Orientações para a intervenção social na minimização do impacto das perturbações do espectro do autismo em jovens/adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Patrícia Ferreira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/94570
Resumo: Dissertação de Mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo apresentada à Faculdade de Economia
id RCAP_1e7f3430ef151230359b1457bcdf8b86
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/94570
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Orientações para a intervenção social na minimização do impacto das perturbações do espectro do autismo em jovens/adultosGUIDELINES FOR SOCIAL INTERVENTION TO MINIMIZING THE IMPACT OF DISORDERS OF THE SPECTRUM OF AUTISM IN YOUNG / ADULTSPerturbação do Espetro do AutismoImpacto das PEA em Jovens/AdultosIntervenção SocialOrientações de Intervenção nas PEAAutism Spectrum DisorderImpact of ASD on Youth AdultsSocial InterventionGuidelines for Social Intervention in ASDDissertação de Mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo apresentada à Faculdade de EconomiaThis research aims to contribute on the guidance of Social Work in follow-up and support in young adults with Autism Spectrum Disorders, in an institutional context. Due to the special features of individuals with ASD, individual evaluation and diagnosis becomes essential to create an intervention plan focused on their needs. The method used to develop this work consisted in a case study of a young man with ASD, non-verbal, living in a residential context. For a deeper knowledge of its specific features, it was essential to collect information from parents, social workers and caregivers, through informal interviews, as well as consulting medical reports and diagnoses. It was through of communicative skills evaluations, observation, and observation grids analysis of challenging behaviors, that it became possible to create an individual profile of this young man. Some specific guidelines for a social intervention were developed for this young man specifically, but also to the problematic in general, seeking the importance of the individual as a unique being. The starting point of the intervention is to evaluate the individual's needs on his daily routines, identifying possible problems, and measuring the impact of his difficulties. In the multidisciplinary intervention, the role of the Social Worker is not only to promote the development of skills in the individual in terms of communication, social interaction, or in the behavioral area, but also to assist, train and sensitize the social team, which as a consequence strengthen the institution. The participation of Social Assistance, in this context of health promotion, well-being and improvement of quality of life in young adults with ASD, gives an innovative component in the exercise of their functions, constantly reinventing the search for new and appropriate solutions. Keywords: Autism Spectrum Disorder, Impact of ASD on Youth Adults, Social Intervention, Intervention Guidelines.A presente investigação tem o objetivo de contribuir para a orientação do Trabalho Social em equipas de acompanhamento e suporte a jovens adultos com Perturbações do Espetro do Autismo, em contexto institucional. Devido às características especiais dos indivíduos com PEA, a avaliação e diagnóstico individual torna-se essencial para a criação de um plano de intervenção focado nas suas necessidades. O método utilizado para desenvolver este trabalho consistiu no estudo do caso de um jovem com PEA, não-verbal, a viver em contexto residencial. Para um conhecimento mais aprofundado das suas características específicas foi essencial a recolha de informação junto dos pais, técnicos e cuidadores, através de entrevistas informais, bem como da consulta de relatórios médicos e diagnósticos. Foi através de avaliações das competências comunicativas, da observação participante, e da análise das grelhas de observação de comportamento desafiador, que se tornou possível delinear o perfil individual deste jovem. Posto isto, desenvolveram-se algumas orientações específicas para a intervenção social junto deste jovem especificamente, mas também na problemática no geral, procurando visar a importância do indivíduo como ser único. O ponto de partida da intervenção é o de avaliar as necessidades do indivíduo na execução das suas rotinas diárias, identificando possíveis problemas, e medindo o impacto das suas dificuldades. Na intervenção multidisciplinar, o papel do Assistente Social é para além de promover o desenvolvimento de competências no indivíduo ao nível da comunicação, da interação social, ou na área comportamental, também o de assistir, capacitar e sensibilizar a equipa técnica, o que como consequência fortalecerá a instituição. A participação da Assistência Social apresenta assim, neste contexto de promoção de saúde, bem-estar e melhoria de qualidade de vida em jovens adultos com PEA, uma componente inovadora no exercício das suas funções, em contante reinvenção na busca de novas e adequadas soluções. Palavras-chave: Perturbação do Espetro do Autismo, Impacto das PEA em Jovens/Adultos, Intervenção Social, Orientações de Intervenção nas PEA.2021-02-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/94570http://hdl.handle.net/10316/94570TID:202710300porRodrigues, Patrícia Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T04:04:32Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/94570Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:13:14.066594Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Orientações para a intervenção social na minimização do impacto das perturbações do espectro do autismo em jovens/adultos
GUIDELINES FOR SOCIAL INTERVENTION TO MINIMIZING THE IMPACT OF DISORDERS OF THE SPECTRUM OF AUTISM IN YOUNG / ADULTS
title Orientações para a intervenção social na minimização do impacto das perturbações do espectro do autismo em jovens/adultos
spellingShingle Orientações para a intervenção social na minimização do impacto das perturbações do espectro do autismo em jovens/adultos
Rodrigues, Patrícia Ferreira
Perturbação do Espetro do Autismo
Impacto das PEA em Jovens/Adultos
Intervenção Social
Orientações de Intervenção nas PEA
Autism Spectrum Disorder
Impact of ASD on Youth Adults
Social Intervention
Guidelines for Social Intervention in ASD
title_short Orientações para a intervenção social na minimização do impacto das perturbações do espectro do autismo em jovens/adultos
title_full Orientações para a intervenção social na minimização do impacto das perturbações do espectro do autismo em jovens/adultos
title_fullStr Orientações para a intervenção social na minimização do impacto das perturbações do espectro do autismo em jovens/adultos
title_full_unstemmed Orientações para a intervenção social na minimização do impacto das perturbações do espectro do autismo em jovens/adultos
title_sort Orientações para a intervenção social na minimização do impacto das perturbações do espectro do autismo em jovens/adultos
author Rodrigues, Patrícia Ferreira
author_facet Rodrigues, Patrícia Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Patrícia Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Perturbação do Espetro do Autismo
Impacto das PEA em Jovens/Adultos
Intervenção Social
Orientações de Intervenção nas PEA
Autism Spectrum Disorder
Impact of ASD on Youth Adults
Social Intervention
Guidelines for Social Intervention in ASD
topic Perturbação do Espetro do Autismo
Impacto das PEA em Jovens/Adultos
Intervenção Social
Orientações de Intervenção nas PEA
Autism Spectrum Disorder
Impact of ASD on Youth Adults
Social Intervention
Guidelines for Social Intervention in ASD
description Dissertação de Mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo apresentada à Faculdade de Economia
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/94570
http://hdl.handle.net/10316/94570
TID:202710300
url http://hdl.handle.net/10316/94570
identifier_str_mv TID:202710300
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134027943247872