Orientações para a intervenção social na minimização do impacto das perturbações do espectro do autismo em jovens/adultos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/94570 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo apresentada à Faculdade de Economia |
id |
RCAP_1e7f3430ef151230359b1457bcdf8b86 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/94570 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Orientações para a intervenção social na minimização do impacto das perturbações do espectro do autismo em jovens/adultosGUIDELINES FOR SOCIAL INTERVENTION TO MINIMIZING THE IMPACT OF DISORDERS OF THE SPECTRUM OF AUTISM IN YOUNG / ADULTSPerturbação do Espetro do AutismoImpacto das PEA em Jovens/AdultosIntervenção SocialOrientações de Intervenção nas PEAAutism Spectrum DisorderImpact of ASD on Youth AdultsSocial InterventionGuidelines for Social Intervention in ASDDissertação de Mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo apresentada à Faculdade de EconomiaThis research aims to contribute on the guidance of Social Work in follow-up and support in young adults with Autism Spectrum Disorders, in an institutional context. Due to the special features of individuals with ASD, individual evaluation and diagnosis becomes essential to create an intervention plan focused on their needs. The method used to develop this work consisted in a case study of a young man with ASD, non-verbal, living in a residential context. For a deeper knowledge of its specific features, it was essential to collect information from parents, social workers and caregivers, through informal interviews, as well as consulting medical reports and diagnoses. It was through of communicative skills evaluations, observation, and observation grids analysis of challenging behaviors, that it became possible to create an individual profile of this young man. Some specific guidelines for a social intervention were developed for this young man specifically, but also to the problematic in general, seeking the importance of the individual as a unique being. The starting point of the intervention is to evaluate the individual's needs on his daily routines, identifying possible problems, and measuring the impact of his difficulties. In the multidisciplinary intervention, the role of the Social Worker is not only to promote the development of skills in the individual in terms of communication, social interaction, or in the behavioral area, but also to assist, train and sensitize the social team, which as a consequence strengthen the institution. The participation of Social Assistance, in this context of health promotion, well-being and improvement of quality of life in young adults with ASD, gives an innovative component in the exercise of their functions, constantly reinventing the search for new and appropriate solutions. Keywords: Autism Spectrum Disorder, Impact of ASD on Youth Adults, Social Intervention, Intervention Guidelines.A presente investigação tem o objetivo de contribuir para a orientação do Trabalho Social em equipas de acompanhamento e suporte a jovens adultos com Perturbações do Espetro do Autismo, em contexto institucional. Devido às características especiais dos indivíduos com PEA, a avaliação e diagnóstico individual torna-se essencial para a criação de um plano de intervenção focado nas suas necessidades. O método utilizado para desenvolver este trabalho consistiu no estudo do caso de um jovem com PEA, não-verbal, a viver em contexto residencial. Para um conhecimento mais aprofundado das suas características específicas foi essencial a recolha de informação junto dos pais, técnicos e cuidadores, através de entrevistas informais, bem como da consulta de relatórios médicos e diagnósticos. Foi através de avaliações das competências comunicativas, da observação participante, e da análise das grelhas de observação de comportamento desafiador, que se tornou possível delinear o perfil individual deste jovem. Posto isto, desenvolveram-se algumas orientações específicas para a intervenção social junto deste jovem especificamente, mas também na problemática no geral, procurando visar a importância do indivíduo como ser único. O ponto de partida da intervenção é o de avaliar as necessidades do indivíduo na execução das suas rotinas diárias, identificando possíveis problemas, e medindo o impacto das suas dificuldades. Na intervenção multidisciplinar, o papel do Assistente Social é para além de promover o desenvolvimento de competências no indivíduo ao nível da comunicação, da interação social, ou na área comportamental, também o de assistir, capacitar e sensibilizar a equipa técnica, o que como consequência fortalecerá a instituição. A participação da Assistência Social apresenta assim, neste contexto de promoção de saúde, bem-estar e melhoria de qualidade de vida em jovens adultos com PEA, uma componente inovadora no exercício das suas funções, em contante reinvenção na busca de novas e adequadas soluções. Palavras-chave: Perturbação do Espetro do Autismo, Impacto das PEA em Jovens/Adultos, Intervenção Social, Orientações de Intervenção nas PEA.2021-02-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/94570http://hdl.handle.net/10316/94570TID:202710300porRodrigues, Patrícia Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T04:04:32Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/94570Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:13:14.066594Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Orientações para a intervenção social na minimização do impacto das perturbações do espectro do autismo em jovens/adultos GUIDELINES FOR SOCIAL INTERVENTION TO MINIMIZING THE IMPACT OF DISORDERS OF THE SPECTRUM OF AUTISM IN YOUNG / ADULTS |
title |
Orientações para a intervenção social na minimização do impacto das perturbações do espectro do autismo em jovens/adultos |
spellingShingle |
Orientações para a intervenção social na minimização do impacto das perturbações do espectro do autismo em jovens/adultos Rodrigues, Patrícia Ferreira Perturbação do Espetro do Autismo Impacto das PEA em Jovens/Adultos Intervenção Social Orientações de Intervenção nas PEA Autism Spectrum Disorder Impact of ASD on Youth Adults Social Intervention Guidelines for Social Intervention in ASD |
title_short |
Orientações para a intervenção social na minimização do impacto das perturbações do espectro do autismo em jovens/adultos |
title_full |
Orientações para a intervenção social na minimização do impacto das perturbações do espectro do autismo em jovens/adultos |
title_fullStr |
Orientações para a intervenção social na minimização do impacto das perturbações do espectro do autismo em jovens/adultos |
title_full_unstemmed |
Orientações para a intervenção social na minimização do impacto das perturbações do espectro do autismo em jovens/adultos |
title_sort |
Orientações para a intervenção social na minimização do impacto das perturbações do espectro do autismo em jovens/adultos |
author |
Rodrigues, Patrícia Ferreira |
author_facet |
Rodrigues, Patrícia Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Patrícia Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Perturbação do Espetro do Autismo Impacto das PEA em Jovens/Adultos Intervenção Social Orientações de Intervenção nas PEA Autism Spectrum Disorder Impact of ASD on Youth Adults Social Intervention Guidelines for Social Intervention in ASD |
topic |
Perturbação do Espetro do Autismo Impacto das PEA em Jovens/Adultos Intervenção Social Orientações de Intervenção nas PEA Autism Spectrum Disorder Impact of ASD on Youth Adults Social Intervention Guidelines for Social Intervention in ASD |
description |
Dissertação de Mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo apresentada à Faculdade de Economia |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/94570 http://hdl.handle.net/10316/94570 TID:202710300 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/94570 |
identifier_str_mv |
TID:202710300 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134027943247872 |