Interacções entre marketing e design para uma orientação estratégica de inovação radical: comparações entre empresas de sectores emergentes e tradicionais da indústria portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mateus, Américo da Conceção
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/15754
Resumo: O objectivo fundamental deste estudo consiste em identificar e compreender as orientações estratégicas das Empresas para a inovação radical, como factor de diferenciação e vantagem competitiva. Para tal foi feita uma revisão bibliográfica sobre os temas da Epistemologia (focalizada na ruptura), da Gestão Estratégica da inovação (focalizada na inovação radical), do Marketing e do Design, procurando-se factores comuns de natureza conceptual por forma a construir um modelo original de interacções entre o Marketing e o Design para suporte das orientações estratégicas de inovação radical. A abordagem empírica centra-se no método de estudo de caso. São explorados quatro casos de empresas portuguesas (duas de sectores económicos tradicionais e duas de sectores emergentes), comparando-os dois a dois. As conclusões revelam que, nos casos analisados existem boas práticas de sector relativamente a estratégias de inovação, tanto nos sectores tradicionais, como nos sectores emergentes. Porém, é nas empresas dos sectores emergentes que encontramos os melhores referenciais de inovação radical, sendo aí que as interacções entre o marketing e o design (orientadas para o consumidor e para a criatividade) têm um papel mais efectivo na criação de vantagens competitivas e, portanto, no sucesso empresarial. ***/Abstract - The main purpose of this master thesis is to identify and understand the strategic orientations of Enterprises towards Radical Innovation, as a differentiation agent and competitive advantage. Unto accomplish this goal a literature review was conducted approaching several subjects as Epistemology (based upon Disruption), Strategic Management of Innovation (focused at Radical Innovation), Marketing and Design, searching for common factors of conceptual nature in order to build an original model of the interactions between Marketing and Design that holds the strategic orientations of radical innovation. The empirical approach is based upon the case study method. Four cases of Portuguese companies are studied (two from the traditional economic sectors and two of the emerging sectors), comparing cases two by two. The conclusions show that, in the analyzed cases, there are good sector practices concerning management strategies towards innovation on both traditional and emerging sectors. However, the emerging sectors enterprises perform better at Radical Innovation referential systems, where the interactions between marketing and design (costumer and creativity focused) assume a prevailing strategic role for the development of competitive advantages and, therefore, for the entrepreneurial success.
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