Compreender o átomo : estratégias de ensino para alunos do 3º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rancheiro, Catarina Isabel Feiteira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/5195
Resumo: O problema central deste projeto surgiu ao se detetar que a maioria dos alunos tem dificuldades específicas na disciplina de Ciências Físico-Química, nomeadamente, sobre o conceito de átomo, inserido na unidade de classificação dos materiais. Assim, neste projeto de investigação procura-se investigar as razões destas dificuldades, sendo o seu objetivo central compreender por que motivo os alunos não entendem o conceito de átomo. Para o desenvolvimento deste estudo, elaborou-se um questionário para uma amostra de 51 alunos, provenientes de duas escolas de contextos sócio-económicos diferentes que frequentam o centro de estudos Horizontes Criativos, em Lisboa, para testar os seus conhecimentos sobre o átomo. Os resultados das análises qualitativa e quantitativa das respostas revelam, por parte dos dois grupos de alunos, uma escassez de conhecimentos ao nível do modelo atómico, ou seja, do que é especificamente um átomo e da sua constituição. Desta forma, face às dificuldades expressas pelos alunos, procura-se dar resposta ao problema, propondo-se, em contexto de sala de aula, a criação de recursos práticos e teóricos alusivos ao átomo, desde jogos multimédia até à abordagem histórica da evolução do átomo.
id RCAP_1e32585dd1e15329dfcd2ec2d349333f
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5195
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Compreender o átomo : estratégias de ensino para alunos do 3º ciclo do ensino básicoENGENHARIAENSINO DA QUÍMICAÁTOMOSPROJETOS DE INVESTIGAÇÃOMESTRADO EM ENSINO DE FÍSICA E QUÍMICA NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOEDUCAÇÃOEDUCATIONENSINO DA FÍSICAESTRATÉGIAS DE ENSINOENGINEERINGCHEMISTRY EDUCATIONATOMSEDUCATION PROJECTSPHYSICS TEACHINGTEACHING STRATEGIESO problema central deste projeto surgiu ao se detetar que a maioria dos alunos tem dificuldades específicas na disciplina de Ciências Físico-Química, nomeadamente, sobre o conceito de átomo, inserido na unidade de classificação dos materiais. Assim, neste projeto de investigação procura-se investigar as razões destas dificuldades, sendo o seu objetivo central compreender por que motivo os alunos não entendem o conceito de átomo. Para o desenvolvimento deste estudo, elaborou-se um questionário para uma amostra de 51 alunos, provenientes de duas escolas de contextos sócio-económicos diferentes que frequentam o centro de estudos Horizontes Criativos, em Lisboa, para testar os seus conhecimentos sobre o átomo. Os resultados das análises qualitativa e quantitativa das respostas revelam, por parte dos dois grupos de alunos, uma escassez de conhecimentos ao nível do modelo atómico, ou seja, do que é especificamente um átomo e da sua constituição. Desta forma, face às dificuldades expressas pelos alunos, procura-se dar resposta ao problema, propondo-se, em contexto de sala de aula, a criação de recursos práticos e teóricos alusivos ao átomo, desde jogos multimédia até à abordagem histórica da evolução do átomo.The central question of this project arouse after detecting generally, students face specific learning difficulties in the school subject of Chemistry and Physics. In particular, understanding the concept of atom, included in the unit dealing with the classification of materials, appears to be challenging for students. The present project investigates the reasons for these difficulties with the objective of shedding light on why students find the concept of atom difficult to grasp. A survey was elaborated in order to test children’s knowledge about the atom. Interviews were conducted with 51 children from two different schools and various social backgrounds who attend the tutoring centre Horizontes Criativos, in Lisbon. The results obtained from the qualitative and quantitative analysis of the students’ responses revealed an overall lack of knowledge about the atomic model – i.e. the specific meaning of an atom and its constitution – among both groups. In light of the learning challenges manifested by the students, this project offers a series of recommendations. Specifically, it is proposed that atom-related practical and theoretical resources are created and implemented in the classroom context. Examples of these resources include interactive educational games and the historical approach to the evolution of the atom.2014-07-08T18:34:44Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/5195TID:201269570porRancheiro, Catarina Isabel Feiteirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:03:35Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5195Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:11:46.659119Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Compreender o átomo : estratégias de ensino para alunos do 3º ciclo do ensino básico
title Compreender o átomo : estratégias de ensino para alunos do 3º ciclo do ensino básico
spellingShingle Compreender o átomo : estratégias de ensino para alunos do 3º ciclo do ensino básico
Rancheiro, Catarina Isabel Feiteira
ENGENHARIA
ENSINO DA QUÍMICA
ÁTOMOS
PROJETOS DE INVESTIGAÇÃO
MESTRADO EM ENSINO DE FÍSICA E QUÍMICA NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
EDUCAÇÃO
EDUCATION
ENSINO DA FÍSICA
ESTRATÉGIAS DE ENSINO
ENGINEERING
CHEMISTRY EDUCATION
ATOMS
EDUCATION PROJECTS
PHYSICS TEACHING
TEACHING STRATEGIES
title_short Compreender o átomo : estratégias de ensino para alunos do 3º ciclo do ensino básico
title_full Compreender o átomo : estratégias de ensino para alunos do 3º ciclo do ensino básico
title_fullStr Compreender o átomo : estratégias de ensino para alunos do 3º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Compreender o átomo : estratégias de ensino para alunos do 3º ciclo do ensino básico
title_sort Compreender o átomo : estratégias de ensino para alunos do 3º ciclo do ensino básico
author Rancheiro, Catarina Isabel Feiteira
author_facet Rancheiro, Catarina Isabel Feiteira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rancheiro, Catarina Isabel Feiteira
dc.subject.por.fl_str_mv ENGENHARIA
ENSINO DA QUÍMICA
ÁTOMOS
PROJETOS DE INVESTIGAÇÃO
MESTRADO EM ENSINO DE FÍSICA E QUÍMICA NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
EDUCAÇÃO
EDUCATION
ENSINO DA FÍSICA
ESTRATÉGIAS DE ENSINO
ENGINEERING
CHEMISTRY EDUCATION
ATOMS
EDUCATION PROJECTS
PHYSICS TEACHING
TEACHING STRATEGIES
topic ENGENHARIA
ENSINO DA QUÍMICA
ÁTOMOS
PROJETOS DE INVESTIGAÇÃO
MESTRADO EM ENSINO DE FÍSICA E QUÍMICA NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
EDUCAÇÃO
EDUCATION
ENSINO DA FÍSICA
ESTRATÉGIAS DE ENSINO
ENGINEERING
CHEMISTRY EDUCATION
ATOMS
EDUCATION PROJECTS
PHYSICS TEACHING
TEACHING STRATEGIES
description O problema central deste projeto surgiu ao se detetar que a maioria dos alunos tem dificuldades específicas na disciplina de Ciências Físico-Química, nomeadamente, sobre o conceito de átomo, inserido na unidade de classificação dos materiais. Assim, neste projeto de investigação procura-se investigar as razões destas dificuldades, sendo o seu objetivo central compreender por que motivo os alunos não entendem o conceito de átomo. Para o desenvolvimento deste estudo, elaborou-se um questionário para uma amostra de 51 alunos, provenientes de duas escolas de contextos sócio-económicos diferentes que frequentam o centro de estudos Horizontes Criativos, em Lisboa, para testar os seus conhecimentos sobre o átomo. Os resultados das análises qualitativa e quantitativa das respostas revelam, por parte dos dois grupos de alunos, uma escassez de conhecimentos ao nível do modelo atómico, ou seja, do que é especificamente um átomo e da sua constituição. Desta forma, face às dificuldades expressas pelos alunos, procura-se dar resposta ao problema, propondo-se, em contexto de sala de aula, a criação de recursos práticos e teóricos alusivos ao átomo, desde jogos multimédia até à abordagem histórica da evolução do átomo.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-08T18:34:44Z
2014-01-01T00:00:00Z
2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/5195
TID:201269570
url http://hdl.handle.net/10437/5195
identifier_str_mv TID:201269570
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131214809923584