Empreendimentos solidários e integração social pelo trabalho : o caso da Associação dos Catadores do Papel, Papelão e Material Reaproveitável (ASMARE)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Ana Mafalda Carvalho
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10216/66259
Resumo: Face a uma economia cada vez mais pautada pela lógica de eficácia e eficiência económica, a escalada do desemprego e a multiplicação de pessoas em situação de vulnerabilidade social têm levado à amplificação dos empreendimentos da economia solidária. Estas organizações contribuem privilegiadamente para a integração de grupos sociais marginalizados, tendo como objetivo criar oportunidades de autonomização socioeconómica. A economia solidária alicerça-se em práticas sustentadas de cooperação, autogestão e responsabilidade social e ambiental. Tais princípios são voltados para a satisfação dos interesses dos envolvidos e não apenas para fins económicos. O nosso estudo centra-se no caso da Associação dos Catadores do Papel, Papelão e Material Reaproveitável (ASMARE) localizada em Belo Horizonte – Brasil, cuja missão consiste em integrar indivíduos em situação de desqualificação social através da força de trabalho. Para a concretização dos objetivos de pesquisa aplicou-se uma metodologia intensiva de caráter eminentemente qualitativo em que se privilegia o percurso histórico da ASMARE, os seus mecanismos de funcionamento, a compreensão dos seus instrumentos de adaptação às reconfigurações recentes da sociedade brasileira e que têm consequências diretas na sua estrutura organizativa e económica, bem como as repercussões na vida dos catadores. Conclui-se que a ASMARE situa-se entre o tipo-ideal de empreendimento de caráter associativo e o de empreendimento económico de caráter familiar com níveis de solidariedade e cooperação. Constata-se que exerce impacto positivo na vida dos catadores e proporciona oportunidades habitacionais, escolares e laborais. [...]
id RCAP_1eb708ed7f8a2e9ea0752cb7aec632dc
oai_identifier_str oai:repositorio-aberto.up.pt:10216/66259
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Empreendimentos solidários e integração social pelo trabalho : o caso da Associação dos Catadores do Papel, Papelão e Material Reaproveitável (ASMARE)Economia socialIntegração socialTrabalhoFace a uma economia cada vez mais pautada pela lógica de eficácia e eficiência económica, a escalada do desemprego e a multiplicação de pessoas em situação de vulnerabilidade social têm levado à amplificação dos empreendimentos da economia solidária. Estas organizações contribuem privilegiadamente para a integração de grupos sociais marginalizados, tendo como objetivo criar oportunidades de autonomização socioeconómica. A economia solidária alicerça-se em práticas sustentadas de cooperação, autogestão e responsabilidade social e ambiental. Tais princípios são voltados para a satisfação dos interesses dos envolvidos e não apenas para fins económicos. O nosso estudo centra-se no caso da Associação dos Catadores do Papel, Papelão e Material Reaproveitável (ASMARE) localizada em Belo Horizonte – Brasil, cuja missão consiste em integrar indivíduos em situação de desqualificação social através da força de trabalho. Para a concretização dos objetivos de pesquisa aplicou-se uma metodologia intensiva de caráter eminentemente qualitativo em que se privilegia o percurso histórico da ASMARE, os seus mecanismos de funcionamento, a compreensão dos seus instrumentos de adaptação às reconfigurações recentes da sociedade brasileira e que têm consequências diretas na sua estrutura organizativa e económica, bem como as repercussões na vida dos catadores. Conclui-se que a ASMARE situa-se entre o tipo-ideal de empreendimento de caráter associativo e o de empreendimento económico de caráter familiar com níveis de solidariedade e cooperação. Constata-se que exerce impacto positivo na vida dos catadores e proporciona oportunidades habitacionais, escolares e laborais. [...]Porto : [Edição do Autor]20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10216/66259porGomes, Ana Mafalda Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-29T13:33:50Zoai:repositorio-aberto.up.pt:10216/66259Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:42:42.432921Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Empreendimentos solidários e integração social pelo trabalho : o caso da Associação dos Catadores do Papel, Papelão e Material Reaproveitável (ASMARE)
title Empreendimentos solidários e integração social pelo trabalho : o caso da Associação dos Catadores do Papel, Papelão e Material Reaproveitável (ASMARE)
spellingShingle Empreendimentos solidários e integração social pelo trabalho : o caso da Associação dos Catadores do Papel, Papelão e Material Reaproveitável (ASMARE)
Gomes, Ana Mafalda Carvalho
Economia social
Integração social
Trabalho
title_short Empreendimentos solidários e integração social pelo trabalho : o caso da Associação dos Catadores do Papel, Papelão e Material Reaproveitável (ASMARE)
title_full Empreendimentos solidários e integração social pelo trabalho : o caso da Associação dos Catadores do Papel, Papelão e Material Reaproveitável (ASMARE)
title_fullStr Empreendimentos solidários e integração social pelo trabalho : o caso da Associação dos Catadores do Papel, Papelão e Material Reaproveitável (ASMARE)
title_full_unstemmed Empreendimentos solidários e integração social pelo trabalho : o caso da Associação dos Catadores do Papel, Papelão e Material Reaproveitável (ASMARE)
title_sort Empreendimentos solidários e integração social pelo trabalho : o caso da Associação dos Catadores do Papel, Papelão e Material Reaproveitável (ASMARE)
author Gomes, Ana Mafalda Carvalho
author_facet Gomes, Ana Mafalda Carvalho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Ana Mafalda Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Economia social
Integração social
Trabalho
topic Economia social
Integração social
Trabalho
description Face a uma economia cada vez mais pautada pela lógica de eficácia e eficiência económica, a escalada do desemprego e a multiplicação de pessoas em situação de vulnerabilidade social têm levado à amplificação dos empreendimentos da economia solidária. Estas organizações contribuem privilegiadamente para a integração de grupos sociais marginalizados, tendo como objetivo criar oportunidades de autonomização socioeconómica. A economia solidária alicerça-se em práticas sustentadas de cooperação, autogestão e responsabilidade social e ambiental. Tais princípios são voltados para a satisfação dos interesses dos envolvidos e não apenas para fins económicos. O nosso estudo centra-se no caso da Associação dos Catadores do Papel, Papelão e Material Reaproveitável (ASMARE) localizada em Belo Horizonte – Brasil, cuja missão consiste em integrar indivíduos em situação de desqualificação social através da força de trabalho. Para a concretização dos objetivos de pesquisa aplicou-se uma metodologia intensiva de caráter eminentemente qualitativo em que se privilegia o percurso histórico da ASMARE, os seus mecanismos de funcionamento, a compreensão dos seus instrumentos de adaptação às reconfigurações recentes da sociedade brasileira e que têm consequências diretas na sua estrutura organizativa e económica, bem como as repercussões na vida dos catadores. Conclui-se que a ASMARE situa-se entre o tipo-ideal de empreendimento de caráter associativo e o de empreendimento económico de caráter familiar com níveis de solidariedade e cooperação. Constata-se que exerce impacto positivo na vida dos catadores e proporciona oportunidades habitacionais, escolares e laborais. [...]
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10216/66259
url http://hdl.handle.net/10216/66259
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Porto : [Edição do Autor]
publisher.none.fl_str_mv Porto : [Edição do Autor]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135742126981120