Ensino a distância e necessidades educativas especiais: Caminhos cruzados por uma pandemia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saraiva, João Paulo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Cruz-Santos, Anabela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/75965
Resumo: A pandemia causada pelo COVID-19 obrigou as autoridades portuguesas a encerrar, em março de 2020, todos os estabelecimentos de ensino, submetendo, repentinamente, milhares de alunos e docentes a um modelo de ensino a distância para os quais poucos estariam preparados. No caso de alunos com perdas sensoriais, nomeadamente ao nível da audição e da visão, importa perceber de que forma estes alunos acompanharam as aulas transmitidas pela televisão e as aulas síncronas promovidas pelos seus professores. Constatou-se que as principais dificuldades se prendiam com questões de acessibilidade aos conteúdos abordados e, ao nível das novas tecnologias, a maioria dispunha dos meios telemáticos necessários à participação nestas aulas. Os resultados do presente estudo permitem perceber que os responsáveis políticos e pedagógicos pela implementação deste modelo de ensino devem ter presentes as especificidades dos seus destinatários, sob pena de acentuarmos desigualdades, cujo direto de acesso ao conhecimento será sempre inalienável.
id RCAP_1f0d04b33189d1ffd3a19e2b0bb44ed2
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/75965
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensino a distância e necessidades educativas especiais: Caminhos cruzados por uma pandemia.Distance learning and special educational needs: paths crossed by a pandemicDeficiência VisualDeficiência AuditivaTICEducação EspecialPandemiaVisual ImpairmentHearing ImpairmentICTSpecial EducationPandemicCiências Sociais::Ciências da EducaçãoA pandemia causada pelo COVID-19 obrigou as autoridades portuguesas a encerrar, em março de 2020, todos os estabelecimentos de ensino, submetendo, repentinamente, milhares de alunos e docentes a um modelo de ensino a distância para os quais poucos estariam preparados. No caso de alunos com perdas sensoriais, nomeadamente ao nível da audição e da visão, importa perceber de que forma estes alunos acompanharam as aulas transmitidas pela televisão e as aulas síncronas promovidas pelos seus professores. Constatou-se que as principais dificuldades se prendiam com questões de acessibilidade aos conteúdos abordados e, ao nível das novas tecnologias, a maioria dispunha dos meios telemáticos necessários à participação nestas aulas. Os resultados do presente estudo permitem perceber que os responsáveis políticos e pedagógicos pela implementação deste modelo de ensino devem ter presentes as especificidades dos seus destinatários, sob pena de acentuarmos desigualdades, cujo direto de acesso ao conhecimento será sempre inalienável.The pandemic caused by COVID-19 forced the Portuguese authorities to close, in March 2020, all the educational system, suddenly subjugating thousands of students and teachers to a model of distance education for which few would have been prepared. In the case of students with sensory losses, namely in terms of hearing and vision, it is important to understand how these students follow the classes broadcasted on television and the synchronous classes streamlined online by their teachers. It was found that the main difficulties were linked to issues of accessibility to the contents covered and, in terms of the new technologies, most had the necessary telematic means to participate in these classes. The results of this study allow us to perceive that the policy and pedagogical responsible for the implementation of this teaching model must bear in mind the specificities of its recipients, under penalty of accentuating inequalities, whose right of access to knowledge will always be inalienable.Universidade do MinhoSaraiva, João PauloCruz-Santos, Anabela20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/75965porhttps://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/4352?fbclid=IwAR2uH1DqNZjDZ3IEfB-mcj4LoSZE8PwDOJMfR5gIqTzAcuWloeEi6nU_6Csinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:11:19Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/75965Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:03:05.217520Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensino a distância e necessidades educativas especiais: Caminhos cruzados por uma pandemia.
Distance learning and special educational needs: paths crossed by a pandemic
title Ensino a distância e necessidades educativas especiais: Caminhos cruzados por uma pandemia.
spellingShingle Ensino a distância e necessidades educativas especiais: Caminhos cruzados por uma pandemia.
Saraiva, João Paulo
Deficiência Visual
Deficiência Auditiva
TIC
Educação Especial
Pandemia
Visual Impairment
Hearing Impairment
ICT
Special Education
Pandemic
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Ensino a distância e necessidades educativas especiais: Caminhos cruzados por uma pandemia.
title_full Ensino a distância e necessidades educativas especiais: Caminhos cruzados por uma pandemia.
title_fullStr Ensino a distância e necessidades educativas especiais: Caminhos cruzados por uma pandemia.
title_full_unstemmed Ensino a distância e necessidades educativas especiais: Caminhos cruzados por uma pandemia.
title_sort Ensino a distância e necessidades educativas especiais: Caminhos cruzados por uma pandemia.
author Saraiva, João Paulo
author_facet Saraiva, João Paulo
Cruz-Santos, Anabela
author_role author
author2 Cruz-Santos, Anabela
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Saraiva, João Paulo
Cruz-Santos, Anabela
dc.subject.por.fl_str_mv Deficiência Visual
Deficiência Auditiva
TIC
Educação Especial
Pandemia
Visual Impairment
Hearing Impairment
ICT
Special Education
Pandemic
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Deficiência Visual
Deficiência Auditiva
TIC
Educação Especial
Pandemia
Visual Impairment
Hearing Impairment
ICT
Special Education
Pandemic
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description A pandemia causada pelo COVID-19 obrigou as autoridades portuguesas a encerrar, em março de 2020, todos os estabelecimentos de ensino, submetendo, repentinamente, milhares de alunos e docentes a um modelo de ensino a distância para os quais poucos estariam preparados. No caso de alunos com perdas sensoriais, nomeadamente ao nível da audição e da visão, importa perceber de que forma estes alunos acompanharam as aulas transmitidas pela televisão e as aulas síncronas promovidas pelos seus professores. Constatou-se que as principais dificuldades se prendiam com questões de acessibilidade aos conteúdos abordados e, ao nível das novas tecnologias, a maioria dispunha dos meios telemáticos necessários à participação nestas aulas. Os resultados do presente estudo permitem perceber que os responsáveis políticos e pedagógicos pela implementação deste modelo de ensino devem ter presentes as especificidades dos seus destinatários, sob pena de acentuarmos desigualdades, cujo direto de acesso ao conhecimento será sempre inalienável.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/75965
url http://hdl.handle.net/1822/75965
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/4352?fbclid=IwAR2uH1DqNZjDZ3IEfB-mcj4LoSZE8PwDOJMfR5gIqTzAcuWloeEi6nU_6Cs
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132435507576832