Um programa religioso num contexto secular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Tiago
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.letras.up.pt/index.php/Sociologia/article/view/11165
Resumo: Este artigo explora as representações programáticas dos professores de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), relativas ao programa da disciplina, nas escolas públicas do concelho do Porto (Portugal). Através de uma aproximação diacrónica ao panorama sociorreligioso e do ensino religioso católico nas escolas públicas portuguesas, é possível identificar, na atualidade, novos desafios para a Igreja Católica Romana e, de modo particular, para os seus educadores escolares. As entrevistas realizadas mostraram que os professores tendem a considerar o programa disciplinar como limitado, pouco motivante e com conteúdos religiosos em excesso, pelo que propuseram uma disciplina de educação moral e religiosa não confinada ao universo católico.
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