Caracterização do mercado de actividades de Turismo de Natureza em Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/10063 |
Resumo: | Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia do Ambiente perfil em Gestão e Sistemas Ambientais |
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Caracterização do mercado de actividades de Turismo de Natureza em PortugalTurismo sustentávelTurismo de NaturezaInstrumentos de gestãoCritérios e indicadores de sustentabilidadeDissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia do Ambiente perfil em Gestão e Sistemas AmbientaisO sector turístico assenta na existência e exploração de recursos – naturais, culturais e humanos - e pode provocar grandes transformações nos locais onde se desenvolve. Se, por um lado, é assumido como uma fonte de receitas e emprego, por outro, poderá representar uma ameaça para a estrutura e organização social existente, bem como para o património natural e cultural de que depende. Estas potencialidades e vulnerabilidades levaram à necessidade de criar novas formas de turismo, como o Turismo de Natureza, que surge com objectivos de conservação ambiental e de promoção do desenvolvimento socioeconómico da comunidade local. Através da experiência das actividades de Turismo de Natureza é favorecido o contacto das pessoas com a natureza, permitindo estabelecer laços efectivos com a mesma e levando a uma consciência ambiental e cultural capaz de determinar posturas e atitudes perante o ambiente e a sociedade. Tendo em conta a crescente oferta e procura e o seu desenvolvimento em ecossistemas sensíveis, estas actividades requerem uma abordagem particularmente cuidada. Neste sentido, o objectivo deste estudo é o desenvolvimento de um conjunto de critérios e indicadores ambientais aplicáveis a empresas de Turismo de Natureza, através dos quais se possa caracterizá-las em relação às suas práticas e objectivos e, ao mesmo tempo, estabelecer padrões de qualidade ambiental na área do Turismo de Natureza. Esta análise baseia-se na revisão de literatura sobre o tema, incluindo instrumentos de apreciação do desempenho ambiental e nos dados obtidos através de um questionário dirigido às empresas de Turismo de Natureza. Conclui-se que a maioria das empresas tem em conta os princípios e objectivos principais do conceito de Turismo de Natureza, por contribuírem para a conservação dos valores naturais, desenvolverem comportamentos que se centram na preservação e na consciência ambiental e proporcionarem emprego às pessoas locais, exercendo uma importante influência no desenvolvimento da comunidade.Faculdade de Ciências e TecnologiaMelo, JoãoRUNOliveira, Cristina Pires de2013-07-09T10:24:31Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/10063porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:43:31Zoai:run.unl.pt:10362/10063Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:19:12.561604Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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