Estórias para um turismo slow. Contributos para o marketing na Serra Algarvia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Ana Beatriz Bernardo de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/8558
Resumo: Dissertação de Mestrado, Marketing, Faculdade de Economia, Universidade do Algarve, 2016
id RCAP_1e5a370b22935ec298f1f6813cd175a7
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/8558
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estórias para um turismo slow. Contributos para o marketing na Serra AlgarviaMarketing dos lugaresSlow tourism e storytelling dos residentesMarketing of placesSlow tourism and resident’s storytellingDieta mediterrânicaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoDissertação de Mestrado, Marketing, Faculdade de Economia, Universidade do Algarve, 2016Esta dissertação, desenvolvida no âmbito do Mestrado em Marketing da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, apresenta uma investigação cujo principal objetivo é a recolha de estórias que possam vir a contribuir para o posterior desenvolvimento de produtos slow no âmbito de uma estratégia de marketing para a Serra Algarvia. Trata-se de uma investigação de natureza exploratória e desenvolvida através de metodologias qualitativas. A sua pertinência reside no facto de, na literatura, serem escassos os estudos que incidam sobre Storytelling e, em especial, focando-se em narrativas dos residentes. Esta pesquisa pretende pois contribuir para aprofundar o conhecimento nesta perspetiva. A investigação empírica foi realizada num território slow no Algarve: a serra e a Cittaslow de São Brás de Alportel. A estratégia metodológica privilegiou múltiplos olhares tendo sido realizadas entrevistas com responsáveis pela gestão do território e com residentes, tendo-se privilegiado junto destes atores uma abordagem ao Storytelling com recurso ao diário de campo. Os resultados permitem proceder a uma caracterização de São Brás de Alportel como Cittaslow, tendo em conta os modos de vida dos residentes na Serra, os modos de transporte e acessos slow, a passagem do tempo ao ritmo slow e as estórias que sustentam o posterior desenvolvimento de produtos slow para a serra algarvia, numa perspetiva de sustentabilidade. As conclusões apuradas levaram à criação de mapas nos quais se apresentam as temáticas para as estórias que poderão ser contadas durante os percursos pedestres. Desta forma pretendeu-se sugerir que se utilize esta estratégia como forma de promover o desenvolvimento do marketing para o Slow Tourism na Serra Algarvia.This thesis, developed under the Master in Marketing from the School of Economics, University of Algarve, showcases an investigation whose primary goal is to collect stories that may contribute to the further development of slow products under a marketing strategy for Serra Algarvia. This is a research with an exploratory nature and is developed through qualitative methodologies. Its relevance relies on the fact, that only a few studies focus on storytelling in literature, particularly narratives of the residents. This investigation aims for deepening knowledge in this perspective. Empirical research was carried out in a slow territory in the Algarve: the Serra Algarvia and the Cittaslow of São Brás de Alportel. The methodological strategy favored multiple views, through interviews, both with responsibles for land management and with residents, having been privileged an approach of Storytelling using the field diary. The results allow to carry out a characterization of São Brás de Alportel as a Cittaslow, taking into account the ways of life of residents in the Serra, ways of transportation and slow access, the passing of time at a slow pace and the stories supporting the following development of slow products to the Serra Algarvia, in a perspective of sustainability. The conclusions that were made, led to the creation of maps which presents the themes of the stories that will be told during pedestrian routes. In this way it is intended to suggest that this strategy is used to promote the development of marketing for the Slow Tourism in the Serra Algarvia.Guerreiro, ManuelaMendes, JúlioSapientiaJesus, Ana Beatriz Bernardo de2016-07-15T11:25:53Z2016-05-0320152016-05-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/8558TID:201597640porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:19:50Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/8558Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:00:42.249155Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estórias para um turismo slow. Contributos para o marketing na Serra Algarvia
title Estórias para um turismo slow. Contributos para o marketing na Serra Algarvia
spellingShingle Estórias para um turismo slow. Contributos para o marketing na Serra Algarvia
Jesus, Ana Beatriz Bernardo de
Marketing dos lugares
Slow tourism e storytelling dos residentes
Marketing of places
Slow tourism and resident’s storytelling
Dieta mediterrânica
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Estórias para um turismo slow. Contributos para o marketing na Serra Algarvia
title_full Estórias para um turismo slow. Contributos para o marketing na Serra Algarvia
title_fullStr Estórias para um turismo slow. Contributos para o marketing na Serra Algarvia
title_full_unstemmed Estórias para um turismo slow. Contributos para o marketing na Serra Algarvia
title_sort Estórias para um turismo slow. Contributos para o marketing na Serra Algarvia
author Jesus, Ana Beatriz Bernardo de
author_facet Jesus, Ana Beatriz Bernardo de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guerreiro, Manuela
Mendes, Júlio
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus, Ana Beatriz Bernardo de
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing dos lugares
Slow tourism e storytelling dos residentes
Marketing of places
Slow tourism and resident’s storytelling
Dieta mediterrânica
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Marketing dos lugares
Slow tourism e storytelling dos residentes
Marketing of places
Slow tourism and resident’s storytelling
Dieta mediterrânica
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Dissertação de Mestrado, Marketing, Faculdade de Economia, Universidade do Algarve, 2016
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2016-07-15T11:25:53Z
2016-05-03
2016-05-03T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/8558
TID:201597640
url http://hdl.handle.net/10400.1/8558
identifier_str_mv TID:201597640
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133232475668480