Do verbo ao pixel: interfaces do poético em hipermédia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/1356 |
Resumo: | Este artigo propõe uma discussão acerca da função da leitura e da apreciação da literatura na formação do leitor, tendo como foco os espaços da escrita na hipermédia e a relação palavraimagem no ciberespaço. A pesquisa discute também o lugar da poesia enquanto objeto estético e fonte de conhecimento e criatividade, através da análise de alguns textos do poeta Arnaldo Antunes. Suscita ainda reflexões quanto à construção do texto poético em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), a partir da experiência no curso de Licenciatura em Artes Visuais, em EAD, na Universidade Federal de Goiás. This article proposes a discussion about the function of reading and evaluation of literature in the reader’s learning process, focusing on the roles of writing in hypermedia as well as the word-image relation in cyberspace. The research discusses the role of poetry as an aesthetic subject and as a source of knowledge and creativity, taking as an examples works of the poet Arnaldo Antunes. This text aims at proposing a reflection on the making of the poetic text in Virtual Learning Environments, based on our experience as professor in the Visual Arts graduate course, taught through distance learning, at the Universidade Federal de Goiás (UFG). |
id |
RCAP_1e967c5095cefcdb7b2d5941ed2ee525 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ufp.pt:10284/1356 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Do verbo ao pixel: interfaces do poético em hipermédiaEste artigo propõe uma discussão acerca da função da leitura e da apreciação da literatura na formação do leitor, tendo como foco os espaços da escrita na hipermédia e a relação palavraimagem no ciberespaço. A pesquisa discute também o lugar da poesia enquanto objeto estético e fonte de conhecimento e criatividade, através da análise de alguns textos do poeta Arnaldo Antunes. Suscita ainda reflexões quanto à construção do texto poético em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), a partir da experiência no curso de Licenciatura em Artes Visuais, em EAD, na Universidade Federal de Goiás. This article proposes a discussion about the function of reading and evaluation of literature in the reader’s learning process, focusing on the roles of writing in hypermedia as well as the word-image relation in cyberspace. The research discusses the role of poetry as an aesthetic subject and as a source of knowledge and creativity, taking as an examples works of the poet Arnaldo Antunes. This text aims at proposing a reflection on the making of the poetic text in Virtual Learning Environments, based on our experience as professor in the Visual Arts graduate course, taught through distance learning, at the Universidade Federal de Goiás (UFG).Edições Universidade Fernando PessoaRui TorresRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaSantos e Silva, Débora Cristina2010-03-05T14:49:34Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/1356porCibertextualidades. Porto. ISSN 1646-4435. 3 (2009) 31-41.1646-4435info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-02-07T02:02:19Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/1356Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:38:40.406096Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Do verbo ao pixel: interfaces do poético em hipermédia |
title |
Do verbo ao pixel: interfaces do poético em hipermédia |
spellingShingle |
Do verbo ao pixel: interfaces do poético em hipermédia Santos e Silva, Débora Cristina |
title_short |
Do verbo ao pixel: interfaces do poético em hipermédia |
title_full |
Do verbo ao pixel: interfaces do poético em hipermédia |
title_fullStr |
Do verbo ao pixel: interfaces do poético em hipermédia |
title_full_unstemmed |
Do verbo ao pixel: interfaces do poético em hipermédia |
title_sort |
Do verbo ao pixel: interfaces do poético em hipermédia |
author |
Santos e Silva, Débora Cristina |
author_facet |
Santos e Silva, Débora Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rui Torres Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos e Silva, Débora Cristina |
description |
Este artigo propõe uma discussão acerca da função da leitura e da apreciação da literatura na formação do leitor, tendo como foco os espaços da escrita na hipermédia e a relação palavraimagem no ciberespaço. A pesquisa discute também o lugar da poesia enquanto objeto estético e fonte de conhecimento e criatividade, através da análise de alguns textos do poeta Arnaldo Antunes. Suscita ainda reflexões quanto à construção do texto poético em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), a partir da experiência no curso de Licenciatura em Artes Visuais, em EAD, na Universidade Federal de Goiás. This article proposes a discussion about the function of reading and evaluation of literature in the reader’s learning process, focusing on the roles of writing in hypermedia as well as the word-image relation in cyberspace. The research discusses the role of poetry as an aesthetic subject and as a source of knowledge and creativity, taking as an examples works of the poet Arnaldo Antunes. This text aims at proposing a reflection on the making of the poetic text in Virtual Learning Environments, based on our experience as professor in the Visual Arts graduate course, taught through distance learning, at the Universidade Federal de Goiás (UFG). |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2009-01-01T00:00:00Z 2010-03-05T14:49:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10284/1356 |
url |
http://hdl.handle.net/10284/1356 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cibertextualidades. Porto. ISSN 1646-4435. 3 (2009) 31-41. 1646-4435 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universidade Fernando Pessoa |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universidade Fernando Pessoa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130249524412416 |