As práticas online dos seniores portugueses durante a pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jacob, Luís
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Gil, Henrique, Reis, Célia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/8117
Resumo: Pelo motivo da pandemia por Covid-19, o confinamento em Portugal limitou as atividades sociais dos seniores ao espaço da sua casa. Para o bem-estar físico, mental e social é essencial a inclusão social e digital, bem como, as relações de sociabilidade. Neste período, o isolamento e o afastamento da participação social era preocupante. As Universidades Seniores (US) desenvolveram atividades online, através das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), para mitigar o isolamento social. Este estudo foi realizado entre março e julho de 2021, através de um inquérito a indivíduos que frequentam as US da Rede das Universidades de Terceira Idade (RUTIS), tendo por objetivo saber como as pessoas alteraram as suas atividades offline e como se adaptaram às novas formas de participação online. Concluiu-se que as US contribuíram para a diminuição da solidão mantendo os relacionamentos, e o uso das TIC criaram novas apetências tecnológicas e formas de socialização.
id RCAP_1e613c8111f67338f68741c69245b8b4
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/8117
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling As práticas online dos seniores portugueses durante a pandemiaThe online practices of Portuguese seniors during the pandemicPandemiaSenioresInternetInclusão socialInclusão digitalPandemicElderlySocial inclusionDigital inclusionPelo motivo da pandemia por Covid-19, o confinamento em Portugal limitou as atividades sociais dos seniores ao espaço da sua casa. Para o bem-estar físico, mental e social é essencial a inclusão social e digital, bem como, as relações de sociabilidade. Neste período, o isolamento e o afastamento da participação social era preocupante. As Universidades Seniores (US) desenvolveram atividades online, através das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), para mitigar o isolamento social. Este estudo foi realizado entre março e julho de 2021, através de um inquérito a indivíduos que frequentam as US da Rede das Universidades de Terceira Idade (RUTIS), tendo por objetivo saber como as pessoas alteraram as suas atividades offline e como se adaptaram às novas formas de participação online. Concluiu-se que as US contribuíram para a diminuição da solidão mantendo os relacionamentos, e o uso das TIC criaram novas apetências tecnológicas e formas de socialização.Due to the Covid-19 pandemic, the confinement situation in Portugal has led seniors to see their social activities limited to the space of their homes. Considering that social and digital inclusion is fundamental for physical, mental and social well-being and that sociability relations contribute to this, isolation and distance from social participation were worrying in this period. In the case of Senior Universities (US), through access to Information and Communication Technologies (ICT), online activities were developed, mitigating social isolation at this stage. This study was carried out between March and July 2021 through a survey of individuals who attend the Associação Rede das Universidades de Terceira Idade (RUTIS) to find out how people changed their offline activities and how they adapted to it, to new forms of online participation. It is concluded that the US was an integrative response in the fight against loneliness in maintaining relationships.VIII Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC: ieTIC2022Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoJacob, LuísGil, HenriqueReis, Célia2022-09-12T10:30:58Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/8117porJacob, L., Gil, H. & Reis, C. (2022). As práticas online dos seniores portugueses durante a pandemia (pp. 274-297). Gonçalves, V., García-Valcárcel, A., Moreira, J., Gutiez Cuevas, P., Patrício, M. (Eds.) (2022). VIII Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC: ieTIC2022: livro de atas. Bragança: Instituto Politécnico de Bragança. ISBN 978-972-745-293-4.978-972-745-293-4info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:49:23ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv As práticas online dos seniores portugueses durante a pandemia
The online practices of Portuguese seniors during the pandemic
title As práticas online dos seniores portugueses durante a pandemia
spellingShingle As práticas online dos seniores portugueses durante a pandemia
Jacob, Luís
Pandemia
Seniores
Internet
Inclusão social
Inclusão digital
Pandemic
Elderly
Social inclusion
Digital inclusion
title_short As práticas online dos seniores portugueses durante a pandemia
title_full As práticas online dos seniores portugueses durante a pandemia
title_fullStr As práticas online dos seniores portugueses durante a pandemia
title_full_unstemmed As práticas online dos seniores portugueses durante a pandemia
title_sort As práticas online dos seniores portugueses durante a pandemia
author Jacob, Luís
author_facet Jacob, Luís
Gil, Henrique
Reis, Célia
author_role author
author2 Gil, Henrique
Reis, Célia
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Jacob, Luís
Gil, Henrique
Reis, Célia
dc.subject.por.fl_str_mv Pandemia
Seniores
Internet
Inclusão social
Inclusão digital
Pandemic
Elderly
Social inclusion
Digital inclusion
topic Pandemia
Seniores
Internet
Inclusão social
Inclusão digital
Pandemic
Elderly
Social inclusion
Digital inclusion
description Pelo motivo da pandemia por Covid-19, o confinamento em Portugal limitou as atividades sociais dos seniores ao espaço da sua casa. Para o bem-estar físico, mental e social é essencial a inclusão social e digital, bem como, as relações de sociabilidade. Neste período, o isolamento e o afastamento da participação social era preocupante. As Universidades Seniores (US) desenvolveram atividades online, através das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), para mitigar o isolamento social. Este estudo foi realizado entre março e julho de 2021, através de um inquérito a indivíduos que frequentam as US da Rede das Universidades de Terceira Idade (RUTIS), tendo por objetivo saber como as pessoas alteraram as suas atividades offline e como se adaptaram às novas formas de participação online. Concluiu-se que as US contribuíram para a diminuição da solidão mantendo os relacionamentos, e o uso das TIC criaram novas apetências tecnológicas e formas de socialização.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-12T10:30:58Z
2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/8117
url http://hdl.handle.net/10400.11/8117
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Jacob, L., Gil, H. & Reis, C. (2022). As práticas online dos seniores portugueses durante a pandemia (pp. 274-297). Gonçalves, V., García-Valcárcel, A., Moreira, J., Gutiez Cuevas, P., Patrício, M. (Eds.) (2022). VIII Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC: ieTIC2022: livro de atas. Bragança: Instituto Politécnico de Bragança. ISBN 978-972-745-293-4.
978-972-745-293-4
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv VIII Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC: ieTIC2022
publisher.none.fl_str_mv VIII Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC: ieTIC2022
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301869956169728