The impact of extreme flood and drought events on the population dynamics of Scrobicularia plana (da Costa)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rito, João Manuel Cura
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/13450
Resumo: Os ambientes marinhos estão entre os ecossistemas mais importantes do planeta, tanto em termos ecológicos como sócio-económicos. O estuário do Mondego, como muitos outros, providencia funções ecológicas essenciais, serviços e óptimos habitats para muitas espécies e possui extrema importância para a população humana local. Todos estes benefícios oferecidos por este ecossistema podem estar em risco, visto que a frequência e a intensidade de eventos climáticos extremos, tais como cheias e secas, tem vindo a aumentar drasticamente nas últimas décadas, como resultado das alterações climáticas. Estas perturbações afectam a qualidade geral do estuário, diminuindo a sua produtividade através de impactos na abundância e biomassa das populações e comunidades. O objectivo principal deste estudo foi analisar a resposta de Scrobicularia plana, uma espécie dominante de bivalves na comunidade macrobentónica do Mondego, à forte cheia de 2000/2001 e à seca extrema de 2004/2005. Esta espécie foi altamente afectada por estes dois eventos, mas de diferentes modos. A cheia provocou uma total ausência de recrutamentos em 2001, a diminuição da biomassa e alterou a estrutura da população. A seca causou um maior impacto na biomassa, o declínio na abundância geral e também alterou a estrutura da população. A variação da salinidade da água no estuário está directamente relacionada com a quantidade de precipitação. Os valores extremos de salinidade alcançados durante as cheias e as secas são uma das principais razões para a alteração da dinâmica populacional de Scrobicularia plana. Tendo esta espécie uma extrema importância ecológica e económica, os eventos extremos climáticos causaram grandes impactos ecológicos e económicos na área em questão.
id RCAP_1f064c6c49089ac501096bc2fc37ab55
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/13450
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling The impact of extreme flood and drought events on the population dynamics of Scrobicularia plana (da Costa)Os ambientes marinhos estão entre os ecossistemas mais importantes do planeta, tanto em termos ecológicos como sócio-económicos. O estuário do Mondego, como muitos outros, providencia funções ecológicas essenciais, serviços e óptimos habitats para muitas espécies e possui extrema importância para a população humana local. Todos estes benefícios oferecidos por este ecossistema podem estar em risco, visto que a frequência e a intensidade de eventos climáticos extremos, tais como cheias e secas, tem vindo a aumentar drasticamente nas últimas décadas, como resultado das alterações climáticas. Estas perturbações afectam a qualidade geral do estuário, diminuindo a sua produtividade através de impactos na abundância e biomassa das populações e comunidades. O objectivo principal deste estudo foi analisar a resposta de Scrobicularia plana, uma espécie dominante de bivalves na comunidade macrobentónica do Mondego, à forte cheia de 2000/2001 e à seca extrema de 2004/2005. Esta espécie foi altamente afectada por estes dois eventos, mas de diferentes modos. A cheia provocou uma total ausência de recrutamentos em 2001, a diminuição da biomassa e alterou a estrutura da população. A seca causou um maior impacto na biomassa, o declínio na abundância geral e também alterou a estrutura da população. A variação da salinidade da água no estuário está directamente relacionada com a quantidade de precipitação. Os valores extremos de salinidade alcançados durante as cheias e as secas são uma das principais razões para a alteração da dinâmica populacional de Scrobicularia plana. Tendo esta espécie uma extrema importância ecológica e económica, os eventos extremos climáticos causaram grandes impactos ecológicos e económicos na área em questão.2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/13450http://hdl.handle.net/10316/13450engRITO, João Manuel Cura - The impact of extreme flood and drought events on the population dynamics of Scrobicularia plana (da Costa)Rito, João Manuel Curainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:32Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/13450Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:56:41.241666Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv The impact of extreme flood and drought events on the population dynamics of Scrobicularia plana (da Costa)
title The impact of extreme flood and drought events on the population dynamics of Scrobicularia plana (da Costa)
spellingShingle The impact of extreme flood and drought events on the population dynamics of Scrobicularia plana (da Costa)
Rito, João Manuel Cura
title_short The impact of extreme flood and drought events on the population dynamics of Scrobicularia plana (da Costa)
title_full The impact of extreme flood and drought events on the population dynamics of Scrobicularia plana (da Costa)
title_fullStr The impact of extreme flood and drought events on the population dynamics of Scrobicularia plana (da Costa)
title_full_unstemmed The impact of extreme flood and drought events on the population dynamics of Scrobicularia plana (da Costa)
title_sort The impact of extreme flood and drought events on the population dynamics of Scrobicularia plana (da Costa)
author Rito, João Manuel Cura
author_facet Rito, João Manuel Cura
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rito, João Manuel Cura
description Os ambientes marinhos estão entre os ecossistemas mais importantes do planeta, tanto em termos ecológicos como sócio-económicos. O estuário do Mondego, como muitos outros, providencia funções ecológicas essenciais, serviços e óptimos habitats para muitas espécies e possui extrema importância para a população humana local. Todos estes benefícios oferecidos por este ecossistema podem estar em risco, visto que a frequência e a intensidade de eventos climáticos extremos, tais como cheias e secas, tem vindo a aumentar drasticamente nas últimas décadas, como resultado das alterações climáticas. Estas perturbações afectam a qualidade geral do estuário, diminuindo a sua produtividade através de impactos na abundância e biomassa das populações e comunidades. O objectivo principal deste estudo foi analisar a resposta de Scrobicularia plana, uma espécie dominante de bivalves na comunidade macrobentónica do Mondego, à forte cheia de 2000/2001 e à seca extrema de 2004/2005. Esta espécie foi altamente afectada por estes dois eventos, mas de diferentes modos. A cheia provocou uma total ausência de recrutamentos em 2001, a diminuição da biomassa e alterou a estrutura da população. A seca causou um maior impacto na biomassa, o declínio na abundância geral e também alterou a estrutura da população. A variação da salinidade da água no estuário está directamente relacionada com a quantidade de precipitação. Os valores extremos de salinidade alcançados durante as cheias e as secas são uma das principais razões para a alteração da dinâmica populacional de Scrobicularia plana. Tendo esta espécie uma extrema importância ecológica e económica, os eventos extremos climáticos causaram grandes impactos ecológicos e económicos na área em questão.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/13450
http://hdl.handle.net/10316/13450
url http://hdl.handle.net/10316/13450
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv RITO, João Manuel Cura - The impact of extreme flood and drought events on the population dynamics of Scrobicularia plana (da Costa)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133855270043648