Interacção museu/escola. Museu do Instituto Geológico e Mineiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Maria do Rosário Sousa Casquinha
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/14778
Resumo: Esta dissertação trata da importância que tem para o público infanto-juvenil, e, em particular, para o público escolar (faixa etária correspondente dos 10 aos 15anos) da interacção Museu / Escola. Divide-se em duas partes: a primeira trata do papel formativo e educativo, da interacção com as escolas, tentando mostrar como é importante como recurso pedagógico e como pode contribuir para uma melhor sociabilização do público escolar, incluindo os alunos ditos "deficientes" e os que pertencem a minorias étnicas, permitindo e colaborando para uma melhor inclusão social e uma aprendizagem mais construtiva. Na segunda parte faz-se um estudo de caso – o MIGM (Museu do Instituto Geológico e Mineiro), que por não ter Serviço Educativo, não deixa, contudo, de prestar um óptimo serviço de acção educativa. Sempre disponível para interagir com as escolas e com a comunidade, como é o caso das visitas para a terceira idade. A sua interacção com as escolas passa pela cedência de materiais pedagógico-didácticos, sobretudo, no que diz respeito à secção de arqueologia, e ainda a sua preocupação em ajudar os professores que preferem elaborar os seus próprios materiais para realização de visitas de estudo. Ainda um aspecto importante focado neste trabalho, quer na primeira, quer na segunda parte, é a consciência que os museus têm das diferenças que existem entre o público infantojuvenil, quer a nível de portadores de deficiências, quer ao nível dos grupos étnicos minoritários, que cada vez mais abundam nas nossas escolas. A este público tão especial, tentam proporcionar, conforme os casos, oportunidades de aprendizagens, aplicando práticas pedagógicas apropriadas, tendo em conta o nível etário, o estádio de desenvolvimento psicológico, o nível cultural e o nível social, interagindo com a escola e com a comunidade. /*** Abstract - The present dissertation speaks of the important that the interaction between Museum/School has to the infant/juvenile public and, particularly to the students (from 10 to 15 years old). It is divided into two parts: the first talks about the formative and educational role of the interaction witer schools, trying to show how important it is as a pedagogical resource and how it can contribute for a better socialization of the school public, including handicapped students and those who belong to ethnic minorities, allowing and cooperating fora better social inclusion and a more constructive learning. In the second there is a case study – the GMIN (Geological and Mine Institute Museum). It doesn't have an educational service, neverthehen, it renders educational one. It is always available to interact witer schools and the community, like providing visits for elderly people. Its interaction witer schools is based on the cession of pedagogical – didactic materials, specially in what concerns the archaeology section, and also its solicitude in helping the teachers who prefer waking their own materials to carry out study of visits. There is also an important issue referred in, this work in its both parts: the consciousness that museums have of the differences which exist among the infant-juvenile public, either those who are handicapped or those who belong to minority ethnic groups who crowd more and more our schools. To this such particular public, they try to provide according to the cases, learning opportunities, using appropriate pedagogical practices, bearing in mind the age group the state of psychological development, the cultural and social levels, interacting witer the school and the community.
id RCAP_1f001524c2decde04ae060062ff6e62c
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/14778
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Interacção museu/escola. Museu do Instituto Geológico e MineiroMuseus.Aspetos sociaisMuseologiaMuseu do Instituto Geológico e MineiroEsta dissertação trata da importância que tem para o público infanto-juvenil, e, em particular, para o público escolar (faixa etária correspondente dos 10 aos 15anos) da interacção Museu / Escola. Divide-se em duas partes: a primeira trata do papel formativo e educativo, da interacção com as escolas, tentando mostrar como é importante como recurso pedagógico e como pode contribuir para uma melhor sociabilização do público escolar, incluindo os alunos ditos "deficientes" e os que pertencem a minorias étnicas, permitindo e colaborando para uma melhor inclusão social e uma aprendizagem mais construtiva. Na segunda parte faz-se um estudo de caso – o MIGM (Museu do Instituto Geológico e Mineiro), que por não ter Serviço Educativo, não deixa, contudo, de prestar um óptimo serviço de acção educativa. Sempre disponível para interagir com as escolas e com a comunidade, como é o caso das visitas para a terceira idade. A sua interacção com as escolas passa pela cedência de materiais pedagógico-didácticos, sobretudo, no que diz respeito à secção de arqueologia, e ainda a sua preocupação em ajudar os professores que preferem elaborar os seus próprios materiais para realização de visitas de estudo. Ainda um aspecto importante focado neste trabalho, quer na primeira, quer na segunda parte, é a consciência que os museus têm das diferenças que existem entre o público infantojuvenil, quer a nível de portadores de deficiências, quer ao nível dos grupos étnicos minoritários, que cada vez mais abundam nas nossas escolas. A este público tão especial, tentam proporcionar, conforme os casos, oportunidades de aprendizagens, aplicando práticas pedagógicas apropriadas, tendo em conta o nível etário, o estádio de desenvolvimento psicológico, o nível cultural e o nível social, interagindo com a escola e com a comunidade. /*** Abstract - The present dissertation speaks of the important that the interaction between Museum/School has to the infant/juvenile public and, particularly to the students (from 10 to 15 years old). It is divided into two parts: the first talks about the formative and educational role of the interaction witer schools, trying to show how important it is as a pedagogical resource and how it can contribute for a better socialization of the school public, including handicapped students and those who belong to ethnic minorities, allowing and cooperating fora better social inclusion and a more constructive learning. In the second there is a case study – the GMIN (Geological and Mine Institute Museum). It doesn't have an educational service, neverthehen, it renders educational one. It is always available to interact witer schools and the community, like providing visits for elderly people. Its interaction witer schools is based on the cession of pedagogical – didactic materials, specially in what concerns the archaeology section, and also its solicitude in helping the teachers who prefer waking their own materials to carry out study of visits. There is also an important issue referred in, this work in its both parts: the consciousness that museums have of the differences which exist among the infant-juvenile public, either those who are handicapped or those who belong to minority ethnic groups who crowd more and more our schools. To this such particular public, they try to provide according to the cases, learning opportunities, using appropriate pedagogical practices, bearing in mind the age group the state of psychological development, the cultural and social levels, interacting witer the school and the community.Universidade de Évora2015-06-05T10:37:46Z2015-06-052004-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/14778http://hdl.handle.net/10174/14778pordep histteses@bib.uevora.pt711Cruz, Maria do Rosário Sousa Casquinhainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:01:09Zoai:dspace.uevora.pt:10174/14778Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:53.321249Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Interacção museu/escola. Museu do Instituto Geológico e Mineiro
title Interacção museu/escola. Museu do Instituto Geológico e Mineiro
spellingShingle Interacção museu/escola. Museu do Instituto Geológico e Mineiro
Cruz, Maria do Rosário Sousa Casquinha
Museus.Aspetos sociais
Museologia
Museu do Instituto Geológico e Mineiro
title_short Interacção museu/escola. Museu do Instituto Geológico e Mineiro
title_full Interacção museu/escola. Museu do Instituto Geológico e Mineiro
title_fullStr Interacção museu/escola. Museu do Instituto Geológico e Mineiro
title_full_unstemmed Interacção museu/escola. Museu do Instituto Geológico e Mineiro
title_sort Interacção museu/escola. Museu do Instituto Geológico e Mineiro
author Cruz, Maria do Rosário Sousa Casquinha
author_facet Cruz, Maria do Rosário Sousa Casquinha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Maria do Rosário Sousa Casquinha
dc.subject.por.fl_str_mv Museus.Aspetos sociais
Museologia
Museu do Instituto Geológico e Mineiro
topic Museus.Aspetos sociais
Museologia
Museu do Instituto Geológico e Mineiro
description Esta dissertação trata da importância que tem para o público infanto-juvenil, e, em particular, para o público escolar (faixa etária correspondente dos 10 aos 15anos) da interacção Museu / Escola. Divide-se em duas partes: a primeira trata do papel formativo e educativo, da interacção com as escolas, tentando mostrar como é importante como recurso pedagógico e como pode contribuir para uma melhor sociabilização do público escolar, incluindo os alunos ditos "deficientes" e os que pertencem a minorias étnicas, permitindo e colaborando para uma melhor inclusão social e uma aprendizagem mais construtiva. Na segunda parte faz-se um estudo de caso – o MIGM (Museu do Instituto Geológico e Mineiro), que por não ter Serviço Educativo, não deixa, contudo, de prestar um óptimo serviço de acção educativa. Sempre disponível para interagir com as escolas e com a comunidade, como é o caso das visitas para a terceira idade. A sua interacção com as escolas passa pela cedência de materiais pedagógico-didácticos, sobretudo, no que diz respeito à secção de arqueologia, e ainda a sua preocupação em ajudar os professores que preferem elaborar os seus próprios materiais para realização de visitas de estudo. Ainda um aspecto importante focado neste trabalho, quer na primeira, quer na segunda parte, é a consciência que os museus têm das diferenças que existem entre o público infantojuvenil, quer a nível de portadores de deficiências, quer ao nível dos grupos étnicos minoritários, que cada vez mais abundam nas nossas escolas. A este público tão especial, tentam proporcionar, conforme os casos, oportunidades de aprendizagens, aplicando práticas pedagógicas apropriadas, tendo em conta o nível etário, o estádio de desenvolvimento psicológico, o nível cultural e o nível social, interagindo com a escola e com a comunidade. /*** Abstract - The present dissertation speaks of the important that the interaction between Museum/School has to the infant/juvenile public and, particularly to the students (from 10 to 15 years old). It is divided into two parts: the first talks about the formative and educational role of the interaction witer schools, trying to show how important it is as a pedagogical resource and how it can contribute for a better socialization of the school public, including handicapped students and those who belong to ethnic minorities, allowing and cooperating fora better social inclusion and a more constructive learning. In the second there is a case study – the GMIN (Geological and Mine Institute Museum). It doesn't have an educational service, neverthehen, it renders educational one. It is always available to interact witer schools and the community, like providing visits for elderly people. Its interaction witer schools is based on the cession of pedagogical – didactic materials, specially in what concerns the archaeology section, and also its solicitude in helping the teachers who prefer waking their own materials to carry out study of visits. There is also an important issue referred in, this work in its both parts: the consciousness that museums have of the differences which exist among the infant-juvenile public, either those who are handicapped or those who belong to minority ethnic groups who crowd more and more our schools. To this such particular public, they try to provide according to the cases, learning opportunities, using appropriate pedagogical practices, bearing in mind the age group the state of psychological development, the cultural and social levels, interacting witer the school and the community.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-01-01T00:00:00Z
2015-06-05T10:37:46Z
2015-06-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/14778
http://hdl.handle.net/10174/14778
url http://hdl.handle.net/10174/14778
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv dep hist
teses@bib.uevora.pt
711
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136563029868544