Resolução numérica de sistemas de equações não-lineares
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/10037 |
Resumo: | Este trabalho foi realizado no âmbito da dissertação para o Mestrado de Matemática para Professores, tem como principal objetivo o estudo da resolução numérica de sistemas de equações não-lineares, que é um assunto de extrema importância com aplicações nas mais diversas áreas da Matemática Aplicada. Após a apresentação de uma resenha histórica deste assunto, são abordados os métodos iterativos do ponto fixo, Newton-Raphson e de Broyden. Para cada um dos métodos iterativos é apresentada a construção da fórmula iterativa, o respetivo algoritmo e a análise de convergência. Com o atual currículo do ensino secundário não é possível a abordagem dos métodos de Newton-Raphson e de Broyden por estes necessitarem do conhecimento de matrizes, contudo é possível o ensino do método do ponto fixo. Espera-se que este trabalho proporcione aos alunos e professores informação importante que contribua para o melhoramento do processo de ensino e aprendizagem no ensino secundário e que a implementação de métodos computacionais sirva para motivar os alunos. |
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Resolução numérica de sistemas de equações não-linearesBroydenConvergênciaMétodos do Ponto FixoNewton-RaphsonSistemas de Equações Não-LinearesDomínio/Área Científica::Ciências Exatas::MatemáticasEste trabalho foi realizado no âmbito da dissertação para o Mestrado de Matemática para Professores, tem como principal objetivo o estudo da resolução numérica de sistemas de equações não-lineares, que é um assunto de extrema importância com aplicações nas mais diversas áreas da Matemática Aplicada. Após a apresentação de uma resenha histórica deste assunto, são abordados os métodos iterativos do ponto fixo, Newton-Raphson e de Broyden. Para cada um dos métodos iterativos é apresentada a construção da fórmula iterativa, o respetivo algoritmo e a análise de convergência. Com o atual currículo do ensino secundário não é possível a abordagem dos métodos de Newton-Raphson e de Broyden por estes necessitarem do conhecimento de matrizes, contudo é possível o ensino do método do ponto fixo. Espera-se que este trabalho proporcione aos alunos e professores informação importante que contribua para o melhoramento do processo de ensino e aprendizagem no ensino secundário e que a implementação de métodos computacionais sirva para motivar os alunos.This work carried out in the framework of a dissertation for a Master's degree in Mathematics for teachers, has as its main objective the study of the numerical solution of non-linear systems of equations, a subject of the utmost importance having applications in diverse areas of Applied Mathematics. After providing an historical review on this topic, the iterative fixed point, Newton-Raphson and Broyden methods are discussed. For each method, the construction of the iterative formula, the respective algorithm and convergence analysis are contemplated. Although with the current secondary school syllabi, it is not possible to teach the Newton-Raphson and Broyden methods because these require a prior knowledge of matrices, it is however, possible to teach the fixed-point method.It is hoped that this work will provide students and teachers with useful information which will contribute to the improvement of the teaching and learning process on this topic and that the implementation of computational methods will help to motivate students.Almeida, Rui Manuel PiresDuque, José Carlos MatosuBibliorumGouveia, Paulo Bernardo Oliveira2020-03-12T17:33:38Z2018-07-122018-05-242018-07-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/10037TID:202356965porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:51:25Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/10037Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:50:05.883629Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Este trabalho foi realizado no âmbito da dissertação para o Mestrado de Matemática para Professores, tem como principal objetivo o estudo da resolução numérica de sistemas de equações não-lineares, que é um assunto de extrema importância com aplicações nas mais diversas áreas da Matemática Aplicada. Após a apresentação de uma resenha histórica deste assunto, são abordados os métodos iterativos do ponto fixo, Newton-Raphson e de Broyden. Para cada um dos métodos iterativos é apresentada a construção da fórmula iterativa, o respetivo algoritmo e a análise de convergência. Com o atual currículo do ensino secundário não é possível a abordagem dos métodos de Newton-Raphson e de Broyden por estes necessitarem do conhecimento de matrizes, contudo é possível o ensino do método do ponto fixo. Espera-se que este trabalho proporcione aos alunos e professores informação importante que contribua para o melhoramento do processo de ensino e aprendizagem no ensino secundário e que a implementação de métodos computacionais sirva para motivar os alunos. |
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