Criação da marca : Jardim Botânico da Universidade de Coimbra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/16580 |
Resumo: | No mundo das marcas a constante busca de sinais identitários que permitam reconhecimento tem vindo a expandir-se, deixando o território dos produtos para se instalar noutros universos concorrenciais. As instituições públicas são um destes terrenos recentes, mas férteis, onde as marcas se instalaram. É desta preocupação com aquilo que é, que quer ser e de como pretende ser percebido e reconhecido que o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra apresentou a necessidade de se inserir numa lógica de marca. O presente trabalho trata-se, portanto, de um estudo de caso que pretende responder a esta necessidade evidenciada pela instituição. Partiu-se de uma análise à Identidade Corporativa da instituição, com recurso às metodologias de observação direta e consulta documental. Após esta primeira visão global da instituição, esta foi auscultada através de entrevistas aos seus dirigentes. Por último, a visão do público utilizador do Jardim foi também objeto de estudo, através de questionários recolhidos no local. Foi a reunião e análise das informações e dados obtidos que contribuiu para consolidar uma Identidade de Marca para o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra. Ao longo deste estudo de caso, que se apresenta como proposta para uma gestão de marca institucional, conceitos como Ciência, Inovação, Proximidade, Natureza e Espaço, entre outros, surgiram para caracterizar a Identidade de Marca do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra. “Espaço Natural de Conhecimento” foi a ideia-chave emergente de uma agregação de características e valores que sustentam a instituição. A aplicação deste conceito na gestão e comunicação do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra contribuirá para a afirmação da instituição enquanto marca. |
id |
RCAP_1e52562aadc18418ada54ab36e76a792 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/16580 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Criação da marca : Jardim Botânico da Universidade de CoimbraMarcaIdentidade CorporativaInquéritosIdentidadeEntrevistasJardim BotânicoNo mundo das marcas a constante busca de sinais identitários que permitam reconhecimento tem vindo a expandir-se, deixando o território dos produtos para se instalar noutros universos concorrenciais. As instituições públicas são um destes terrenos recentes, mas férteis, onde as marcas se instalaram. É desta preocupação com aquilo que é, que quer ser e de como pretende ser percebido e reconhecido que o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra apresentou a necessidade de se inserir numa lógica de marca. O presente trabalho trata-se, portanto, de um estudo de caso que pretende responder a esta necessidade evidenciada pela instituição. Partiu-se de uma análise à Identidade Corporativa da instituição, com recurso às metodologias de observação direta e consulta documental. Após esta primeira visão global da instituição, esta foi auscultada através de entrevistas aos seus dirigentes. Por último, a visão do público utilizador do Jardim foi também objeto de estudo, através de questionários recolhidos no local. Foi a reunião e análise das informações e dados obtidos que contribuiu para consolidar uma Identidade de Marca para o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra. Ao longo deste estudo de caso, que se apresenta como proposta para uma gestão de marca institucional, conceitos como Ciência, Inovação, Proximidade, Natureza e Espaço, entre outros, surgiram para caracterizar a Identidade de Marca do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra. “Espaço Natural de Conhecimento” foi a ideia-chave emergente de uma agregação de características e valores que sustentam a instituição. A aplicação deste conceito na gestão e comunicação do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra contribuirá para a afirmação da instituição enquanto marca.Fernandes, Joana Lobo de Mesquita Simões Pires, 1971-Trincão, Paulo RenatoRepositório ComumGonçalves, Liliana de Jesus Baptista2016-12-06T12:52:40Z2013-01-01T00:00:00Z2013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/16580201334674porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:39:35Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/16580Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:15:30.804934Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Criação da marca : Jardim Botânico da Universidade de Coimbra |
title |
Criação da marca : Jardim Botânico da Universidade de Coimbra |
spellingShingle |
Criação da marca : Jardim Botânico da Universidade de Coimbra Gonçalves, Liliana de Jesus Baptista Marca Identidade Corporativa Inquéritos Identidade Entrevistas Jardim Botânico |
title_short |
Criação da marca : Jardim Botânico da Universidade de Coimbra |
title_full |
Criação da marca : Jardim Botânico da Universidade de Coimbra |
title_fullStr |
Criação da marca : Jardim Botânico da Universidade de Coimbra |
title_full_unstemmed |
Criação da marca : Jardim Botânico da Universidade de Coimbra |
title_sort |
Criação da marca : Jardim Botânico da Universidade de Coimbra |
author |
Gonçalves, Liliana de Jesus Baptista |
author_facet |
Gonçalves, Liliana de Jesus Baptista |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fernandes, Joana Lobo de Mesquita Simões Pires, 1971- Trincão, Paulo Renato Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Liliana de Jesus Baptista |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marca Identidade Corporativa Inquéritos Identidade Entrevistas Jardim Botânico |
topic |
Marca Identidade Corporativa Inquéritos Identidade Entrevistas Jardim Botânico |
description |
No mundo das marcas a constante busca de sinais identitários que permitam reconhecimento tem vindo a expandir-se, deixando o território dos produtos para se instalar noutros universos concorrenciais. As instituições públicas são um destes terrenos recentes, mas férteis, onde as marcas se instalaram. É desta preocupação com aquilo que é, que quer ser e de como pretende ser percebido e reconhecido que o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra apresentou a necessidade de se inserir numa lógica de marca. O presente trabalho trata-se, portanto, de um estudo de caso que pretende responder a esta necessidade evidenciada pela instituição. Partiu-se de uma análise à Identidade Corporativa da instituição, com recurso às metodologias de observação direta e consulta documental. Após esta primeira visão global da instituição, esta foi auscultada através de entrevistas aos seus dirigentes. Por último, a visão do público utilizador do Jardim foi também objeto de estudo, através de questionários recolhidos no local. Foi a reunião e análise das informações e dados obtidos que contribuiu para consolidar uma Identidade de Marca para o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra. Ao longo deste estudo de caso, que se apresenta como proposta para uma gestão de marca institucional, conceitos como Ciência, Inovação, Proximidade, Natureza e Espaço, entre outros, surgiram para caracterizar a Identidade de Marca do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra. “Espaço Natural de Conhecimento” foi a ideia-chave emergente de uma agregação de características e valores que sustentam a instituição. A aplicação deste conceito na gestão e comunicação do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra contribuirá para a afirmação da instituição enquanto marca. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2013-01-01T00:00:00Z 2016-12-06T12:52:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/16580 201334674 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/16580 |
identifier_str_mv |
201334674 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130019301163008 |