Potencialidades didáticas do uso de lendas no ensino da história: um estudo com alunos portugueses do 2.º ano do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Solé, Glória
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/75668
Resumo: Este artigo tem como propósito apresentar um estudo sobre o uso de narrativas (lendas) no ensino de História, procurando destacar as potencialidades deste recurso pedagógico no processo de construção do conhecimento histórico e averiguar como este recurso potencia o desenvolvimento do pensamento histórico em alunos portugueses do 2.º ano de escolaridade (6-7 anos). As narrativas (lendas) produzidas pelos alunos foram submetidas a uma análise de conteúdo indutiva e categorizadas por níveis de progressão de ideias. Os resultados demonstraram que este tipo de recurso pode influenciar a estruturação do pensamento histórico dos alunos, bem como potenciar a sua imaginação.
id RCAP_1e51f02f6e8adb43be7f0d26a00f6359
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/75668
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Potencialidades didáticas do uso de lendas no ensino da história: um estudo com alunos portugueses do 2.º ano do ensino básicoDidactical potential of the use of legends to teaching history: a study with 2th grade Portuguese studentsLas potencialidades didácticas del uso de las leyndas em la education historica: un estudio com los estudiantes portugueses de segundo año de la escuela primariaEducação HistóricaNarrativasFicção HistóricaLendasPensamento HistóricoHistorical FictionHistorical thinkingHistory EducationLegendsNarrativesCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEste artigo tem como propósito apresentar um estudo sobre o uso de narrativas (lendas) no ensino de História, procurando destacar as potencialidades deste recurso pedagógico no processo de construção do conhecimento histórico e averiguar como este recurso potencia o desenvolvimento do pensamento histórico em alunos portugueses do 2.º ano de escolaridade (6-7 anos). As narrativas (lendas) produzidas pelos alunos foram submetidas a uma análise de conteúdo indutiva e categorizadas por níveis de progressão de ideias. Os resultados demonstraram que este tipo de recurso pode influenciar a estruturação do pensamento histórico dos alunos, bem como potenciar a sua imaginação.This article aims to present a study on the use of narratives (legends) in the teaching of History, seeking to highlight the potential of this pedagogical resource in the process of construction of historical knowledge and to investigate how this resource enhances the development of historical thinking in Portuguese students of 2nd year of schooling (6 - 7 years). The narratives (legends) produced by the students were subjected to an analysis of inductive content and categorized by levels of progression of ideas. The results showed that this type of resource can influence the structuring of students' historical thinking, as well as enhance their imagination.Este artículo tiene como objetivo presentar un estudio sobre el uso de narrativas (leyndas ) en la enseñanza de la historia, tratando de poner de relieve el potencial de este recurso educativo en el proceso de construcción del conocimiento histórico y descubrir cómo este recurso mejora el desarrollo del pensamiento histórico en los estudiantes portugueses 2º año de escolaridad (6 - 7 años). Las narraciones (leyendas) producidas por los alumnos fueron sometidas a un análisis de contenido inductivo y categorizadas por niveles de progresión de ideas. Los resultados demostraron que este tipo de recurso puede influir en la estructuración del pensamiento histórico de los alumnos, así como potenciar su imaginación.Este trabalho é financiado pelo CIEd - Centro de Investigação em Educação, projetos UID/CED/1661/2013 e UID/CED/1661/2016, Instituto de Educação, Universidade do Minho, através de fundos nacionais da FCT/MCTES - PT.Universidade Estadual de Maringá (UEM)Universidade do MinhoSolé, Glória20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/75668porSolé, M. G. P. S. (2018). Potencialidades didáticas do uso de lendas no ensino da história: um estudo com alunos portugueses do 2.º ano do ensino básico. Diálogos, 22(2), 184-201. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Dialogos/article/view/412791415-99452177-294010.4025/dialogos.v22i2.41279https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Dialogos/article/view/41279info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:20:24Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/75668Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:13:31.278251Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Potencialidades didáticas do uso de lendas no ensino da história: um estudo com alunos portugueses do 2.º ano do ensino básico
Didactical potential of the use of legends to teaching history: a study with 2th grade Portuguese students
Las potencialidades didácticas del uso de las leyndas em la education historica: un estudio com los estudiantes portugueses de segundo año de la escuela primaria
title Potencialidades didáticas do uso de lendas no ensino da história: um estudo com alunos portugueses do 2.º ano do ensino básico
spellingShingle Potencialidades didáticas do uso de lendas no ensino da história: um estudo com alunos portugueses do 2.º ano do ensino básico
Solé, Glória
Educação Histórica
Narrativas
Ficção Histórica
Lendas
Pensamento Histórico
Historical Fiction
Historical thinking
History Education
Legends
Narratives
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Potencialidades didáticas do uso de lendas no ensino da história: um estudo com alunos portugueses do 2.º ano do ensino básico
title_full Potencialidades didáticas do uso de lendas no ensino da história: um estudo com alunos portugueses do 2.º ano do ensino básico
title_fullStr Potencialidades didáticas do uso de lendas no ensino da história: um estudo com alunos portugueses do 2.º ano do ensino básico
title_full_unstemmed Potencialidades didáticas do uso de lendas no ensino da história: um estudo com alunos portugueses do 2.º ano do ensino básico
title_sort Potencialidades didáticas do uso de lendas no ensino da história: um estudo com alunos portugueses do 2.º ano do ensino básico
author Solé, Glória
author_facet Solé, Glória
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Solé, Glória
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Histórica
Narrativas
Ficção Histórica
Lendas
Pensamento Histórico
Historical Fiction
Historical thinking
History Education
Legends
Narratives
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação Histórica
Narrativas
Ficção Histórica
Lendas
Pensamento Histórico
Historical Fiction
Historical thinking
History Education
Legends
Narratives
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este artigo tem como propósito apresentar um estudo sobre o uso de narrativas (lendas) no ensino de História, procurando destacar as potencialidades deste recurso pedagógico no processo de construção do conhecimento histórico e averiguar como este recurso potencia o desenvolvimento do pensamento histórico em alunos portugueses do 2.º ano de escolaridade (6-7 anos). As narrativas (lendas) produzidas pelos alunos foram submetidas a uma análise de conteúdo indutiva e categorizadas por níveis de progressão de ideias. Os resultados demonstraram que este tipo de recurso pode influenciar a estruturação do pensamento histórico dos alunos, bem como potenciar a sua imaginação.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/75668
url https://hdl.handle.net/1822/75668
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Solé, M. G. P. S. (2018). Potencialidades didáticas do uso de lendas no ensino da história: um estudo com alunos portugueses do 2.º ano do ensino básico. Diálogos, 22(2), 184-201. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Dialogos/article/view/41279
1415-9945
2177-2940
10.4025/dialogos.v22i2.41279
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Dialogos/article/view/41279
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá (UEM)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá (UEM)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132574513102848