Aproximações entre a Cultura Digital e a Educação em Direitos Humanos na Formação Docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ary Leonel, André
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Bazzo De Espíndola, Marina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.25217
Resumo: Diante do aumento da intolerância, do discurso de ódio e do negacionismo da ciência no mundo contemporâneo, a escola tende a ser o local privilegiado para a análise crítica e superação desta conjuntura, uma vez que é espaço estratégico para a educação cidadã em bases democráticas e inclusivas. Este trabalho objetiva estudar as ações de intervenção vinculadas a linha de formação docente do Projeto: “Conexão Escola-Mundo: espaços inovadores para formação cidadã”, com vistas ao levantamento das possibilidades e desafios de uma formação/ação docente centrada em uma educação para a autoria, colaboração e produção, na escola com jeito hacker de ser. A perspectiva hacker demonstrou-se favorável à constituição de um espaço formativo não hierárquico, fortalecendo a relação entre as demandas da cultura digital e a educação em direitos humanos.
id RCAP_1ebca335be78974f35e082748e65fa0d
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/25217
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aproximações entre a Cultura Digital e a Educação em Direitos Humanos na Formação DocenteArtigosDiante do aumento da intolerância, do discurso de ódio e do negacionismo da ciência no mundo contemporâneo, a escola tende a ser o local privilegiado para a análise crítica e superação desta conjuntura, uma vez que é espaço estratégico para a educação cidadã em bases democráticas e inclusivas. Este trabalho objetiva estudar as ações de intervenção vinculadas a linha de formação docente do Projeto: “Conexão Escola-Mundo: espaços inovadores para formação cidadã”, com vistas ao levantamento das possibilidades e desafios de uma formação/ação docente centrada em uma educação para a autoria, colaboração e produção, na escola com jeito hacker de ser. A perspectiva hacker demonstrou-se favorável à constituição de um espaço formativo não hierárquico, fortalecendo a relação entre as demandas da cultura digital e a educação em direitos humanos.Given the increase in intolerance and hate speech in the contemporary world, the school seems to be the privileged place for a critical analysis and overcoming this situation, since it is a strategic space for citizen education on a democratic and inclusive basis. This work aims to study the intervention actions linked to the Project "School-World Connection: innovative spaces for citizen training", aiming to survey the possibilities and challenges of a teacher training / action centered on an education for authorship, collaboration and production, at school with a hacker way of being. The hacker perspective has been favorable to the training of citizens for human rights in digital culture, and can be incorporated into pedagogical practices in formal educational contexts.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2021-12-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.25217por1646-2335Ary Leonel, AndréBazzo De Espíndola, Marinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:56Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/25217Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:48:05.511314Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aproximações entre a Cultura Digital e a Educação em Direitos Humanos na Formação Docente
title Aproximações entre a Cultura Digital e a Educação em Direitos Humanos na Formação Docente
spellingShingle Aproximações entre a Cultura Digital e a Educação em Direitos Humanos na Formação Docente
Ary Leonel, André
Artigos
title_short Aproximações entre a Cultura Digital e a Educação em Direitos Humanos na Formação Docente
title_full Aproximações entre a Cultura Digital e a Educação em Direitos Humanos na Formação Docente
title_fullStr Aproximações entre a Cultura Digital e a Educação em Direitos Humanos na Formação Docente
title_full_unstemmed Aproximações entre a Cultura Digital e a Educação em Direitos Humanos na Formação Docente
title_sort Aproximações entre a Cultura Digital e a Educação em Direitos Humanos na Formação Docente
author Ary Leonel, André
author_facet Ary Leonel, André
Bazzo De Espíndola, Marina
author_role author
author2 Bazzo De Espíndola, Marina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ary Leonel, André
Bazzo De Espíndola, Marina
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Diante do aumento da intolerância, do discurso de ódio e do negacionismo da ciência no mundo contemporâneo, a escola tende a ser o local privilegiado para a análise crítica e superação desta conjuntura, uma vez que é espaço estratégico para a educação cidadã em bases democráticas e inclusivas. Este trabalho objetiva estudar as ações de intervenção vinculadas a linha de formação docente do Projeto: “Conexão Escola-Mundo: espaços inovadores para formação cidadã”, com vistas ao levantamento das possibilidades e desafios de uma formação/ação docente centrada em uma educação para a autoria, colaboração e produção, na escola com jeito hacker de ser. A perspectiva hacker demonstrou-se favorável à constituição de um espaço formativo não hierárquico, fortalecendo a relação entre as demandas da cultura digital e a educação em direitos humanos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25755/int.25217
url https://doi.org/10.25755/int.25217
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130951957086208