A motivação e a liderança como principais pilares da gestão comportamental de um consultório dentário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/38431 |
Resumo: | Dissertação para obtenção do grau de Mestre no Instituto Universitário Egas Moniz |
id |
RCAP_1e306738a96decfb7cd619e6754a9280 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/38431 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A motivação e a liderança como principais pilares da gestão comportamental de um consultório dentárioMotivaçãoLiderançaGestãoMedicina dentáriaDissertação para obtenção do grau de Mestre no Instituto Universitário Egas MonizA motivação e a liderança correspondem às principais ferramentas para a compreensão do comportamento humano no ambiente de trabalho. Permitem a elaboração de estratégias e políticas que viabilizem as práticas gerenciais. O conhecimento desses temas deve ser considerado competência necessária para corresponder à crescente oferta de bens e serviços de saúde oral e a complexidade do seu ambiente (Moore et al., 2015; Stefl, 2008). Vencer desafios empresariais e aumentar a produtividade são incumbências cada vez mais presentes nas organizações, requerem preparação para assumir diversos níveis de responsabilidade diretiva, o que demanda uma melhor gestão dos seus recursos (Corrêa et al., 2013). Espera-se dos profissionais de saúde oral, resultados mensuráveis, eficácia e prática da gestão baseada na evidência (Stefl, 2008). Muitas teorias e modelos estratégicos são aplicados no ambiente organizacional (Stefl, 2008). A prática de um estilo eficiente de liderança permite completar a produtividade desejada num ambiente de trabalho harmonioso. Objetivo: A presente revisão narrativa tem como objetivo abordar a capacidade de gestão de um Consultório Dentário com foco em duas premissas fundamentais, a Motivação e a Liderança.The motivation and leadership are the main tools to best understand human behavior in the workplace. These two allow policies and strategies elaboration that make management practices viable. The knowledge of these topics must be considered as a competence to match the growing supply of oral health goods and services, and the complexity of the environment (Moore et al., 2015; Stefl, 2008). Overcoming business challenges and increasing productivity are tasks that are increasingly present in organizations, that requires preparation to assume different levels of directive responsibility, which demands a better management of their resources (Corrêa et al., 2013). It is expected from the oral health professionals, measurable results, efficiency and evidence based management practice (Stefl, 2008). Many theories and strategic models are applied in the organizational environment (Stefl, 2008). The practice of an efficient leadership style allows to complete productivity in a harmonious work environment. Objective: This narrative review intends to address the management capacity of a Dental Office focusing on two fundamental premises, Motivation and Leadership.Relvas, RuiRepositório ComumMartins, Jessica Elisa Castelo Branco Silva2021-12-23T09:17:35Z2021-10-01T00:00:00Z2021-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/38431202805670porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-10-06T14:54:32Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/38431Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:10:14.381499Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A motivação e a liderança como principais pilares da gestão comportamental de um consultório dentário |
title |
A motivação e a liderança como principais pilares da gestão comportamental de um consultório dentário |
spellingShingle |
A motivação e a liderança como principais pilares da gestão comportamental de um consultório dentário Martins, Jessica Elisa Castelo Branco Silva Motivação Liderança Gestão Medicina dentária |
title_short |
A motivação e a liderança como principais pilares da gestão comportamental de um consultório dentário |
title_full |
A motivação e a liderança como principais pilares da gestão comportamental de um consultório dentário |
title_fullStr |
A motivação e a liderança como principais pilares da gestão comportamental de um consultório dentário |
title_full_unstemmed |
A motivação e a liderança como principais pilares da gestão comportamental de um consultório dentário |
title_sort |
A motivação e a liderança como principais pilares da gestão comportamental de um consultório dentário |
author |
Martins, Jessica Elisa Castelo Branco Silva |
author_facet |
Martins, Jessica Elisa Castelo Branco Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Relvas, Rui Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Jessica Elisa Castelo Branco Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Motivação Liderança Gestão Medicina dentária |
topic |
Motivação Liderança Gestão Medicina dentária |
description |
Dissertação para obtenção do grau de Mestre no Instituto Universitário Egas Moniz |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-23T09:17:35Z 2021-10-01T00:00:00Z 2021-10-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/38431 202805670 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/38431 |
identifier_str_mv |
202805670 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129972185497600 |