Prática de Ensino Supervisionada e Educação para os Valores: Propostas de atividades para o 1.º ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Cristiana Isabel Almeida
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/7239
Resumo: Devido às transformações na nossa sociedade, torna-se cada vez mais necessário discutir a problemática da Educação para a Cidadania. Nos dias de hoje, as escolas devem assumir novos desafios, estando espelhados na prática pedagógica dos professores. Considerando a escola como um espaço organizado que acompanha a formação de cidadãos, é necessário que a instituição reflita na sua atuação, de modo a promover e desenvolver competências de caráter social. Assim, todos os intervenientes na educação devem incentivar os alunos a socializar, bem como encorajá-los a serem cidadãos ativos, responsáveis e conscientes na convivência com os demais elementos da sociedade. Neste sentindo, o professor desempenha um papel importante na evolução pessoal e social dos alunos. O relatório que se apresenta é composto por duas partes: na primeira, refletimos acerca das práticas supervisionadas que ocorreram no primeiro e segundo ano do mestrado; na segunda parte, damos a conhecer uma investigação-ação realizada com alunos do 4.º ano de escolaridade, que frequentavam uma escola de um concelho do interior da região centro/norte de Portugal. A investigação efetuada visa analisar o contributo de atividades interdisciplinares envolvendo curtas-metragens no desenvolvimento dos conceitos de respeito pela diferença, solidariedade e tolerância, através da implementação um conjunto de atividades pedagógicas planeadas para o efeito. Os dados obtidos permitem concluir que é importante os professores incluírem a educação para os valores na sua prática pedagógica, de modo a contribuírem para o desenvolvimento pessoal dos alunos, formando cidadãos responsáveis e conscientes das suas atitudes. Um dos fatores essenciais na abordagem dos valores nas aulas é que esta surja ligada a outras áreas disciplinares. As atividades interdisciplinares, aliadas à utilização de um recurso didático inovador, como são as curtas-metragens, contribuíram para o desenvolvimento dos conceitos de respeito pela diferença, solidariedade e tolerância, bem como para a melhoria do comportamento dos alunos na interação com os seus pares.
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Neste sentindo, o professor desempenha um papel importante na evolução pessoal e social dos alunos. O relatório que se apresenta é composto por duas partes: na primeira, refletimos acerca das práticas supervisionadas que ocorreram no primeiro e segundo ano do mestrado; na segunda parte, damos a conhecer uma investigação-ação realizada com alunos do 4.º ano de escolaridade, que frequentavam uma escola de um concelho do interior da região centro/norte de Portugal. A investigação efetuada visa analisar o contributo de atividades interdisciplinares envolvendo curtas-metragens no desenvolvimento dos conceitos de respeito pela diferença, solidariedade e tolerância, através da implementação um conjunto de atividades pedagógicas planeadas para o efeito. Os dados obtidos permitem concluir que é importante os professores incluírem a educação para os valores na sua prática pedagógica, de modo a contribuírem para o desenvolvimento pessoal dos alunos, formando cidadãos responsáveis e conscientes das suas atitudes. Um dos fatores essenciais na abordagem dos valores nas aulas é que esta surja ligada a outras áreas disciplinares. As atividades interdisciplinares, aliadas à utilização de um recurso didático inovador, como são as curtas-metragens, contribuíram para o desenvolvimento dos conceitos de respeito pela diferença, solidariedade e tolerância, bem como para a melhoria do comportamento dos alunos na interação com os seus pares.Due to the changes in our society, it becomes increasingly necessary to discuss the issue of Education for Citizenship. Nowadays, schools must take on new challenges, which are reflected in the pedagogical practice of teachers. Considering the school as an organized space that accompanies the formation of citizens, it is necessary for the institution to reflect on its performance in order to promote and develop skills of a social nature. Thus, all those involved in education must encourage students to socialize, as well as encourage them to be active, responsible and aware citizens in their coexistence with other elements of society. In this sense, the teacher plays an important role in the personal and social evolution of students. The report that is presented is composed of two parts: in the first, we reflect on the supervised practices that took place in the first and second year of the master's degree; in the second part, we present an action-research carried out with students in the 4th year of schooling, who attended a school in a municipality in the interior of the central/northern region of Portugal. The investigation implemented aims to analyze the contribution of interdisciplinary activities involving short films in the development of the concepts of respect for difference, solidarity, and tolerance, through the implementation of a set of pedagogical activities planned for this purpose. The data obtained allow us to conclude that it is important for teachers to include education for values in their pedagogical practice, in order to contribute to the personal development of students, forming responsible citizens who are aware of their attitudes. One of the essential factors in approaching values in the classroom is that it appears linked to other disciplinary areas. The interdisciplinary activities, combined with the use of an innovative didactic resource, such as short films, contributed to the development of the concepts of respect for difference, solidarity, and tolerance, as well as to the improvement of students' behavior in interacting with their peers.Cardoso, Ana PaulaLacerda, CarlaRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuTeixeira, Cristiana Isabel Almeida2022-04-012024-04-01T00:00:00Z2022-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/7239TID:203005201porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:29:23Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/7239Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:45:00.065783Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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