Inteligência emocional: estudo das diferenças individuais em função do género e idade em crianças e jovens portugueses
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/31081 |
Resumo: | A presente investigação tem como propósito o estudo das diferenças na Inteligência Emocional em função da idade e do sexo. Para este efeito, desenvolvemos um estudo de natureza correlacional com uma amostra de 944 alunos de escolas do ensino básico português, com idades entre os 7 e os 18 anos, aos quais foi aplicado o Questionário de Inteligência Emocional: Versão para Jovens (EQ-i:YV; Bar-On e Parker, 2000) traduzido e adaptado para a língua portuguesa. Os resultados sugerem que a Inteligência Emocional tende a diminuir com a idade, exceto na subescala Gestão de Stress. No estudo das diferenças em função do sexo, as raparigas apresentaram pontuações mais altas na subescala Interpessoal na faixa etária dos 11-12 anos, enquanto os rapazes pontuaram mais alto na subescala Adaptabilidade na faixa etária dos 15-18 anos. Não foram encontradas diferenças significativas em função do sexo nas pontuações globais de Inteligência Emocional;Emotional Intelligence: Study of individual differences according to gender and age in Portuguese children and adolescents Abstract: This research aims to study the differences in Emotional Intelligence according to age and sex. For this purpose, a correlational study was designed with a sample of 944 students from Portuguese schools, aged between 7 and 18 years, to whom the Emotional Intelligence Questionnaire: Version for Young People (EQi: yv; Bar-On & Parker, 2000) translated and adapted to Portuguese, was applied. The results suggest that Emotional Intelligence tends to decrease with age, except in the Stress Management subscale. In the study of sex differences, girls scored higher on the Interpersonal subscale in the 11-12 age group, while boys scored higher on the Adaptability subscale in the 15-18 age group. No significant sex differences were found in the global Emotional Intelligence scores. |
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A presente investigação tem como propósito o estudo das diferenças na Inteligência Emocional em função da idade e do sexo. Para este efeito, desenvolvemos um estudo de natureza correlacional com uma amostra de 944 alunos de escolas do ensino básico português, com idades entre os 7 e os 18 anos, aos quais foi aplicado o Questionário de Inteligência Emocional: Versão para Jovens (EQ-i:YV; Bar-On e Parker, 2000) traduzido e adaptado para a língua portuguesa. Os resultados sugerem que a Inteligência Emocional tende a diminuir com a idade, exceto na subescala Gestão de Stress. No estudo das diferenças em função do sexo, as raparigas apresentaram pontuações mais altas na subescala Interpessoal na faixa etária dos 11-12 anos, enquanto os rapazes pontuaram mais alto na subescala Adaptabilidade na faixa etária dos 15-18 anos. Não foram encontradas diferenças significativas em função do sexo nas pontuações globais de Inteligência Emocional;Emotional Intelligence: Study of individual differences according to gender and age in Portuguese children and adolescents Abstract: This research aims to study the differences in Emotional Intelligence according to age and sex. For this purpose, a correlational study was designed with a sample of 944 students from Portuguese schools, aged between 7 and 18 years, to whom the Emotional Intelligence Questionnaire: Version for Young People (EQi: yv; Bar-On & Parker, 2000) translated and adapted to Portuguese, was applied. The results suggest that Emotional Intelligence tends to decrease with age, except in the Stress Management subscale. In the study of sex differences, girls scored higher on the Interpersonal subscale in the 11-12 age group, while boys scored higher on the Adaptability subscale in the 15-18 age group. No significant sex differences were found in the global Emotional Intelligence scores. |
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