Otimização de Recursos Energéticos na Utilização de Baterias de Segunda Vida de Veículos Elétricos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/18143 |
Resumo: | No ano de 2018 a demanda por veículos elétricos cresceu 63% em relação ao ano anterior com uma frota de veículos elétricos estimada em mais de 5,1 milhões de veículos. Esses números crescem enquanto os preços associados as tecnologias de armazenamento por baterias de lítio decrescem, de forma a apresentar uma redução de 40% no mesmo ano. As baterias dos veículos elétricos após 10 anos de utilização acabam por se degradar e já não servem mais para a mesma finalidade, porém ainda podem ser utilizadas em outras aplicações que exigem menos de sua integridade física, como as de servirem à um sistema de armazenamento estacionário combinado a fontes de energia renovável. Uma segunda vida para essas baterias significa otimizar sistemas de produção distribuída e prolongar a vida útil de baterias que seriam descartas ou teriam de passar por processos onerosos de reciclagem dos seus componentes.As Second Life Batteries como uma solução para armazenamento estacionário vêm a ser uma ótima opção para essa finalidade por apresentar custos menores associados e uma opção na reutilização das baterias usada dos veículos elétricos. Este projecto consiste na modelagem de um sistema computacional em Simulink no MATLAB para representação de uma bateria real de um veículo elétrico. O programa é dividido em blocos com funções específicas para se obter os resultados. Com o programa foi possível avaliar o comportamento de uma bateria de um Nissan Leaf combinada a um sistema fotovoltaico de 1,2 kWp. O programa estima valores de uma fatura de energia de acordo com dados de entrada de consumo e produção, com isso, é estimada a poupança advinda do sistema fotovoltaico e do sistema de armazenamento. Os resultados mostraram ser possível poupar até 100% da fatura de energia quando a simulação combina o sistema fotovoltaico ao BESS. |
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No ano de 2018 a demanda por veículos elétricos cresceu 63% em relação ao ano anterior com uma frota de veículos elétricos estimada em mais de 5,1 milhões de veículos. Esses números crescem enquanto os preços associados as tecnologias de armazenamento por baterias de lítio decrescem, de forma a apresentar uma redução de 40% no mesmo ano. As baterias dos veículos elétricos após 10 anos de utilização acabam por se degradar e já não servem mais para a mesma finalidade, porém ainda podem ser utilizadas em outras aplicações que exigem menos de sua integridade física, como as de servirem à um sistema de armazenamento estacionário combinado a fontes de energia renovável. Uma segunda vida para essas baterias significa otimizar sistemas de produção distribuída e prolongar a vida útil de baterias que seriam descartas ou teriam de passar por processos onerosos de reciclagem dos seus componentes.As Second Life Batteries como uma solução para armazenamento estacionário vêm a ser uma ótima opção para essa finalidade por apresentar custos menores associados e uma opção na reutilização das baterias usada dos veículos elétricos. Este projecto consiste na modelagem de um sistema computacional em Simulink no MATLAB para representação de uma bateria real de um veículo elétrico. O programa é dividido em blocos com funções específicas para se obter os resultados. Com o programa foi possível avaliar o comportamento de uma bateria de um Nissan Leaf combinada a um sistema fotovoltaico de 1,2 kWp. O programa estima valores de uma fatura de energia de acordo com dados de entrada de consumo e produção, com isso, é estimada a poupança advinda do sistema fotovoltaico e do sistema de armazenamento. Os resultados mostraram ser possível poupar até 100% da fatura de energia quando a simulação combina o sistema fotovoltaico ao BESS. |
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