Aproximações entre a Cultura Digital e a Educação em Direitos Humanos na Formação Docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.25217 |
Resumo: | Diante do aumento da intolerância, do discurso de ódio e do negacionismo da ciência no mundo contemporâneo, a escola tende a ser o local privilegiado para a análise crítica e superação desta conjuntura, uma vez que é espaço estratégico para a educação cidadã em bases democráticas e inclusivas. Este trabalho objetiva estudar as ações de intervenção vinculadas a linha de formação docente do Projeto: “Conexão Escola-Mundo: espaços inovadores para formação cidadã”, com vistas ao levantamento das possibilidades e desafios de uma formação/ação docente centrada em uma educação para a autoria, colaboração e produção, na escola com jeito hacker de ser. A perspectiva hacker demonstrou-se favorável à constituição de um espaço formativo não hierárquico, fortalecendo a relação entre as demandas da cultura digital e a educação em direitos humanos. |
id |
RCAP_1ebca335be78974f35e082748e65fa0d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/25217 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aproximações entre a Cultura Digital e a Educação em Direitos Humanos na Formação DocenteArtigosDiante do aumento da intolerância, do discurso de ódio e do negacionismo da ciência no mundo contemporâneo, a escola tende a ser o local privilegiado para a análise crítica e superação desta conjuntura, uma vez que é espaço estratégico para a educação cidadã em bases democráticas e inclusivas. Este trabalho objetiva estudar as ações de intervenção vinculadas a linha de formação docente do Projeto: “Conexão Escola-Mundo: espaços inovadores para formação cidadã”, com vistas ao levantamento das possibilidades e desafios de uma formação/ação docente centrada em uma educação para a autoria, colaboração e produção, na escola com jeito hacker de ser. A perspectiva hacker demonstrou-se favorável à constituição de um espaço formativo não hierárquico, fortalecendo a relação entre as demandas da cultura digital e a educação em direitos humanos.Given the increase in intolerance and hate speech in the contemporary world, the school seems to be the privileged place for a critical analysis and overcoming this situation, since it is a strategic space for citizen education on a democratic and inclusive basis. This work aims to study the intervention actions linked to the Project "School-World Connection: innovative spaces for citizen training", aiming to survey the possibilities and challenges of a teacher training / action centered on an education for authorship, collaboration and production, at school with a hacker way of being. The hacker perspective has been favorable to the training of citizens for human rights in digital culture, and can be incorporated into pedagogical practices in formal educational contexts.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2021-12-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.25217por1646-2335Ary Leonel, AndréBazzo De Espíndola, Marinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:56Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/25217Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:48:05.511314Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aproximações entre a Cultura Digital e a Educação em Direitos Humanos na Formação Docente |
title |
Aproximações entre a Cultura Digital e a Educação em Direitos Humanos na Formação Docente |
spellingShingle |
Aproximações entre a Cultura Digital e a Educação em Direitos Humanos na Formação Docente Ary Leonel, André Artigos |
title_short |
Aproximações entre a Cultura Digital e a Educação em Direitos Humanos na Formação Docente |
title_full |
Aproximações entre a Cultura Digital e a Educação em Direitos Humanos na Formação Docente |
title_fullStr |
Aproximações entre a Cultura Digital e a Educação em Direitos Humanos na Formação Docente |
title_full_unstemmed |
Aproximações entre a Cultura Digital e a Educação em Direitos Humanos na Formação Docente |
title_sort |
Aproximações entre a Cultura Digital e a Educação em Direitos Humanos na Formação Docente |
author |
Ary Leonel, André |
author_facet |
Ary Leonel, André Bazzo De Espíndola, Marina |
author_role |
author |
author2 |
Bazzo De Espíndola, Marina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ary Leonel, André Bazzo De Espíndola, Marina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
Diante do aumento da intolerância, do discurso de ódio e do negacionismo da ciência no mundo contemporâneo, a escola tende a ser o local privilegiado para a análise crítica e superação desta conjuntura, uma vez que é espaço estratégico para a educação cidadã em bases democráticas e inclusivas. Este trabalho objetiva estudar as ações de intervenção vinculadas a linha de formação docente do Projeto: “Conexão Escola-Mundo: espaços inovadores para formação cidadã”, com vistas ao levantamento das possibilidades e desafios de uma formação/ação docente centrada em uma educação para a autoria, colaboração e produção, na escola com jeito hacker de ser. A perspectiva hacker demonstrou-se favorável à constituição de um espaço formativo não hierárquico, fortalecendo a relação entre as demandas da cultura digital e a educação em direitos humanos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25755/int.25217 |
url |
https://doi.org/10.25755/int.25217 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-2335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130951957086208 |