Prática musical e saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Bruno Gomes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/12918
Resumo: A prática de um instrumento musical ao nível profissional exige um grande esforço físico e mental, razão pela qual os músicos estão sujeitos com certa probabilidade a lesões. Não obstante, estas podem ser prevenidas através da prática de métodos ou técnicas preventivas como, por exemplo, a Alexander Technique, o Método Feldenkrais e o Pilates ou o Ioga. Além destas atividades que podem ser praticadas com regularidade, existem exercícios de aquecimento e de relaxamento que ajudam a prevenir lesões em músicos. Nesta dissertação discute-se um pouco este quadro e procedeu-se ao levantamento de informação sobre atividades preventivas e atitudes perante a lesão em diferentes instituições superiores de música na Europa. O levantamento da informação foi feito através da análise da informação disponibilizada pelas instituições e ainda por questionários individualmente remetidos às direções das escolas selecionadas. Os resultados permitem comparar as diferenças entre cada escola, relativamente às atividades preventivas, no que respeita (i) à quantidade e frequência de atividades proporcionadas aos alunos; (ii) aos apoios e tratamentos facultados perante as lesões, provindas da execução musical; (iii) às atividades preventivas proporcionadas aos alunos; (iv) aos objetivos explícitos destas práticas. Alguns aspetos que a análise desta informação permitiu observar mostram que nas universidades e escolas superiores de música fora de Portugal há um maior auxílio na prevenção e tratamento de lesões nos alunos. Em algumas escolas existe uma ligação com institutos ou clínicas de medicina para músicos. Em Portugal, pelo contrário, não se verifica praticamente adesão a estas práticas. Algumas instituições, além de não facultarem aos alunos este tipo de atividades, não mostram interesse relativamente a esta temática.
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