Tecnologias de informação na manutenção aeronáutica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/14571 |
Resumo: | Trabalho Final de Mestrado para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Mecânica |
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Tecnologias de informação na manutenção aeronáuticaManutenção aeronáuticaMROTecnologias de informaçãoRealidade aumentadaAeronautical maintenanceInformation technologiesAugmented realityTrabalho Final de Mestrado para obtenção do grau de Mestre em Engenharia MecânicaA manutenção aeronáutica não é só caracterizada pela elevada regulamentação associada como também pela rigorosidade que os técnicos de manutenção e seus trabalhos devem apresentar, tornando-se um dos sectores mais exigentes. Com a Indústria 4.0 novas tecnologias podem fazer parte das funções de uma organização de modo a facilitar e melhorar as suas atividades e processos. Com isto, igualmente aparecem as Tecnologias de Informação, e mais propriamente a tecnologia de Realidade Aumentada que, assim como muitas as outras tecnologias, apoia no desenvolvimento de uma organização e dos seus processos. A presente dissertação visa descrever o conceito da Indústria 4.0 e Tecnologia de Informação, e também, explicar no que consiste a tecnologia de Realidade Aumentada, as suas vantagens, principalmente perante os métodos convencionais de realização das tarefas, e onde é que ainda precisa de ser aperfeiçoada para que num futuro próximo possa apoiar com muita mais regularidade e facilidade os trabalhos da manutenção aeronáutica. Numa primeira análise foi possível demonstrar que não existe nada que impeça em termos de regulamentação a prática de novas tecnologias numa MRO, tanto para os seus trabalhos como para a formação dos seus técnicos. Com a demonstração e análise de alguns casos de estudos do uso de tecnologias de Realidade Aumentada em trabalhos de manutenção aeronáutica, realizados por outros autores, e com a aplicação e igualmente respetiva análise de casos de estudo com base em documentação real de trabalho da empresa TAP, foi possível na presente dissertação demonstrar que atualmente as tecnologias de Realidade Aumentada já apresentam uma mais valia, principalmente no tempo de realização das tarefas que como demonstrado pode ser bastante reduzido e igualmente no facto de ser uma tecnologia bem recebida por parte dos utilizadores para o uso das tarefas de manutenção.Aeronautical maintenance is not only characterized by the high associated regulations but also by the rigor that maintenance technicians and their work must present, making it one of the most demanding sectors. With Industry 4.0 new technologies can be part of the functions of an organization in order to facilitate and improve its activities and processes. With this, information technologies also appear, and more specifically the Augmented Reality technology which, like many other technologies, supports the development of an organization and its processes. This dissertation aims to describe the concept of Industry 4.0 and Information Technology, and also to explain what augmented reality technology consists of, its advantages, especially in view of conventional methods of performing tasks, and where it still needs to be improved so that in the near future it can support very regularly and easily the work of aeronautical maintenance. In a first analysis it was possible to demonstrate that there is nothing to prevent in terms of regulation the practice of new technologies in an MRO, both for their work and for the training of their technicians. With the demonstration and analysis of some case studies of the use of Augmented Reality technologies in aeronautical maintenance work, carried out by other authors, and with the application and also respective analysis of case studies based on real documentation of work of TAP, it was possible in this dissertation to demonstrate that currently Augmented Reality technologies already have an added value, especially in the time of performance of tasks which as demonstrated can be greatly reduced and also in the fact that it is a well received technology by users for the use of maintenance tasks.Instituto Superior de Engenharia de LisboaCosta, Pedro Miguel Rodrigues daRCIPLFonseca, Rui Pedro de Almeida2022-04-19T10:28:16Z2022-022022-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14571TID:202995810porFONSECA, Rui Pedro de Almeida – Tecnologias de informação na manutenção aeronáutica. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2022. Dissertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:10:54Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14571Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:21.229962Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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