões de investigação formuladas, foram consideradas as perspetivas de vários autores. Tratando-se de um estudo de caso e, por isso, uma investigação de natureza qualitativa, privilegiou-se a recolha de dados através de vários instrumentos que permitiram assegurar a sua qualidade, nomeadamente, observação direta e participante; documentos ou artefactos e meios audiovisuais – vídeo e fotografia. A proposta didática ocorreu em três fases distintas (A - Diagnóstico; B – Intervenção Didática; C – Aferição), sendo que, inicialmente, foram observadas quais as principais características das produções orais das crianças em termos morfossintáticos, de seguida foram implementadas tarefas para promover um desenvolvimento morfossintático nas crianças através das suas produções orais e, por fim, (aferição) foi feita uma análise das aprendizagens das crianças. Os resultados obtidos provam que o percurso realizado e centrado em desafios morfossintáticos permitiu uma evolução dos desempenhos orais das crianças. Assim, foi possível observar uma melhoria em todas as tarefas relacionadas com compreensão e produção de frases simples, utilizando sujeito, predicado, complementos direto e indireto e adjetivos. Em relação às tarefas relacionadas com as conjunções utilizadas, quer coordenativas quer subordinativas, os resultados provam que as crianças têm maior dificuldade nas tarefas de produção das conjunções subordinativas trabalhadas (temporais, finais, causais e comparativas), uma vez que estas são de aquisição mais tardia.This action-research project was developed for the subject Supervised Teaching Practice II (PES II), inserted in my Preschool Education Masters. The research was made in Escola Superior de Educação, in Viana do Castelo and all the work and intervention was carried throughout twelve weeks in a kindergarten, also in Viana do Castelo. The sample of this study were 17 children, from 3 to 4 years of age. The choice of the theme was sustained by two main reasons: first, because of the importance of the oral skills in preschool education; and second, due to the two-week observation that allowed us to conclude that it would be important to invest our time and effort in the morphosyntax theme. This way, this study related to Oral Language and Writing Skills aims to understand how can an academic journey based in morphosyntactic challenges can help children improve their oral skills. In order for that to happen, there were three main questions to be answered from the beginning: 1) What are the most evident morphosyntactic characteristics in children’s (3-4 years old) oral production?; 2) Which kind of tasks can be developed in order for them to develop their oral skills, bearing in mind those morphosyntactic aspects?; and 3) What could children really learn from this? Considering the main issue and the three key research questions, it was also crucial to consider some author’s points of view. As this is a case-study and a qualitative research-project, we thought it would be more convenient to collect data throughout several tools that would assure its quality: direct observation and direct intervention; documents, artefacts and audiovisual tools, such as video and photos. The didactic involvement has occurred in three different stages (A- Diagnosis; B- Didactic Intervention; C- Analysis). First, we observed the main morphosyntactic aspects in these children’s oral production; secondly, we implemented simple tasks to develop their morphosyntactic skills; and lastly, we analysed the data and reached the main conclusions. The results show that an academic journey based in morphosyntactic tasks allows children to improve their oral skills. Therefore, it was possible to observe an enhancement in all tasks related to oral comprehension and production of simple sentences, using the structure SUBJECT – OBJECT – COMPLEMENTS – AND ADJECTIVES. Considering the tasks related to the conjunctions (coordinating and subordinating), results prove that children struggle the most in tasks that involve subordinating conjunctions because they are supposed to be acquired later.2018-11-16T17:42:10Z2018-07-20T00:00:00Z2018-07-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2089TID:202024431porCouto, Ana Catarina Mendesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:33:03Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2089Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:00.957240Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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