Avaliação das empresas no processo da privatização (caso da indústria transformadora angolana)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/25115 |
Resumo: | Mestrado em Gestão/MBA |
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Avaliação das empresas no processo da privatização (caso da indústria transformadora angolana)indústriaempresaavaliaçãovalorpreçoprivatização.industrycompanyevaluationvaluepriceprivatlsationMestrado em Gestão/MBAA guerra civil, o modo de intervenção do estado na economia e a falta de recursos humanos necessários, influenciaram negativamente a situação económica de angola. Como consequência, o sector industrial vive uma situação de descapitalização generalizada originada pela ampla paralisação do aparelho produtivo. Para dar resposta a esta situação, o Estado angolano optou por uma política de privatização, como forma de garantir a reindustrialização e arrecadar receitas para os cofres do Estado, que permitissem reduzir o défice orçamental. Neste trabalho, procuramos fazer uma análise crítica sobre o modelo segundo o qual são avaliadas as empresas no processo de privatização angolano, que deve ser a base de referência para as negociações, conducentes à determinação do preço. Simultaneamente realiza-se uma breve análise da indústria transformadora angolana, da política financeira, bem como do próprio modelo de privatização, que condicionam a avaliação das empresas a privatizar. Deste modo, na primeira parte, faz-se uma breve alusão aos aspectos que caracterizam a economia angolana destacando a fase crítica que atravessa o seu sector industrial, cujo quadro espelha a desindustrialização, e o seu sector financeiro fortemente afectada pela depreciação da moeda, devido ao crescimento excessiva da massa monetária. Ainda, nesta parte, de uma forma muito detalhada, apresenta-se e analisa-se o esquema de privatização das empresas em Angola. Estudam-se os pressupostos teóricos que apoiam o modelo de privatização, a Lei 10/94 de 31 de Agosto, a Lei das privatizações e outros documentos legais, demarcando aspectos que condicionam o seu êxito. Nesta perspectiva analisaram-se quatro modelos de privatização, a saber, Inglês, Russo, Chileno e Português, tendo em vista identificar aspectos que pudessem contribuir para poder melhorar o processo de privatização angolano. Na segunda parte do trabalho, investigam-se as causas e os objectivos que estão na base na avaliação das empresas, desenvolvendo um quadro teórico com os vários métodos de avaliação segundo as ópticas patrimonial, económica, financeira e de mercado. Segue-se uma apresentação dos procedimentos a utilizar para avaliação de uma empresa. No último capítulo estuda-se o próprio processo angolano de avaliação das empresas na indústria transformadora, com base no Decreto executivo n.° 7/79 de 7 de Fevereiro, através de dados colhidos nos órgãos ligados ao processo de privatização e dos documentos financeiros preparados pelos serviços de contabilidade das empresas. Da análise efectuada concluiu-se que o método de privatização previsto no Decreto n.° 7/79 de 7 de Fevereiro não tem aplicação prática, por ser ambíguo, enfermando de muitas lacunas, nomeadamente, de uma indefinição na determinação dos parâmetros chaves da fórmula. Da sua aplicação resulta um valor para a empresa pouco significativo, dando origem a urna grande arbitrariedade na fixação do valor de venda. Propõe-se dois métodos para avaliar as empresas a serem privatizadas em Angola: o primeiro para as empresas paralizadas e o segundo para as empresas em funcionamento.Civil war, political unrest, govemment methods of intervention in the economy and the lack of indispensable human resources, negatively influenced economic situation in Angola. Consequently, the industrial sector suffers from generalized shorted of investment as a result of extensive stoppage and paralysis of activity. To overcome such situation, the Angolan Government initiated a privatisation policy in order to ensure the launching of a re-industrialization process and to secure the collection of taxes that would make possible the reduction of the goverrunental budget's deficit. Throughout this essay, we make a criticai analysis of the model which as been used to evaluate the corporations which were privatised in Angola In the first part of this dissertation, it a brief reference is made to the main aspects that characterize the Angolan economy, highlighting the current critical phase of the industrial sector, as a result of the industry decline. A reference was also made to the financial sector, seriously affected by the currency depreciation resulting from the excessive growth of money. In addition to the above, it was put forward and analysed the overall Angolan privatisation model, together with the detailed study of the principies behind the privatisation plan (Law 10/94, of 31 August), the privatisation Law and other relevant legal which lay down the basic mies documents. On which its success will depend. According to this objective, it was carried out an anaiysis of four privatisation models, nameiy the English, Russian, Chilean and Portuguese ones, in order to identify aspects and features that could lead to the better understanding and improvement of the Angolan privatisation process. In the second part of the dissertation essay, an investigation was carried out to identify the causes and objectives that determine the need to evaluate corporations, unfolding a theoretical framework in which several theoretical methods are put forward. Several model of evaluation are analysed. In the last chapter, the legal method which is used in Angola to evaluate privatised industrial firais is studied and analysed, based in the contents of executive Decree nr7/79 of 07 February, together with data collected with the entities connected to the privatisation process as well as the financial documents prepared and produced by the companies' own account departments. From the analysis hereby carried out, the main conclusion is that the privatisation method defined by Decree n° 7/70 of 07 February, can not be practically implemented, due to its ambiguity and omissions, namely the impreciseness in the determination of key formula parameters. We propose that two methods should be used to evaluate the corporations to be privatised in Angola: one for firms which are out of business and another for firms which are carrying out operations.Instituto Superior de Economia e GestãoFerreira, João da SilvaRepositório da Universidade de LisboaJoão-Claúdio, Makivavila2022-08-03T13:02:19Z2000-102000-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/25115porJoão-Claúdio, Makivavila (2000). “Avaliação das empresas no processo da privatização (caso da indústria transformadora angolana)”. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:54:43Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/25115Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:09:03.157346Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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