Gama, nº7 (Jan./Jun. 2016)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, João
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Catalão, Marco Aurélio Pinotti, Khouri, Omar, Lança, Filipa Pontes, Ferraz, Renata, Brönstrup, Camila Bauer, Rocha, Susana de Noronha Vasconcelos Teixeira da, Heyvaert, Clara Sobrino, Barachini, Teresinha, Adrover, Magdalena Jaume, Brächer, Andréa, Guimarães, Cláudio Roberto Lima, Oliveira, Ronaldo Alexandre de, Stratico, José Fernando Amaral, Marques, Ines Andrade, Targa, Thaynã Silva, Ferreira, Alana de Oliveira, Guerreiro, Paula Mathenhauer, Ribeiro Gomes, Paulo César, Gonçalves, Sandra Maria Lúcia Pereira
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/50025
Resumo: Há cegueira nos pintores? A escuta e revisitação dos trabalhos que nos antecedem permite acrescentar riqueza ao presente e ao alargar as opções para as intervenções do futuro. Este é um desígnio que nos importa onde a educação artística se entrecruza com a história da arte, na perspetiva de um passado que aos criadores é uma parte do seu corpo. A arte significa-se e ressignifica-se a cada resgate de uma obra perdida, a cada descoberta de um autor menos conhecido. Há capítulos que se reabrem depois da publicação alargada de um corpus desconhecido – veja-se o caso de Claude Cahun (Doy, 2007), que possibilitou um novo entendimento dos temas de género e da autorrepresentação na arte contemporânea. Esta é uma opção de resgate, de reconhecimento, para procurar sentidos desconhecidos ou mais ou menos esquecidos. Também é uma opção que experimenta a reflexão mais demorada, recusando a política fast fashion de alguns sectores que tomam as artes como um dos apartados da secção de tendências. As obras pedem maturação, tempo para produzir efeito, latência para uma disseminação eficiente. É este o sentido dos 17 artigos selecionados para o número 7 da Revista Gama, estudos artísticos: dar a conhecer, pela voz dos próprios agentes criadores, obras e autores que é preciso visitar, reaprender, reconhecer. Reuniram-se aqui algumas possibilidades de reconhecimento, autores desconhecidos, obras agora reveladas, inéditos que são divulgados. Lança-se pontes para conhecer o percurso de autores como Villari Herrmann, Edgard da Rocha Miranda, Raymonde Carasco, Armínio Kaiser, António Alfredo, Roberto Rodrigues, entre outros autores e outras obras. Após o livro de Júlio Pomar (1986) Da cegueira dos pintores, encontramos uma justificação da Revista Gama: lançar o olhar de artistas, um olhar plástico, operativo, sobre as obras de outros artistas, para um retomar do seu conhecimento.
id RCAP_1ed574bce60e768d5e7890c1e6ddc5c2
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/50025
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Gama, nº7 (Jan./Jun. 2016)estudos artísticosArteEstudos ArtísticosPeriódicosHá cegueira nos pintores? A escuta e revisitação dos trabalhos que nos antecedem permite acrescentar riqueza ao presente e ao alargar as opções para as intervenções do futuro. Este é um desígnio que nos importa onde a educação artística se entrecruza com a história da arte, na perspetiva de um passado que aos criadores é uma parte do seu corpo. A arte significa-se e ressignifica-se a cada resgate de uma obra perdida, a cada descoberta de um autor menos conhecido. Há capítulos que se reabrem depois da publicação alargada de um corpus desconhecido – veja-se o caso de Claude Cahun (Doy, 2007), que possibilitou um novo entendimento dos temas de género e da autorrepresentação na arte contemporânea. Esta é uma opção de resgate, de reconhecimento, para procurar sentidos desconhecidos ou mais ou menos esquecidos. Também é uma opção que experimenta a reflexão mais demorada, recusando a política fast fashion de alguns sectores que tomam as artes como um dos apartados da secção de tendências. As obras pedem maturação, tempo para produzir efeito, latência para uma disseminação eficiente. É este o sentido dos 17 artigos selecionados para o número 7 da Revista Gama, estudos artísticos: dar a conhecer, pela voz dos próprios agentes criadores, obras e autores que é preciso visitar, reaprender, reconhecer. Reuniram-se aqui algumas possibilidades de reconhecimento, autores desconhecidos, obras agora reveladas, inéditos que são divulgados. Lança-se pontes para conhecer o percurso de autores como Villari Herrmann, Edgard da Rocha Miranda, Raymonde Carasco, Armínio Kaiser, António Alfredo, Roberto Rodrigues, entre outros autores e outras obras. Após o livro de Júlio Pomar (1986) Da cegueira dos pintores, encontramos uma justificação da Revista Gama: lançar o olhar de artistas, um olhar plástico, operativo, sobre as obras de outros artistas, para um retomar do seu conhecimento.Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Faculdade de Belas-Artes, Universidade de LisboaRepositório da Universidade de LisboaQueiroz, JoãoCatalão, Marco Aurélio PinottiKhouri, OmarLança, Filipa PontesFerraz, RenataBrönstrup, Camila BauerRocha, Susana de Noronha Vasconcelos Teixeira daHeyvaert, Clara SobrinoBarachini, TeresinhaAdrover, Magdalena JaumeBrächer, AndréaGuimarães, Cláudio Roberto LimaOliveira, Ronaldo Alexandre deStratico, José Fernando AmaralMarques, Ines AndradeTarga, Thaynã SilvaFerreira, Alana de OliveiraGuerreiro, Paula MathenhauerRibeiro Gomes, Paulo CésarGonçalves, Sandra Maria Lúcia Pereira2021-10-26T16:06:44Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherimage/jpegapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/50025por2182-8539info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T18:09:55Zoai:repositorio.ul.pt:10451/50025Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T18:09:55Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Gama, nº7 (Jan./Jun. 2016)
estudos artísticos
title Gama, nº7 (Jan./Jun. 2016)
spellingShingle Gama, nº7 (Jan./Jun. 2016)
Queiroz, João
Arte
Estudos Artísticos
Periódicos
title_short Gama, nº7 (Jan./Jun. 2016)
title_full Gama, nº7 (Jan./Jun. 2016)
title_fullStr Gama, nº7 (Jan./Jun. 2016)
title_full_unstemmed Gama, nº7 (Jan./Jun. 2016)
title_sort Gama, nº7 (Jan./Jun. 2016)
author Queiroz, João
author_facet Queiroz, João
Catalão, Marco Aurélio Pinotti
Khouri, Omar
Lança, Filipa Pontes
Ferraz, Renata
Brönstrup, Camila Bauer
Rocha, Susana de Noronha Vasconcelos Teixeira da
Heyvaert, Clara Sobrino
Barachini, Teresinha
Adrover, Magdalena Jaume
Brächer, Andréa
Guimarães, Cláudio Roberto Lima
Oliveira, Ronaldo Alexandre de
Stratico, José Fernando Amaral
Marques, Ines Andrade
Targa, Thaynã Silva
Ferreira, Alana de Oliveira
Guerreiro, Paula Mathenhauer
Ribeiro Gomes, Paulo César
Gonçalves, Sandra Maria Lúcia Pereira
author_role author
author2 Catalão, Marco Aurélio Pinotti
Khouri, Omar
Lança, Filipa Pontes
Ferraz, Renata
Brönstrup, Camila Bauer
Rocha, Susana de Noronha Vasconcelos Teixeira da
Heyvaert, Clara Sobrino
Barachini, Teresinha
Adrover, Magdalena Jaume
Brächer, Andréa
Guimarães, Cláudio Roberto Lima
Oliveira, Ronaldo Alexandre de
Stratico, José Fernando Amaral
Marques, Ines Andrade
Targa, Thaynã Silva
Ferreira, Alana de Oliveira
Guerreiro, Paula Mathenhauer
Ribeiro Gomes, Paulo César
Gonçalves, Sandra Maria Lúcia Pereira
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiroz, João
Catalão, Marco Aurélio Pinotti
Khouri, Omar
Lança, Filipa Pontes
Ferraz, Renata
Brönstrup, Camila Bauer
Rocha, Susana de Noronha Vasconcelos Teixeira da
Heyvaert, Clara Sobrino
Barachini, Teresinha
Adrover, Magdalena Jaume
Brächer, Andréa
Guimarães, Cláudio Roberto Lima
Oliveira, Ronaldo Alexandre de
Stratico, José Fernando Amaral
Marques, Ines Andrade
Targa, Thaynã Silva
Ferreira, Alana de Oliveira
Guerreiro, Paula Mathenhauer
Ribeiro Gomes, Paulo César
Gonçalves, Sandra Maria Lúcia Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Arte
Estudos Artísticos
Periódicos
topic Arte
Estudos Artísticos
Periódicos
description Há cegueira nos pintores? A escuta e revisitação dos trabalhos que nos antecedem permite acrescentar riqueza ao presente e ao alargar as opções para as intervenções do futuro. Este é um desígnio que nos importa onde a educação artística se entrecruza com a história da arte, na perspetiva de um passado que aos criadores é uma parte do seu corpo. A arte significa-se e ressignifica-se a cada resgate de uma obra perdida, a cada descoberta de um autor menos conhecido. Há capítulos que se reabrem depois da publicação alargada de um corpus desconhecido – veja-se o caso de Claude Cahun (Doy, 2007), que possibilitou um novo entendimento dos temas de género e da autorrepresentação na arte contemporânea. Esta é uma opção de resgate, de reconhecimento, para procurar sentidos desconhecidos ou mais ou menos esquecidos. Também é uma opção que experimenta a reflexão mais demorada, recusando a política fast fashion de alguns sectores que tomam as artes como um dos apartados da secção de tendências. As obras pedem maturação, tempo para produzir efeito, latência para uma disseminação eficiente. É este o sentido dos 17 artigos selecionados para o número 7 da Revista Gama, estudos artísticos: dar a conhecer, pela voz dos próprios agentes criadores, obras e autores que é preciso visitar, reaprender, reconhecer. Reuniram-se aqui algumas possibilidades de reconhecimento, autores desconhecidos, obras agora reveladas, inéditos que são divulgados. Lança-se pontes para conhecer o percurso de autores como Villari Herrmann, Edgard da Rocha Miranda, Raymonde Carasco, Armínio Kaiser, António Alfredo, Roberto Rodrigues, entre outros autores e outras obras. Após o livro de Júlio Pomar (1986) Da cegueira dos pintores, encontramos uma justificação da Revista Gama: lançar o olhar de artistas, um olhar plástico, operativo, sobre as obras de outros artistas, para um retomar do seu conhecimento.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
2021-10-26T16:06:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/50025
url http://hdl.handle.net/10451/50025
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-8539
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv image/jpeg
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Faculdade de Belas-Artes, Universidade de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Faculdade de Belas-Artes, Universidade de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817549158600409088