Inteligência emocional: estudo das diferenças individuais em função do género e idade em crianças e jovens portugueses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Marisa Daniela Gonçalves
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/31081
Resumo: A presente investigação tem como propósito o estudo das diferenças na Inteligência Emocional em função da idade e do sexo. Para este efeito, desenvolvemos um estudo de natureza correlacional com uma amostra de 944 alunos de escolas do ensino básico português, com idades entre os 7 e os 18 anos, aos quais foi aplicado o Questionário de Inteligência Emocional: Versão para Jovens (EQ-i:YV; Bar-On e Parker, 2000) traduzido e adaptado para a língua portuguesa. Os resultados sugerem que a Inteligência Emocional tende a diminuir com a idade, exceto na subescala Gestão de Stress. No estudo das diferenças em função do sexo, as raparigas apresentaram pontuações mais altas na subescala Interpessoal na faixa etária dos 11-12 anos, enquanto os rapazes pontuaram mais alto na subescala Adaptabilidade na faixa etária dos 15-18 anos. Não foram encontradas diferenças significativas em função do sexo nas pontuações globais de Inteligência Emocional;Emotional Intelligence: Study of individual differences according to gender and age in Portuguese children and adolescents Abstract: This research aims to study the differences in Emotional Intelligence according to age and sex. For this purpose, a correlational study was designed with a sample of 944 students from Portuguese schools, aged between 7 and 18 years, to whom the Emotional Intelligence Questionnaire: Version for Young People (EQi: yv; Bar-On & Parker, 2000) translated and adapted to Portuguese, was applied. The results suggest that Emotional Intelligence tends to decrease with age, except in the Stress Management subscale. In the study of sex differences, girls scored higher on the Interpersonal subscale in the 11-12 age group, while boys scored higher on the Adaptability subscale in the 15-18 age group. No significant sex differences were found in the global Emotional Intelligence scores.
id RCAP_1e75ca90bdce56172163db0ede4dd702
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/31081
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Inteligência emocional: estudo das diferenças individuais em função do género e idade em crianças e jovens portuguesesInteligência EmocionalEQ-i:YVCriançasAdolescentesSexoIdadeEmotional IntelligenceEQ-i:YVChildrenAdolescentsSexAgeA presente investigação tem como propósito o estudo das diferenças na Inteligência Emocional em função da idade e do sexo. Para este efeito, desenvolvemos um estudo de natureza correlacional com uma amostra de 944 alunos de escolas do ensino básico português, com idades entre os 7 e os 18 anos, aos quais foi aplicado o Questionário de Inteligência Emocional: Versão para Jovens (EQ-i:YV; Bar-On e Parker, 2000) traduzido e adaptado para a língua portuguesa. Os resultados sugerem que a Inteligência Emocional tende a diminuir com a idade, exceto na subescala Gestão de Stress. No estudo das diferenças em função do sexo, as raparigas apresentaram pontuações mais altas na subescala Interpessoal na faixa etária dos 11-12 anos, enquanto os rapazes pontuaram mais alto na subescala Adaptabilidade na faixa etária dos 15-18 anos. Não foram encontradas diferenças significativas em função do sexo nas pontuações globais de Inteligência Emocional;Emotional Intelligence: Study of individual differences according to gender and age in Portuguese children and adolescents Abstract: This research aims to study the differences in Emotional Intelligence according to age and sex. For this purpose, a correlational study was designed with a sample of 944 students from Portuguese schools, aged between 7 and 18 years, to whom the Emotional Intelligence Questionnaire: Version for Young People (EQi: yv; Bar-On & Parker, 2000) translated and adapted to Portuguese, was applied. The results suggest that Emotional Intelligence tends to decrease with age, except in the Stress Management subscale. In the study of sex differences, girls scored higher on the Interpersonal subscale in the 11-12 age group, while boys scored higher on the Adaptability subscale in the 15-18 age group. No significant sex differences were found in the global Emotional Intelligence scores.Universidade de Évora2022-02-21T18:52:47Z2022-02-212022-01-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/31081http://hdl.handle.net/10174/31081TID:202930874porDepartamento de Psicologiam.goncalves@live.com.pt681Pereira, Marisa Daniela Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:30:26Zoai:dspace.uevora.pt:10174/31081Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:20:25.205807Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Inteligência emocional: estudo das diferenças individuais em função do género e idade em crianças e jovens portugueses
title Inteligência emocional: estudo das diferenças individuais em função do género e idade em crianças e jovens portugueses
spellingShingle Inteligência emocional: estudo das diferenças individuais em função do género e idade em crianças e jovens portugueses
Pereira, Marisa Daniela Gonçalves
Inteligência Emocional
EQ-i:YV
Crianças
Adolescentes
Sexo
Idade
Emotional Intelligence
EQ-i:YV
Children
Adolescents
Sex
Age
title_short Inteligência emocional: estudo das diferenças individuais em função do género e idade em crianças e jovens portugueses
title_full Inteligência emocional: estudo das diferenças individuais em função do género e idade em crianças e jovens portugueses
title_fullStr Inteligência emocional: estudo das diferenças individuais em função do género e idade em crianças e jovens portugueses
title_full_unstemmed Inteligência emocional: estudo das diferenças individuais em função do género e idade em crianças e jovens portugueses
title_sort Inteligência emocional: estudo das diferenças individuais em função do género e idade em crianças e jovens portugueses
author Pereira, Marisa Daniela Gonçalves
author_facet Pereira, Marisa Daniela Gonçalves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Marisa Daniela Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Inteligência Emocional
EQ-i:YV
Crianças
Adolescentes
Sexo
Idade
Emotional Intelligence
EQ-i:YV
Children
Adolescents
Sex
Age
topic Inteligência Emocional
EQ-i:YV
Crianças
Adolescentes
Sexo
Idade
Emotional Intelligence
EQ-i:YV
Children
Adolescents
Sex
Age
description A presente investigação tem como propósito o estudo das diferenças na Inteligência Emocional em função da idade e do sexo. Para este efeito, desenvolvemos um estudo de natureza correlacional com uma amostra de 944 alunos de escolas do ensino básico português, com idades entre os 7 e os 18 anos, aos quais foi aplicado o Questionário de Inteligência Emocional: Versão para Jovens (EQ-i:YV; Bar-On e Parker, 2000) traduzido e adaptado para a língua portuguesa. Os resultados sugerem que a Inteligência Emocional tende a diminuir com a idade, exceto na subescala Gestão de Stress. No estudo das diferenças em função do sexo, as raparigas apresentaram pontuações mais altas na subescala Interpessoal na faixa etária dos 11-12 anos, enquanto os rapazes pontuaram mais alto na subescala Adaptabilidade na faixa etária dos 15-18 anos. Não foram encontradas diferenças significativas em função do sexo nas pontuações globais de Inteligência Emocional;Emotional Intelligence: Study of individual differences according to gender and age in Portuguese children and adolescents Abstract: This research aims to study the differences in Emotional Intelligence according to age and sex. For this purpose, a correlational study was designed with a sample of 944 students from Portuguese schools, aged between 7 and 18 years, to whom the Emotional Intelligence Questionnaire: Version for Young People (EQi: yv; Bar-On & Parker, 2000) translated and adapted to Portuguese, was applied. The results suggest that Emotional Intelligence tends to decrease with age, except in the Stress Management subscale. In the study of sex differences, girls scored higher on the Interpersonal subscale in the 11-12 age group, while boys scored higher on the Adaptability subscale in the 15-18 age group. No significant sex differences were found in the global Emotional Intelligence scores.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-21T18:52:47Z
2022-02-21
2022-01-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/31081
http://hdl.handle.net/10174/31081
TID:202930874
url http://hdl.handle.net/10174/31081
identifier_str_mv TID:202930874
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Psicologia
m.goncalves@live.com.pt
681
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136685736329216