Senescência e (re)aprender

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Célia Maria da Costa Maia
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/2252
Resumo: Exame público realizado em 14 de Fevereiro de 2013.
id RCAP_1e38a70cbc623ebb3480d89900b84bfc
oai_identifier_str oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/2252
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Senescência e (re)aprenderPsicologiaPsicologia clínicaIntervenção psicológicaEnvelhecimentoPsicologia do desenvolvimentoidososExame público realizado em 14 de Fevereiro de 2013.Relatório de estágio realizado no âmbito do Mestrado em Psicologia Clínica.O presente relatório de estágio tem por objetivo apresentar e descrever, de forma objetiva e clara, o trabalho realizado no âmbito do estágio curricular do Mestrado em Psicologia Clínica da Universidade Lusíada do Porto realizado no Lar Santa Isabel - Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) em Mafamude, Vila Nova de Caia, durante os meses de Novembro de 2011 a Julho de 2012, perfazendo um total de 900 horas, sob a orientação da Dra. Ana Luísa Braga, psicóloga clínica e, diretora técnica desta instituição Neste estágio pretendi dar continuidade e aprofundar os conhecimentos adquiridos ao longo do percurso académico e, simultaneamente aplica-los na prática, no sentido de contribuír positivamente para a vivência das diferentes situações profissionais que surgissem E, dado que um relatório de estágio é um documento escrito com uma finalidade analítica e descritiva, assim, pretendo descrever de forma integrada e pormenorizada o trabalho desenvolvido enquanto estagiária de Psicologia clínica e elemento integrante da equipa multidisciplinar do Lar Santa Isabel durante o ano letivo 2011/2012. De realçar, que o contexto de estágio que me foi atribuído pela coordenação do Instituto de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade Lusíada do Porto e, ao qual me candidatei, correspondeu às minhas expectatïvas, permitindo não só o desenvolvimento de competências, enquanto psicóloga clínica com uma população tão especial, como é a população idosa, como a melhoria de competências essenciais a estas funções, tais como a capacidade de estabelecer objetivos, planear e desenvolver propostas de intervenção, observar e questionar o trabalho desenvolvido, propondo melhorias e/ou alternativas. Assim, como me permitiu compreender que o idoso não é alguém “acabado” mas sim alguém com competências que estão “adormecidas” mas, perfeitamente capazes de as voltarem a utilizar com eficácia e autonomia. Obviamente, que para isso é necessário acreditarmos neles. De acordo com a minha perspetiva, tudo será mais fácil se pensarmos que, também, iremos ser um deles no futuro!2016-04-27T16:53:36Z2016-04-272013-02-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/2252http://hdl.handle.net/11067/2252porFerreira, Célia Maria da Costa Maiainfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:41:58Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/2252Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:24:13.581662Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Senescência e (re)aprender
title Senescência e (re)aprender
spellingShingle Senescência e (re)aprender
Ferreira, Célia Maria da Costa Maia
Psicologia
Psicologia clínica
Intervenção psicológica
Envelhecimento
Psicologia do desenvolvimento
idosos
title_short Senescência e (re)aprender
title_full Senescência e (re)aprender
title_fullStr Senescência e (re)aprender
title_full_unstemmed Senescência e (re)aprender
title_sort Senescência e (re)aprender
author Ferreira, Célia Maria da Costa Maia
author_facet Ferreira, Célia Maria da Costa Maia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Célia Maria da Costa Maia
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Psicologia clínica
Intervenção psicológica
Envelhecimento
Psicologia do desenvolvimento
idosos
topic Psicologia
Psicologia clínica
Intervenção psicológica
Envelhecimento
Psicologia do desenvolvimento
idosos
description Exame público realizado em 14 de Fevereiro de 2013.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-14T00:00:00Z
2016-04-27T16:53:36Z
2016-04-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11067/2252
http://hdl.handle.net/11067/2252
url http://hdl.handle.net/11067/2252
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136724586070016