O uso do software Educandus como recurso didático no ensino de Biologia com ênfase nos conteúdos de Ecologia para os alunos do ensino médio das escolas de referência de Garanhuns-PE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra, Joelma Pimentel
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/6785
Resumo: O Software Educandus é pertinente para o processo de ensino nas escolas de referência participantes nesta pesquisa. Foi possível perceber que os alunos consideram que o uso do Software Educandus viabiliza com mais qualidade a aprendizagem. Tal situação determinou a finalidade desta pesquisa: compreender como o Software Educandus tem contribuído para aquisição do conhecimento dos educandos, nomeadamente, no ensino da Biologia e, especificamente, na Ecologia. Desta maneira, compreende-se que a Tecnologia de Informação e Comunicação(TIC) tende a corroborar para que tanto educadores e educandos possam, com eficiência, desenvolver as competências e habilidades necessárias para o processo de ensino e aprendizagem. Metodologicamente, a presente pesquisa partiu de uma revisão de literatura à luz de alguns teóricos tendo sido utilizados um questionário e uma entrevista semiestruturada. A análise dos dados quantitativos ocorreu por meio do uso da folha de cálculo EXCEL e a análise dos dados qualitativos foi interpretada através da análise do discurso. Diante dos resultados compreende-se que os professores utilizadores do Software Educandus consideram que é uma mais valia sentindo,contudo, dificuldades na sua utilização o que os diferencia em relação aos alunos no uso do mesmo software. Dessa maneira, o uso dasTIC é pertinente para aprendizagem dos educandos e contribui para uma melhor prática pedagógica nas aulas ministradas.
id RCAP_1e6ff85bf71666038f0623dfd5241f8e
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6785
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O uso do software Educandus como recurso didático no ensino de Biologia com ênfase nos conteúdos de Ecologia para os alunos do ensino médio das escolas de referência de Garanhuns-PEMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOTECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃOSOFTWARESENSINO DA BIOLOGIAPROCESSO DE APRENDIZAGEMEDUCATIONINFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIESSOFTWAREBIOLOGY TEACHINGLEARNING PROCESSO Software Educandus é pertinente para o processo de ensino nas escolas de referência participantes nesta pesquisa. Foi possível perceber que os alunos consideram que o uso do Software Educandus viabiliza com mais qualidade a aprendizagem. Tal situação determinou a finalidade desta pesquisa: compreender como o Software Educandus tem contribuído para aquisição do conhecimento dos educandos, nomeadamente, no ensino da Biologia e, especificamente, na Ecologia. Desta maneira, compreende-se que a Tecnologia de Informação e Comunicação(TIC) tende a corroborar para que tanto educadores e educandos possam, com eficiência, desenvolver as competências e habilidades necessárias para o processo de ensino e aprendizagem. Metodologicamente, a presente pesquisa partiu de uma revisão de literatura à luz de alguns teóricos tendo sido utilizados um questionário e uma entrevista semiestruturada. A análise dos dados quantitativos ocorreu por meio do uso da folha de cálculo EXCEL e a análise dos dados qualitativos foi interpretada através da análise do discurso. Diante dos resultados compreende-se que os professores utilizadores do Software Educandus consideram que é uma mais valia sentindo,contudo, dificuldades na sua utilização o que os diferencia em relação aos alunos no uso do mesmo software. Dessa maneira, o uso dasTIC é pertinente para aprendizagem dos educandos e contribui para uma melhor prática pedagógica nas aulas ministradas.The Educandus Software is relevant to the teaching process in reference schools participating in this research. It was observed that the students felt that the use of the Educandus Software enables higher quality learning. This situation determined the purpose of this research: to understand how Educandus Software has contributed to the acquisition of knowledge of students, particularly in the teaching of biology and specifically in Ecology. Thus, it is understood that the Information and Communication Technology (ICT) tends to corroborate that both teachers and students can, effectively, develop the skills and abilities necessary for the process of teaching and learning. Methodologically, this research began with a literature review in the light of some theorists that have been used a questionnaire and a semi-structured interview. The analysis of quantitative data occurred through the use of EXCEL spreadsheet and analysis of qualitative data was interpreted through discourse analysis. With the results it is understood that the users of the Educandus Software teachers consider it an asset feeling, however, difficulties in using what differentiates towards the students in the use of the same software. Thus, ICT) is very relevant to students' learning and better teaching practice in the classes.2015-12-30T19:00:02Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/6785TID:201147815porBezerra, Joelma Pimentelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-24T01:31:30Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6785Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:17:35.625307Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O uso do software Educandus como recurso didático no ensino de Biologia com ênfase nos conteúdos de Ecologia para os alunos do ensino médio das escolas de referência de Garanhuns-PE
title O uso do software Educandus como recurso didático no ensino de Biologia com ênfase nos conteúdos de Ecologia para os alunos do ensino médio das escolas de referência de Garanhuns-PE
spellingShingle O uso do software Educandus como recurso didático no ensino de Biologia com ênfase nos conteúdos de Ecologia para os alunos do ensino médio das escolas de referência de Garanhuns-PE
Bezerra, Joelma Pimentel
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
SOFTWARES
ENSINO DA BIOLOGIA
PROCESSO DE APRENDIZAGEM
EDUCATION
INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES
SOFTWARE
BIOLOGY TEACHING
LEARNING PROCESS
title_short O uso do software Educandus como recurso didático no ensino de Biologia com ênfase nos conteúdos de Ecologia para os alunos do ensino médio das escolas de referência de Garanhuns-PE
title_full O uso do software Educandus como recurso didático no ensino de Biologia com ênfase nos conteúdos de Ecologia para os alunos do ensino médio das escolas de referência de Garanhuns-PE
title_fullStr O uso do software Educandus como recurso didático no ensino de Biologia com ênfase nos conteúdos de Ecologia para os alunos do ensino médio das escolas de referência de Garanhuns-PE
title_full_unstemmed O uso do software Educandus como recurso didático no ensino de Biologia com ênfase nos conteúdos de Ecologia para os alunos do ensino médio das escolas de referência de Garanhuns-PE
title_sort O uso do software Educandus como recurso didático no ensino de Biologia com ênfase nos conteúdos de Ecologia para os alunos do ensino médio das escolas de referência de Garanhuns-PE
author Bezerra, Joelma Pimentel
author_facet Bezerra, Joelma Pimentel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezerra, Joelma Pimentel
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
SOFTWARES
ENSINO DA BIOLOGIA
PROCESSO DE APRENDIZAGEM
EDUCATION
INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES
SOFTWARE
BIOLOGY TEACHING
LEARNING PROCESS
topic MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
SOFTWARES
ENSINO DA BIOLOGIA
PROCESSO DE APRENDIZAGEM
EDUCATION
INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES
SOFTWARE
BIOLOGY TEACHING
LEARNING PROCESS
description O Software Educandus é pertinente para o processo de ensino nas escolas de referência participantes nesta pesquisa. Foi possível perceber que os alunos consideram que o uso do Software Educandus viabiliza com mais qualidade a aprendizagem. Tal situação determinou a finalidade desta pesquisa: compreender como o Software Educandus tem contribuído para aquisição do conhecimento dos educandos, nomeadamente, no ensino da Biologia e, especificamente, na Ecologia. Desta maneira, compreende-se que a Tecnologia de Informação e Comunicação(TIC) tende a corroborar para que tanto educadores e educandos possam, com eficiência, desenvolver as competências e habilidades necessárias para o processo de ensino e aprendizagem. Metodologicamente, a presente pesquisa partiu de uma revisão de literatura à luz de alguns teóricos tendo sido utilizados um questionário e uma entrevista semiestruturada. A análise dos dados quantitativos ocorreu por meio do uso da folha de cálculo EXCEL e a análise dos dados qualitativos foi interpretada através da análise do discurso. Diante dos resultados compreende-se que os professores utilizadores do Software Educandus consideram que é uma mais valia sentindo,contudo, dificuldades na sua utilização o que os diferencia em relação aos alunos no uso do mesmo software. Dessa maneira, o uso dasTIC é pertinente para aprendizagem dos educandos e contribui para uma melhor prática pedagógica nas aulas ministradas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-30T19:00:02Z
2015-01-01T00:00:00Z
2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/6785
TID:201147815
url http://hdl.handle.net/10437/6785
identifier_str_mv TID:201147815
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131273089777664