A vida pós-guerra: o caminho percorrido: projeto de intervenção socioeducativa em indivíduos veteranos de guerra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Chisoka Paulo Alicerces
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/45272
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária)
id RCAP_1ef2b3faf27ee10a9e36f88eaf4d0cc5
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/45272
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A vida pós-guerra: o caminho percorrido: projeto de intervenção socioeducativa em indivíduos veteranos de guerraLife in post-war: the path taken: project of social educational intervention on war veteransEducação de adultosVeteranos de guerraIntervenção comunitáriaAdult educationWar veteransCommunity interventionCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária)O presente relatório de estágio surge através da intervenção realizada numa associação de veteranos de guerra, no âmbito do Mestrado em Educação, na área de especialização de Educação de Adultos e Intervenção Comunitária. O projeto de estágio intitulado “A vida pós-guerra. O caminho percorrido: Projeto de intervenção socioeducativa em indivíduos Veteranos de Guerra”, teve como público-alvo indivíduos ex-combatentes da Guerra Colonial Portuguesa, que decorreu entre as décadas de 60 e 70 do século XX, guiou-se pelos seguintes objetivos gerais: Promover a aprendizagem e educação ao longo da vida; Desenvolver a autoestima e o autoconceito; Estimular uma participação cidadã na sociedade; Desenvolver competências tecnológicas. A Educação de Adultos e a Intervenção Comunitária, aliadas, permitem através das suas técnicas e métodos específicos, de um modo exímio, fazer face as necessidades e interesses mais assentes na cultura contemporânea, sendo esta urgência transversal e aplicável a diferentes faixas etárias e reconhecida em diferentes públicos-alvo, advindos de diferentes percursos e contextos sociodemográficos. Deste modo, o trabalho desenvolvido junto de Ex-combatentes, idosos, considera-se como sendo um elemento promotor de empowerment e de autoconsciência.This present internship’ report appears throughout an intervention taken out at a war veterans’ association, in the scope of the Master in Education, specialization area of Adult Education and Community Intervention. The internship’s project was entitled of “Life in Post-war. The Path Taken: Project of social educational intervention on War Veterans” and had as target Portuguese Colonial War excombatants, which was taken part between the decades of 60 and 70 of XX century. The project was lead by the following main goals: Promote lifelong learning and education; Develop selfesteem and self-concept; encourage a citizen participation on society; Develop technological skills. Adult Education and the Community Intervention, brought together allow throughout their specifics technics and methods, in a particular way, face the needs and interests based on a contemporary culture, being this a transversal urgency and applicable in different groups ages and recognized in multiples target groups, coming from different roots and social demographical contexts. In this way, developed work among ex-combatants, elderly people, it’s considered to be an enabler of empowerment and self-consciousness.Oliveira, Clara CostaUniversidade do MinhoSimões, Chisoka Paulo Alicerces2017-02-132017-02-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/45272por201668319info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-21T01:23:31Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/45272Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:56:02.499377Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A vida pós-guerra: o caminho percorrido: projeto de intervenção socioeducativa em indivíduos veteranos de guerra
Life in post-war: the path taken: project of social educational intervention on war veterans
title A vida pós-guerra: o caminho percorrido: projeto de intervenção socioeducativa em indivíduos veteranos de guerra
spellingShingle A vida pós-guerra: o caminho percorrido: projeto de intervenção socioeducativa em indivíduos veteranos de guerra
Simões, Chisoka Paulo Alicerces
Educação de adultos
Veteranos de guerra
Intervenção comunitária
Adult education
War veterans
Community intervention
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A vida pós-guerra: o caminho percorrido: projeto de intervenção socioeducativa em indivíduos veteranos de guerra
title_full A vida pós-guerra: o caminho percorrido: projeto de intervenção socioeducativa em indivíduos veteranos de guerra
title_fullStr A vida pós-guerra: o caminho percorrido: projeto de intervenção socioeducativa em indivíduos veteranos de guerra
title_full_unstemmed A vida pós-guerra: o caminho percorrido: projeto de intervenção socioeducativa em indivíduos veteranos de guerra
title_sort A vida pós-guerra: o caminho percorrido: projeto de intervenção socioeducativa em indivíduos veteranos de guerra
author Simões, Chisoka Paulo Alicerces
author_facet Simões, Chisoka Paulo Alicerces
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Clara Costa
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Simões, Chisoka Paulo Alicerces
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de adultos
Veteranos de guerra
Intervenção comunitária
Adult education
War veterans
Community intervention
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação de adultos
Veteranos de guerra
Intervenção comunitária
Adult education
War veterans
Community intervention
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária)
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-13
2017-02-13T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/45272
url https://hdl.handle.net/1822/45272
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201668319
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132347068579840