O uso do software Educandus como recurso didático no ensino de Biologia com ênfase nos conteúdos de Ecologia para os alunos do ensino médio das escolas de referência de Garanhuns-PE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/6785 |
Resumo: | O Software Educandus é pertinente para o processo de ensino nas escolas de referência participantes nesta pesquisa. Foi possível perceber que os alunos consideram que o uso do Software Educandus viabiliza com mais qualidade a aprendizagem. Tal situação determinou a finalidade desta pesquisa: compreender como o Software Educandus tem contribuído para aquisição do conhecimento dos educandos, nomeadamente, no ensino da Biologia e, especificamente, na Ecologia. Desta maneira, compreende-se que a Tecnologia de Informação e Comunicação(TIC) tende a corroborar para que tanto educadores e educandos possam, com eficiência, desenvolver as competências e habilidades necessárias para o processo de ensino e aprendizagem. Metodologicamente, a presente pesquisa partiu de uma revisão de literatura à luz de alguns teóricos tendo sido utilizados um questionário e uma entrevista semiestruturada. A análise dos dados quantitativos ocorreu por meio do uso da folha de cálculo EXCEL e a análise dos dados qualitativos foi interpretada através da análise do discurso. Diante dos resultados compreende-se que os professores utilizadores do Software Educandus consideram que é uma mais valia sentindo,contudo, dificuldades na sua utilização o que os diferencia em relação aos alunos no uso do mesmo software. Dessa maneira, o uso dasTIC é pertinente para aprendizagem dos educandos e contribui para uma melhor prática pedagógica nas aulas ministradas. |
id |
RCAP_1e6ff85bf71666038f0623dfd5241f8e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6785 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O uso do software Educandus como recurso didático no ensino de Biologia com ênfase nos conteúdos de Ecologia para os alunos do ensino médio das escolas de referência de Garanhuns-PEMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOTECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃOSOFTWARESENSINO DA BIOLOGIAPROCESSO DE APRENDIZAGEMEDUCATIONINFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIESSOFTWAREBIOLOGY TEACHINGLEARNING PROCESSO Software Educandus é pertinente para o processo de ensino nas escolas de referência participantes nesta pesquisa. Foi possível perceber que os alunos consideram que o uso do Software Educandus viabiliza com mais qualidade a aprendizagem. Tal situação determinou a finalidade desta pesquisa: compreender como o Software Educandus tem contribuído para aquisição do conhecimento dos educandos, nomeadamente, no ensino da Biologia e, especificamente, na Ecologia. Desta maneira, compreende-se que a Tecnologia de Informação e Comunicação(TIC) tende a corroborar para que tanto educadores e educandos possam, com eficiência, desenvolver as competências e habilidades necessárias para o processo de ensino e aprendizagem. Metodologicamente, a presente pesquisa partiu de uma revisão de literatura à luz de alguns teóricos tendo sido utilizados um questionário e uma entrevista semiestruturada. A análise dos dados quantitativos ocorreu por meio do uso da folha de cálculo EXCEL e a análise dos dados qualitativos foi interpretada através da análise do discurso. Diante dos resultados compreende-se que os professores utilizadores do Software Educandus consideram que é uma mais valia sentindo,contudo, dificuldades na sua utilização o que os diferencia em relação aos alunos no uso do mesmo software. Dessa maneira, o uso dasTIC é pertinente para aprendizagem dos educandos e contribui para uma melhor prática pedagógica nas aulas ministradas.The Educandus Software is relevant to the teaching process in reference schools participating in this research. It was observed that the students felt that the use of the Educandus Software enables higher quality learning. This situation determined the purpose of this research: to understand how Educandus Software has contributed to the acquisition of knowledge of students, particularly in the teaching of biology and specifically in Ecology. Thus, it is understood that the Information and Communication Technology (ICT) tends to corroborate that both teachers and students can, effectively, develop the skills and abilities necessary for the process of teaching and learning. Methodologically, this research began with a literature review in the light of some theorists that have been used a questionnaire and a semi-structured interview. The analysis of quantitative data occurred through the use of EXCEL spreadsheet and analysis of qualitative data was interpreted through discourse analysis. With the results it is understood that the users of the Educandus Software teachers consider it an asset feeling, however, difficulties in using what differentiates towards the students in the use of the same software. Thus, ICT) is very relevant to students' learning and better teaching practice in the classes.2015-12-30T19:00:02Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/6785TID:201147815porBezerra, Joelma Pimentelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-24T01:31:30Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6785Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:17:35.625307Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso do software Educandus como recurso didático no ensino de Biologia com ênfase nos conteúdos de Ecologia para os alunos do ensino médio das escolas de referência de Garanhuns-PE |
title |
O uso do software Educandus como recurso didático no ensino de Biologia com ênfase nos conteúdos de Ecologia para os alunos do ensino médio das escolas de referência de Garanhuns-PE |
spellingShingle |
O uso do software Educandus como recurso didático no ensino de Biologia com ênfase nos conteúdos de Ecologia para os alunos do ensino médio das escolas de referência de Garanhuns-PE Bezerra, Joelma Pimentel MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARES ENSINO DA BIOLOGIA PROCESSO DE APRENDIZAGEM EDUCATION INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES SOFTWARE BIOLOGY TEACHING LEARNING PROCESS |
title_short |
O uso do software Educandus como recurso didático no ensino de Biologia com ênfase nos conteúdos de Ecologia para os alunos do ensino médio das escolas de referência de Garanhuns-PE |
title_full |
O uso do software Educandus como recurso didático no ensino de Biologia com ênfase nos conteúdos de Ecologia para os alunos do ensino médio das escolas de referência de Garanhuns-PE |
title_fullStr |
O uso do software Educandus como recurso didático no ensino de Biologia com ênfase nos conteúdos de Ecologia para os alunos do ensino médio das escolas de referência de Garanhuns-PE |
title_full_unstemmed |
O uso do software Educandus como recurso didático no ensino de Biologia com ênfase nos conteúdos de Ecologia para os alunos do ensino médio das escolas de referência de Garanhuns-PE |
title_sort |
O uso do software Educandus como recurso didático no ensino de Biologia com ênfase nos conteúdos de Ecologia para os alunos do ensino médio das escolas de referência de Garanhuns-PE |
author |
Bezerra, Joelma Pimentel |
author_facet |
Bezerra, Joelma Pimentel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bezerra, Joelma Pimentel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARES ENSINO DA BIOLOGIA PROCESSO DE APRENDIZAGEM EDUCATION INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES SOFTWARE BIOLOGY TEACHING LEARNING PROCESS |
topic |
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARES ENSINO DA BIOLOGIA PROCESSO DE APRENDIZAGEM EDUCATION INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES SOFTWARE BIOLOGY TEACHING LEARNING PROCESS |
description |
O Software Educandus é pertinente para o processo de ensino nas escolas de referência participantes nesta pesquisa. Foi possível perceber que os alunos consideram que o uso do Software Educandus viabiliza com mais qualidade a aprendizagem. Tal situação determinou a finalidade desta pesquisa: compreender como o Software Educandus tem contribuído para aquisição do conhecimento dos educandos, nomeadamente, no ensino da Biologia e, especificamente, na Ecologia. Desta maneira, compreende-se que a Tecnologia de Informação e Comunicação(TIC) tende a corroborar para que tanto educadores e educandos possam, com eficiência, desenvolver as competências e habilidades necessárias para o processo de ensino e aprendizagem. Metodologicamente, a presente pesquisa partiu de uma revisão de literatura à luz de alguns teóricos tendo sido utilizados um questionário e uma entrevista semiestruturada. A análise dos dados quantitativos ocorreu por meio do uso da folha de cálculo EXCEL e a análise dos dados qualitativos foi interpretada através da análise do discurso. Diante dos resultados compreende-se que os professores utilizadores do Software Educandus consideram que é uma mais valia sentindo,contudo, dificuldades na sua utilização o que os diferencia em relação aos alunos no uso do mesmo software. Dessa maneira, o uso dasTIC é pertinente para aprendizagem dos educandos e contribui para uma melhor prática pedagógica nas aulas ministradas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-30T19:00:02Z 2015-01-01T00:00:00Z 2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/6785 TID:201147815 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/6785 |
identifier_str_mv |
TID:201147815 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131273089777664 |