Pandemónio e Animismo Postmedia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://ojs.letras.up.pt/index.php/filosofia/article/view/13396 |
Resumo: | No que se segue, distingo «animismo pós-média» do meu termo preferido «animismo pós-moderno» e que defendo ser um termo mais adequado para expressar artes e meiosde comunicação social menores, virtuais e subversivos. Em tempos de trauma planetário, devastação ecológica e colapso, este termo servirá como conceito heurístico para rastrear a passagem da pandemia, do pânico, da catástrofe e da crise para a série do pandemónio, do delírio e do carnavalesco. O meu estratagema é invocar o rebelde e afirmativo imaginário Yōkai (妖怪, avantesma, fantasma, aparição estranha) a fim de contestar formas passivasde “narcisismo transcendental” ou “miserabilismo transcendental”. Isto será desginado como uma estética da existência. Em particular, analisarei a relação entre as catástrofes naturais e a política no imaginário japonês no rescaldo do terramoto de Outubro de 1855 (安政江戸地震, Ansei Edo Jishin) durante o período Edo da história nipónica (FIG 1) através da referência aos Namazu-e (鯰絵, xilogravuras que representam o peixe-gato) e os seus efeitos políticos. A minha intenção é mostrar que esta forma de arte histórica, nascida do trauma, demonstra uma estética efabulatória, política e dissonante, de resistência ecriatividade. Trata-se de um imaginário que está notoriamente ausente da nossa situação contemporânea.Palavras-chave: pós-media, animism, Período Edo (江戸時代 –1603-1867), Guattari. |
id |
RCAP_1e66741b26e3dac16e1d3417abed0dbe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/13396 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Pandemónio e Animismo PostmediaPandemonium and postmedia animismNo que se segue, distingo «animismo pós-média» do meu termo preferido «animismo pós-moderno» e que defendo ser um termo mais adequado para expressar artes e meiosde comunicação social menores, virtuais e subversivos. Em tempos de trauma planetário, devastação ecológica e colapso, este termo servirá como conceito heurístico para rastrear a passagem da pandemia, do pânico, da catástrofe e da crise para a série do pandemónio, do delírio e do carnavalesco. O meu estratagema é invocar o rebelde e afirmativo imaginário Yōkai (妖怪, avantesma, fantasma, aparição estranha) a fim de contestar formas passivasde “narcisismo transcendental” ou “miserabilismo transcendental”. Isto será desginado como uma estética da existência. Em particular, analisarei a relação entre as catástrofes naturais e a política no imaginário japonês no rescaldo do terramoto de Outubro de 1855 (安政江戸地震, Ansei Edo Jishin) durante o período Edo da história nipónica (FIG 1) através da referência aos Namazu-e (鯰絵, xilogravuras que representam o peixe-gato) e os seus efeitos políticos. A minha intenção é mostrar que esta forma de arte histórica, nascida do trauma, demonstra uma estética efabulatória, política e dissonante, de resistência ecriatividade. Trata-se de um imaginário que está notoriamente ausente da nossa situação contemporânea.Palavras-chave: pós-media, animism, Período Edo (江戸時代 –1603-1867), Guattari.In what follows I distinguish «postmodern animism» from my preferred term «postmedia animism», which I propose is a better term to express a minor, virtual, contrarian art and media. In the time of planetary trauma, ecological devastation and collapse, this term will serve as a heuristic concept to trace the passage from pandemic, panic, catastrophe and crisis to the series pandemonium, delirium and the carnivalesque. My gambit is to invoke a rebellious and affirmative Yōkai imaginary (妖怪, ghost, phantom, strange apparition) in order to contest passive forms of«transcendental narcissism» or «transcendental miserabilism». 2 This we shall designate as an aesthetics of existence. 3. In particular, I will analyse the relationship between natural disasters and politics within the Japanese imagination through reference to Namazu-e (鯰絵, woodblock prints depicting catfish), and their political effects in the aftermath of the earthquake of October 1855 (安政江戸地震, Ansei Edo Jishin) in the Edo period of Japanese history (FIG 1). My intention is to show that thishistoric art form, which grew out of trauma, demonstrates a fabulatory, dissensual and political aesthetics of resistance and creativity. It is an imaginary which appears conspicuously absent in our contemporary moment.Keywords: Postmedia, Animism, Edo period (江戸時代 –1603-1867), Guattari. DOI: https://doi.org/10.21747/21836892/fil39a8 Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto2023-01-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/filosofia/article/view/13396Filosofia. Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto; Vol. 39 (2022): Philosophy and Catastrophe; 173-197Filosofia. Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto; Vol. 39 (2022): Philosophy and Catastrophe; 173-1972183-68920871-1658reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/filosofia/article/view/13396https://ojs.letras.up.pt/index.php/filosofia/article/view/13396/12092Direitos de Autor (c) 2023 Joff Peter Norman Bradleyinfo:eu-repo/semantics/openAccessNorman Bradley, Joff Peter2023-08-17T18:15:22Zoai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/13396Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:26:14.730286Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pandemónio e Animismo Postmedia Pandemonium and postmedia animism |
title |
Pandemónio e Animismo Postmedia |
spellingShingle |
Pandemónio e Animismo Postmedia Norman Bradley, Joff Peter |
title_short |
Pandemónio e Animismo Postmedia |
title_full |
Pandemónio e Animismo Postmedia |
title_fullStr |
Pandemónio e Animismo Postmedia |
title_full_unstemmed |
Pandemónio e Animismo Postmedia |
title_sort |
Pandemónio e Animismo Postmedia |
author |
Norman Bradley, Joff Peter |
author_facet |
Norman Bradley, Joff Peter |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Norman Bradley, Joff Peter |
description |
No que se segue, distingo «animismo pós-média» do meu termo preferido «animismo pós-moderno» e que defendo ser um termo mais adequado para expressar artes e meiosde comunicação social menores, virtuais e subversivos. Em tempos de trauma planetário, devastação ecológica e colapso, este termo servirá como conceito heurístico para rastrear a passagem da pandemia, do pânico, da catástrofe e da crise para a série do pandemónio, do delírio e do carnavalesco. O meu estratagema é invocar o rebelde e afirmativo imaginário Yōkai (妖怪, avantesma, fantasma, aparição estranha) a fim de contestar formas passivasde “narcisismo transcendental” ou “miserabilismo transcendental”. Isto será desginado como uma estética da existência. Em particular, analisarei a relação entre as catástrofes naturais e a política no imaginário japonês no rescaldo do terramoto de Outubro de 1855 (安政江戸地震, Ansei Edo Jishin) durante o período Edo da história nipónica (FIG 1) através da referência aos Namazu-e (鯰絵, xilogravuras que representam o peixe-gato) e os seus efeitos políticos. A minha intenção é mostrar que esta forma de arte histórica, nascida do trauma, demonstra uma estética efabulatória, política e dissonante, de resistência ecriatividade. Trata-se de um imaginário que está notoriamente ausente da nossa situação contemporânea.Palavras-chave: pós-media, animism, Período Edo (江戸時代 –1603-1867), Guattari. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-01-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.letras.up.pt/index.php/filosofia/article/view/13396 |
url |
https://ojs.letras.up.pt/index.php/filosofia/article/view/13396 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.letras.up.pt/index.php/filosofia/article/view/13396 https://ojs.letras.up.pt/index.php/filosofia/article/view/13396/12092 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2023 Joff Peter Norman Bradley info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2023 Joff Peter Norman Bradley |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto |
publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Filosofia. Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto; Vol. 39 (2022): Philosophy and Catastrophe; 173-197 Filosofia. Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto; Vol. 39 (2022): Philosophy and Catastrophe; 173-197 2183-6892 0871-1658 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133530613088256 |