A vida pós-guerra: o caminho percorrido: projeto de intervenção socioeducativa em indivíduos veteranos de guerra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/45272 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária) |
id |
RCAP_1ef2b3faf27ee10a9e36f88eaf4d0cc5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/45272 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A vida pós-guerra: o caminho percorrido: projeto de intervenção socioeducativa em indivíduos veteranos de guerraLife in post-war: the path taken: project of social educational intervention on war veteransEducação de adultosVeteranos de guerraIntervenção comunitáriaAdult educationWar veteransCommunity interventionCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária)O presente relatório de estágio surge através da intervenção realizada numa associação de veteranos de guerra, no âmbito do Mestrado em Educação, na área de especialização de Educação de Adultos e Intervenção Comunitária. O projeto de estágio intitulado “A vida pós-guerra. O caminho percorrido: Projeto de intervenção socioeducativa em indivíduos Veteranos de Guerra”, teve como público-alvo indivíduos ex-combatentes da Guerra Colonial Portuguesa, que decorreu entre as décadas de 60 e 70 do século XX, guiou-se pelos seguintes objetivos gerais: Promover a aprendizagem e educação ao longo da vida; Desenvolver a autoestima e o autoconceito; Estimular uma participação cidadã na sociedade; Desenvolver competências tecnológicas. A Educação de Adultos e a Intervenção Comunitária, aliadas, permitem através das suas técnicas e métodos específicos, de um modo exímio, fazer face as necessidades e interesses mais assentes na cultura contemporânea, sendo esta urgência transversal e aplicável a diferentes faixas etárias e reconhecida em diferentes públicos-alvo, advindos de diferentes percursos e contextos sociodemográficos. Deste modo, o trabalho desenvolvido junto de Ex-combatentes, idosos, considera-se como sendo um elemento promotor de empowerment e de autoconsciência.This present internship’ report appears throughout an intervention taken out at a war veterans’ association, in the scope of the Master in Education, specialization area of Adult Education and Community Intervention. The internship’s project was entitled of “Life in Post-war. The Path Taken: Project of social educational intervention on War Veterans” and had as target Portuguese Colonial War excombatants, which was taken part between the decades of 60 and 70 of XX century. The project was lead by the following main goals: Promote lifelong learning and education; Develop selfesteem and self-concept; encourage a citizen participation on society; Develop technological skills. Adult Education and the Community Intervention, brought together allow throughout their specifics technics and methods, in a particular way, face the needs and interests based on a contemporary culture, being this a transversal urgency and applicable in different groups ages and recognized in multiples target groups, coming from different roots and social demographical contexts. In this way, developed work among ex-combatants, elderly people, it’s considered to be an enabler of empowerment and self-consciousness.Oliveira, Clara CostaUniversidade do MinhoSimões, Chisoka Paulo Alicerces2017-02-132017-02-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/45272por201668319info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-21T01:23:31Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/45272Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:56:02.499377Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A vida pós-guerra: o caminho percorrido: projeto de intervenção socioeducativa em indivíduos veteranos de guerra Life in post-war: the path taken: project of social educational intervention on war veterans |
title |
A vida pós-guerra: o caminho percorrido: projeto de intervenção socioeducativa em indivíduos veteranos de guerra |
spellingShingle |
A vida pós-guerra: o caminho percorrido: projeto de intervenção socioeducativa em indivíduos veteranos de guerra Simões, Chisoka Paulo Alicerces Educação de adultos Veteranos de guerra Intervenção comunitária Adult education War veterans Community intervention Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A vida pós-guerra: o caminho percorrido: projeto de intervenção socioeducativa em indivíduos veteranos de guerra |
title_full |
A vida pós-guerra: o caminho percorrido: projeto de intervenção socioeducativa em indivíduos veteranos de guerra |
title_fullStr |
A vida pós-guerra: o caminho percorrido: projeto de intervenção socioeducativa em indivíduos veteranos de guerra |
title_full_unstemmed |
A vida pós-guerra: o caminho percorrido: projeto de intervenção socioeducativa em indivíduos veteranos de guerra |
title_sort |
A vida pós-guerra: o caminho percorrido: projeto de intervenção socioeducativa em indivíduos veteranos de guerra |
author |
Simões, Chisoka Paulo Alicerces |
author_facet |
Simões, Chisoka Paulo Alicerces |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Clara Costa Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Simões, Chisoka Paulo Alicerces |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de adultos Veteranos de guerra Intervenção comunitária Adult education War veterans Community intervention Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação de adultos Veteranos de guerra Intervenção comunitária Adult education War veterans Community intervention Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária) |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-02-13 2017-02-13T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/45272 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/45272 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201668319 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132347068579840 |