As tecnologias da informação e comunicação e o professor de fisioterapia: interações para a construção de práticas pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque, Dominique Babini Lapa De
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/1542
Resumo: A preocupação central desta pesquisa foi avaliar a utilização das tecnologias da informação e comunicação na prática pedagógica de professores dos cursos de Bacharelado em Fisioterapia de Instituições de Ensino Superior da cidade do Recife, Pernambuco, Brasil. A pesquisa foi conduzida com 100 professores fisioterapeutas que lecionam em quatro instituições de ensino da referida cidade, e com quatro coordenadores dos cursos de Fisioterapia das mesmas instituições. Procedeu-se à aplicação de um questionário validado e adaptado aos professores e uma entrevista semi-estruturada aos coordenadores de curso. A análise dos dados quantitativos foi realizada por meio do programa SPSS 18.0; enquanto a análise dos dados qualitativos foi orientada pela análise de discurso. Os resultados demonstraram a falta de formação profissional dos docentes fisioterapeutas para a utilização das novas tecnologias no ensino da Fisioterapia, visto que, apesar de a maioria dos professores ter acesso aos recursos tecnológicos, poucos fazem uso destas ferramentas em contexto educativo. Assim, sugere-se que muito se tem a evoluir para que toda a potencialidade dos recursos tecnológicos possa ser utilizada a favor do ensino da Fisioterapia, tanto para construção das práticas pedagógicas de seus docentes quanto para a facilitação do processo de ensino-aprendizagem com os alunos.
id RCAP_1eac4d5203f97a0b6d6d93c4a06c3288
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1542
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As tecnologias da informação e comunicação e o professor de fisioterapia: interações para a construção de práticas pedagógicasFORMAÇÃO DE PROFESSORESFISIOTERAPIATECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃOMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOBRASILTEACHERS EDUCATIONPHYSIOTHERAPYINFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIESEDUCATIONBRAZILA preocupação central desta pesquisa foi avaliar a utilização das tecnologias da informação e comunicação na prática pedagógica de professores dos cursos de Bacharelado em Fisioterapia de Instituições de Ensino Superior da cidade do Recife, Pernambuco, Brasil. A pesquisa foi conduzida com 100 professores fisioterapeutas que lecionam em quatro instituições de ensino da referida cidade, e com quatro coordenadores dos cursos de Fisioterapia das mesmas instituições. Procedeu-se à aplicação de um questionário validado e adaptado aos professores e uma entrevista semi-estruturada aos coordenadores de curso. A análise dos dados quantitativos foi realizada por meio do programa SPSS 18.0; enquanto a análise dos dados qualitativos foi orientada pela análise de discurso. Os resultados demonstraram a falta de formação profissional dos docentes fisioterapeutas para a utilização das novas tecnologias no ensino da Fisioterapia, visto que, apesar de a maioria dos professores ter acesso aos recursos tecnológicos, poucos fazem uso destas ferramentas em contexto educativo. Assim, sugere-se que muito se tem a evoluir para que toda a potencialidade dos recursos tecnológicos possa ser utilizada a favor do ensino da Fisioterapia, tanto para construção das práticas pedagógicas de seus docentes quanto para a facilitação do processo de ensino-aprendizagem com os alunos.The main concern of this study was to evaluate the use of information and communication technologies in pedagogical practice of teachers of Bachelor degree in Physical therapy in institutions of higher education, in Recife, Pernambuco, Brazil. The research was carried out with 100 physical therapist teachers who teach in four institutions of that city and four coordinators of the courses of Physical therapy from the same institutions. A validated and adapted questionnaire was applied with the teachers as well as a semi-structured interview with the courses coordinators. The quantitative analysis was carried out through the program SPSS 18.0; while the qualitative analysis was guided by the discourse analysis technique. The results demonstrated that there is lack of professional training of the physical therapist teachers in using new technologies in the teaching of physical therapy; and, although the majority of teachers have access to technological resources, few of them make use of these tools in an educational context. Therefore, the results suggested that much has to be developed so that the full potential of technological resources may be used for the teaching of Physical Therapy, both for construction of the pedagogical practices of their teachers and to facilitate the process of teaching and student learning.2012-01-12T21:25:07Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/1542porAlbuquerque, Dominique Babini Lapa Deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:05:34Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1542Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:13:16.974090Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As tecnologias da informação e comunicação e o professor de fisioterapia: interações para a construção de práticas pedagógicas
title As tecnologias da informação e comunicação e o professor de fisioterapia: interações para a construção de práticas pedagógicas
spellingShingle As tecnologias da informação e comunicação e o professor de fisioterapia: interações para a construção de práticas pedagógicas
Albuquerque, Dominique Babini Lapa De
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
FISIOTERAPIA
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
BRASIL
TEACHERS EDUCATION
PHYSIOTHERAPY
INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES
EDUCATION
BRAZIL
title_short As tecnologias da informação e comunicação e o professor de fisioterapia: interações para a construção de práticas pedagógicas
title_full As tecnologias da informação e comunicação e o professor de fisioterapia: interações para a construção de práticas pedagógicas
title_fullStr As tecnologias da informação e comunicação e o professor de fisioterapia: interações para a construção de práticas pedagógicas
title_full_unstemmed As tecnologias da informação e comunicação e o professor de fisioterapia: interações para a construção de práticas pedagógicas
title_sort As tecnologias da informação e comunicação e o professor de fisioterapia: interações para a construção de práticas pedagógicas
author Albuquerque, Dominique Babini Lapa De
author_facet Albuquerque, Dominique Babini Lapa De
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Albuquerque, Dominique Babini Lapa De
dc.subject.por.fl_str_mv FORMAÇÃO DE PROFESSORES
FISIOTERAPIA
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
BRASIL
TEACHERS EDUCATION
PHYSIOTHERAPY
INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES
EDUCATION
BRAZIL
topic FORMAÇÃO DE PROFESSORES
FISIOTERAPIA
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
BRASIL
TEACHERS EDUCATION
PHYSIOTHERAPY
INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES
EDUCATION
BRAZIL
description A preocupação central desta pesquisa foi avaliar a utilização das tecnologias da informação e comunicação na prática pedagógica de professores dos cursos de Bacharelado em Fisioterapia de Instituições de Ensino Superior da cidade do Recife, Pernambuco, Brasil. A pesquisa foi conduzida com 100 professores fisioterapeutas que lecionam em quatro instituições de ensino da referida cidade, e com quatro coordenadores dos cursos de Fisioterapia das mesmas instituições. Procedeu-se à aplicação de um questionário validado e adaptado aos professores e uma entrevista semi-estruturada aos coordenadores de curso. A análise dos dados quantitativos foi realizada por meio do programa SPSS 18.0; enquanto a análise dos dados qualitativos foi orientada pela análise de discurso. Os resultados demonstraram a falta de formação profissional dos docentes fisioterapeutas para a utilização das novas tecnologias no ensino da Fisioterapia, visto que, apesar de a maioria dos professores ter acesso aos recursos tecnológicos, poucos fazem uso destas ferramentas em contexto educativo. Assim, sugere-se que muito se tem a evoluir para que toda a potencialidade dos recursos tecnológicos possa ser utilizada a favor do ensino da Fisioterapia, tanto para construção das práticas pedagógicas de seus docentes quanto para a facilitação do processo de ensino-aprendizagem com os alunos.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2011
2012-01-12T21:25:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/1542
url http://hdl.handle.net/10437/1542
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131229883203584