Meios e agentes de cultura na Terceira (1525-1556) : livros, mestres e escolas : breves apontamentos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.3/412 |
Resumo: | O tema que nos propomos introdutoriamente aqui abordar nasce de notas um pouco colaterais, principalmente muito dispersas, reunidas nos últimos anos do nosso trabalho. Registando minuciosamente os informes da documentação, quantas vezes em mau estado de conservação, de leitura problemática e bastante mais lacunar do que gostaríamos, confrontámo-nos com uma esquecida figura da sociedade terceirense da primeira metade do século XVI: a do professor. Pela importância da temática e raridade dos estudos, tivemos por útil o registo das informações detectadas. A par da escola espiscopal de Angra, naturalmente nascida com a diocese em 1534 e tão pouco conhecida, o agente do saber e da cultura mais presente nos nossos documentos é o referenciado por mestre de ensjnar mocos ou mestre que emssina moços, mestre de ensinar a ler e ainda, a outro nível, o Mestre de gramatica ou gramatico. Ora quem são estes homens, cujos nomes sempre se associam à particular função que exercem? [...] |
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Meios e agentes de cultura na Terceira (1525-1556) : livros, mestres e escolas : breves apontamentosCultura AçorianaEducaçãoHistória dos Açores (1525-1556)O tema que nos propomos introdutoriamente aqui abordar nasce de notas um pouco colaterais, principalmente muito dispersas, reunidas nos últimos anos do nosso trabalho. Registando minuciosamente os informes da documentação, quantas vezes em mau estado de conservação, de leitura problemática e bastante mais lacunar do que gostaríamos, confrontámo-nos com uma esquecida figura da sociedade terceirense da primeira metade do século XVI: a do professor. Pela importância da temática e raridade dos estudos, tivemos por útil o registo das informações detectadas. A par da escola espiscopal de Angra, naturalmente nascida com a diocese em 1534 e tão pouco conhecida, o agente do saber e da cultura mais presente nos nossos documentos é o referenciado por mestre de ensjnar mocos ou mestre que emssina moços, mestre de ensinar a ler e ainda, a outro nível, o Mestre de gramatica ou gramatico. Ora quem são estes homens, cujos nomes sempre se associam à particular função que exercem? [...]Universidade dos AçoresRepositório da Universidade dos AçoresGregório, Rute Dias2010-01-06T12:18:04Z20052005-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/412por"ARQUIPÉLAGO. História". ISSN 0871-7664. 2ª série, vols. 9-10 (2005-2006): 75-870871-7664info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:27:38Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/412Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:23:21.746306Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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