Gama, nº7 (Jan./Jun. 2016)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/50025 |
Resumo: | Há cegueira nos pintores? A escuta e revisitação dos trabalhos que nos antecedem permite acrescentar riqueza ao presente e ao alargar as opções para as intervenções do futuro. Este é um desígnio que nos importa onde a educação artística se entrecruza com a história da arte, na perspetiva de um passado que aos criadores é uma parte do seu corpo. A arte significa-se e ressignifica-se a cada resgate de uma obra perdida, a cada descoberta de um autor menos conhecido. Há capítulos que se reabrem depois da publicação alargada de um corpus desconhecido – veja-se o caso de Claude Cahun (Doy, 2007), que possibilitou um novo entendimento dos temas de género e da autorrepresentação na arte contemporânea. Esta é uma opção de resgate, de reconhecimento, para procurar sentidos desconhecidos ou mais ou menos esquecidos. Também é uma opção que experimenta a reflexão mais demorada, recusando a política fast fashion de alguns sectores que tomam as artes como um dos apartados da secção de tendências. As obras pedem maturação, tempo para produzir efeito, latência para uma disseminação eficiente. É este o sentido dos 17 artigos selecionados para o número 7 da Revista Gama, estudos artísticos: dar a conhecer, pela voz dos próprios agentes criadores, obras e autores que é preciso visitar, reaprender, reconhecer. Reuniram-se aqui algumas possibilidades de reconhecimento, autores desconhecidos, obras agora reveladas, inéditos que são divulgados. Lança-se pontes para conhecer o percurso de autores como Villari Herrmann, Edgard da Rocha Miranda, Raymonde Carasco, Armínio Kaiser, António Alfredo, Roberto Rodrigues, entre outros autores e outras obras. Após o livro de Júlio Pomar (1986) Da cegueira dos pintores, encontramos uma justificação da Revista Gama: lançar o olhar de artistas, um olhar plástico, operativo, sobre as obras de outros artistas, para um retomar do seu conhecimento. |
id |
RCAP_1ed574bce60e768d5e7890c1e6ddc5c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/50025 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Gama, nº7 (Jan./Jun. 2016)estudos artísticosArteEstudos ArtísticosPeriódicosHá cegueira nos pintores? A escuta e revisitação dos trabalhos que nos antecedem permite acrescentar riqueza ao presente e ao alargar as opções para as intervenções do futuro. Este é um desígnio que nos importa onde a educação artística se entrecruza com a história da arte, na perspetiva de um passado que aos criadores é uma parte do seu corpo. A arte significa-se e ressignifica-se a cada resgate de uma obra perdida, a cada descoberta de um autor menos conhecido. Há capítulos que se reabrem depois da publicação alargada de um corpus desconhecido – veja-se o caso de Claude Cahun (Doy, 2007), que possibilitou um novo entendimento dos temas de género e da autorrepresentação na arte contemporânea. Esta é uma opção de resgate, de reconhecimento, para procurar sentidos desconhecidos ou mais ou menos esquecidos. Também é uma opção que experimenta a reflexão mais demorada, recusando a política fast fashion de alguns sectores que tomam as artes como um dos apartados da secção de tendências. As obras pedem maturação, tempo para produzir efeito, latência para uma disseminação eficiente. É este o sentido dos 17 artigos selecionados para o número 7 da Revista Gama, estudos artísticos: dar a conhecer, pela voz dos próprios agentes criadores, obras e autores que é preciso visitar, reaprender, reconhecer. Reuniram-se aqui algumas possibilidades de reconhecimento, autores desconhecidos, obras agora reveladas, inéditos que são divulgados. Lança-se pontes para conhecer o percurso de autores como Villari Herrmann, Edgard da Rocha Miranda, Raymonde Carasco, Armínio Kaiser, António Alfredo, Roberto Rodrigues, entre outros autores e outras obras. Após o livro de Júlio Pomar (1986) Da cegueira dos pintores, encontramos uma justificação da Revista Gama: lançar o olhar de artistas, um olhar plástico, operativo, sobre as obras de outros artistas, para um retomar do seu conhecimento.Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Faculdade de Belas-Artes, Universidade de LisboaRepositório da Universidade de LisboaQueiroz, JoãoCatalão, Marco Aurélio PinottiKhouri, OmarLança, Filipa PontesFerraz, RenataBrönstrup, Camila BauerRocha, Susana de Noronha Vasconcelos Teixeira daHeyvaert, Clara SobrinoBarachini, TeresinhaAdrover, Magdalena JaumeBrächer, AndréaGuimarães, Cláudio Roberto LimaOliveira, Ronaldo Alexandre deStratico, José Fernando AmaralMarques, Ines AndradeTarga, Thaynã SilvaFerreira, Alana de OliveiraGuerreiro, Paula MathenhauerRibeiro Gomes, Paulo CésarGonçalves, Sandra Maria Lúcia Pereira2021-10-26T16:06:44Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherimage/jpegapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/50025por2182-8539info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T18:09:55Zoai:repositorio.ul.pt:10451/50025Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T18:09:55Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gama, nº7 (Jan./Jun. 2016) estudos artísticos |
title |
Gama, nº7 (Jan./Jun. 2016) |
spellingShingle |
Gama, nº7 (Jan./Jun. 2016) Queiroz, João Arte Estudos Artísticos Periódicos |
title_short |
Gama, nº7 (Jan./Jun. 2016) |
title_full |
Gama, nº7 (Jan./Jun. 2016) |
title_fullStr |
Gama, nº7 (Jan./Jun. 2016) |
title_full_unstemmed |
Gama, nº7 (Jan./Jun. 2016) |
title_sort |
Gama, nº7 (Jan./Jun. 2016) |
author |
Queiroz, João |
author_facet |
Queiroz, João Catalão, Marco Aurélio Pinotti Khouri, Omar Lança, Filipa Pontes Ferraz, Renata Brönstrup, Camila Bauer Rocha, Susana de Noronha Vasconcelos Teixeira da Heyvaert, Clara Sobrino Barachini, Teresinha Adrover, Magdalena Jaume Brächer, Andréa Guimarães, Cláudio Roberto Lima Oliveira, Ronaldo Alexandre de Stratico, José Fernando Amaral Marques, Ines Andrade Targa, Thaynã Silva Ferreira, Alana de Oliveira Guerreiro, Paula Mathenhauer Ribeiro Gomes, Paulo César Gonçalves, Sandra Maria Lúcia Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Catalão, Marco Aurélio Pinotti Khouri, Omar Lança, Filipa Pontes Ferraz, Renata Brönstrup, Camila Bauer Rocha, Susana de Noronha Vasconcelos Teixeira da Heyvaert, Clara Sobrino Barachini, Teresinha Adrover, Magdalena Jaume Brächer, Andréa Guimarães, Cláudio Roberto Lima Oliveira, Ronaldo Alexandre de Stratico, José Fernando Amaral Marques, Ines Andrade Targa, Thaynã Silva Ferreira, Alana de Oliveira Guerreiro, Paula Mathenhauer Ribeiro Gomes, Paulo César Gonçalves, Sandra Maria Lúcia Pereira |
author2_role |
author author author author author author author author author author author author author author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Queiroz, João Catalão, Marco Aurélio Pinotti Khouri, Omar Lança, Filipa Pontes Ferraz, Renata Brönstrup, Camila Bauer Rocha, Susana de Noronha Vasconcelos Teixeira da Heyvaert, Clara Sobrino Barachini, Teresinha Adrover, Magdalena Jaume Brächer, Andréa Guimarães, Cláudio Roberto Lima Oliveira, Ronaldo Alexandre de Stratico, José Fernando Amaral Marques, Ines Andrade Targa, Thaynã Silva Ferreira, Alana de Oliveira Guerreiro, Paula Mathenhauer Ribeiro Gomes, Paulo César Gonçalves, Sandra Maria Lúcia Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte Estudos Artísticos Periódicos |
topic |
Arte Estudos Artísticos Periódicos |
description |
Há cegueira nos pintores? A escuta e revisitação dos trabalhos que nos antecedem permite acrescentar riqueza ao presente e ao alargar as opções para as intervenções do futuro. Este é um desígnio que nos importa onde a educação artística se entrecruza com a história da arte, na perspetiva de um passado que aos criadores é uma parte do seu corpo. A arte significa-se e ressignifica-se a cada resgate de uma obra perdida, a cada descoberta de um autor menos conhecido. Há capítulos que se reabrem depois da publicação alargada de um corpus desconhecido – veja-se o caso de Claude Cahun (Doy, 2007), que possibilitou um novo entendimento dos temas de género e da autorrepresentação na arte contemporânea. Esta é uma opção de resgate, de reconhecimento, para procurar sentidos desconhecidos ou mais ou menos esquecidos. Também é uma opção que experimenta a reflexão mais demorada, recusando a política fast fashion de alguns sectores que tomam as artes como um dos apartados da secção de tendências. As obras pedem maturação, tempo para produzir efeito, latência para uma disseminação eficiente. É este o sentido dos 17 artigos selecionados para o número 7 da Revista Gama, estudos artísticos: dar a conhecer, pela voz dos próprios agentes criadores, obras e autores que é preciso visitar, reaprender, reconhecer. Reuniram-se aqui algumas possibilidades de reconhecimento, autores desconhecidos, obras agora reveladas, inéditos que são divulgados. Lança-se pontes para conhecer o percurso de autores como Villari Herrmann, Edgard da Rocha Miranda, Raymonde Carasco, Armínio Kaiser, António Alfredo, Roberto Rodrigues, entre outros autores e outras obras. Após o livro de Júlio Pomar (1986) Da cegueira dos pintores, encontramos uma justificação da Revista Gama: lançar o olhar de artistas, um olhar plástico, operativo, sobre as obras de outros artistas, para um retomar do seu conhecimento. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016-01-01T00:00:00Z 2021-10-26T16:06:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/other |
format |
other |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/50025 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/50025 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2182-8539 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
image/jpeg application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Faculdade de Belas-Artes, Universidade de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Faculdade de Belas-Artes, Universidade de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817549158600409088 |