O ato de agradecimento nas interações comerciais : contributo para o seu estudo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freire, Raquel Margarida da Silva Marques
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/5575
Resumo: O presente estudo, no âmbito da Pragmática Linguística, resulta de uma investigação, que observa a realização dos atos ilocutórios expressivos de agradecimento nas interações comerciais. O objetivo é tentar compreender os processos linguísticos subjacentes à realização dos referidos atos ilocutórios, nomeadamente através do recenseamento dos diferentes tipos de agradecimento, da descrição dos atos de fala predominantes e das funções semântico-pragmáticas do agradecimento. Um dos aspetos mais importantes será o recensear dos tipos de agradecimento mais usados nas interações comerciais. Para tal, parte-se da observação detalhada de um corpus recolhido no âmbito específico de interações comerciais que ocorreram entre 10 de fevereiro de 2014 a 30 de setembro de 2014. Os resultados obtidos convergem no sentido de que o agradecimento é um ato expressivo reativo que pode ser verbal ou não verbal, com a finalidade de estabelecer a relação custo-benefício entre locutor e ouvinte, tendo em conta e respeitando os vários contextos socioculturais. De facto, o ato de agradecer, tal como os restantes atos ilocutórios expressivos, depende da forma como é expressado, dos gestos que o acompanham e das emoções que lhe são inerentes.
id RCAP_1eb57eed489b0e72e1dd16ac8465488f
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/5575
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ato de agradecimento nas interações comerciais : contributo para o seu estudoLinguísticaPragmáticaRelações comerciaisFalaDiscursoSpeech actsIllocutionary expressive actsGratitude actsPragmaticsCommunicative competency of the gratitude actO presente estudo, no âmbito da Pragmática Linguística, resulta de uma investigação, que observa a realização dos atos ilocutórios expressivos de agradecimento nas interações comerciais. O objetivo é tentar compreender os processos linguísticos subjacentes à realização dos referidos atos ilocutórios, nomeadamente através do recenseamento dos diferentes tipos de agradecimento, da descrição dos atos de fala predominantes e das funções semântico-pragmáticas do agradecimento. Um dos aspetos mais importantes será o recensear dos tipos de agradecimento mais usados nas interações comerciais. Para tal, parte-se da observação detalhada de um corpus recolhido no âmbito específico de interações comerciais que ocorreram entre 10 de fevereiro de 2014 a 30 de setembro de 2014. Os resultados obtidos convergem no sentido de que o agradecimento é um ato expressivo reativo que pode ser verbal ou não verbal, com a finalidade de estabelecer a relação custo-benefício entre locutor e ouvinte, tendo em conta e respeitando os vários contextos socioculturais. De facto, o ato de agradecer, tal como os restantes atos ilocutórios expressivos, depende da forma como é expressado, dos gestos que o acompanham e das emoções que lhe são inerentes.This study conducted in the field of Pragmatics, is the result of an investigation that observes the expressive illocutionary acts of gratitude in business interactions. The aim of this work is to try and understand the linguistic processes involved in the illocutionary acts, by assembling the different types of gratitude acts, the description of the most predominant speech acts and semantic-pragmatic functions of gratitude. One of the most important aspects will be the identification of the most common types of gratitude used in business/commercial interactions. In order to do that we analysed the corpus collected in a specific field of business interactions from the 10th of February 2014 to the 30th of September 2014. This study shows that the act of gratitude is a reactive expressive act that can be either verbal or non-verbal and that it has the purpose to establish the cost-benefit relation between speaker and the listener, taking into account and respecting the various socio cultural contexts. In fact, the gratitude act, as well as the other illocutionary expressive acts, depends on the way it is expressed and on the gestures and the emotions involved.Seara, IsabelRepositório AbertoFreire, Raquel Margarida da Silva Marques2016-09-20T10:57:03Z2016-07-252016-09-202016-07-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/5575TID:201263130porFreire, Raquel Margarida da Silva Marques - O ato de agradecimento nas interações comerciais [Em linha] : contributo para o seu estudo. [S.l.] : [s.n.], 2016. 2 vol.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:22:36Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/5575Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:46:20.675243Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ato de agradecimento nas interações comerciais : contributo para o seu estudo
title O ato de agradecimento nas interações comerciais : contributo para o seu estudo
spellingShingle O ato de agradecimento nas interações comerciais : contributo para o seu estudo
Freire, Raquel Margarida da Silva Marques
Linguística
Pragmática
Relações comerciais
Fala
Discurso
Speech acts
Illocutionary expressive acts
Gratitude acts
Pragmatics
Communicative competency of the gratitude act
title_short O ato de agradecimento nas interações comerciais : contributo para o seu estudo
title_full O ato de agradecimento nas interações comerciais : contributo para o seu estudo
title_fullStr O ato de agradecimento nas interações comerciais : contributo para o seu estudo
title_full_unstemmed O ato de agradecimento nas interações comerciais : contributo para o seu estudo
title_sort O ato de agradecimento nas interações comerciais : contributo para o seu estudo
author Freire, Raquel Margarida da Silva Marques
author_facet Freire, Raquel Margarida da Silva Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Seara, Isabel
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Freire, Raquel Margarida da Silva Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística
Pragmática
Relações comerciais
Fala
Discurso
Speech acts
Illocutionary expressive acts
Gratitude acts
Pragmatics
Communicative competency of the gratitude act
topic Linguística
Pragmática
Relações comerciais
Fala
Discurso
Speech acts
Illocutionary expressive acts
Gratitude acts
Pragmatics
Communicative competency of the gratitude act
description O presente estudo, no âmbito da Pragmática Linguística, resulta de uma investigação, que observa a realização dos atos ilocutórios expressivos de agradecimento nas interações comerciais. O objetivo é tentar compreender os processos linguísticos subjacentes à realização dos referidos atos ilocutórios, nomeadamente através do recenseamento dos diferentes tipos de agradecimento, da descrição dos atos de fala predominantes e das funções semântico-pragmáticas do agradecimento. Um dos aspetos mais importantes será o recensear dos tipos de agradecimento mais usados nas interações comerciais. Para tal, parte-se da observação detalhada de um corpus recolhido no âmbito específico de interações comerciais que ocorreram entre 10 de fevereiro de 2014 a 30 de setembro de 2014. Os resultados obtidos convergem no sentido de que o agradecimento é um ato expressivo reativo que pode ser verbal ou não verbal, com a finalidade de estabelecer a relação custo-benefício entre locutor e ouvinte, tendo em conta e respeitando os vários contextos socioculturais. De facto, o ato de agradecer, tal como os restantes atos ilocutórios expressivos, depende da forma como é expressado, dos gestos que o acompanham e das emoções que lhe são inerentes.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-20T10:57:03Z
2016-07-25
2016-09-20
2016-07-25T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/5575
TID:201263130
url http://hdl.handle.net/10400.2/5575
identifier_str_mv TID:201263130
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Freire, Raquel Margarida da Silva Marques - O ato de agradecimento nas interações comerciais [Em linha] : contributo para o seu estudo. [S.l.] : [s.n.], 2016. 2 vol.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135037200793600