A supervisão interpares no ensino de inglês – um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Emiliana Cândida Dias Alves
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2706
Resumo: A rapidez das mudanças que ocorrem no mundo em que vivemos e, por consequência, na escola enquanto instituição e espaço de constante desenvolvimento e aprendizagem, exigem de nós uma flexibilidade, bem como a procura de respostas aos desafios, investindo no crescimento pessoal e profissional; só assim somos capazes de acompanhar estas mudanças vertiginosas com que somos confrontados constantemente. Partindo desta premissa, este trabalho de projeto teve como grande finalidade compreender as perceções dos diferentes docentes de inglês de uma Instituição de Ensino Privada na área do grande Porto, relativamente à supervisão colaborativa como ferramenta possibilitadora de desenvolvimento profissional em contexto de trabalho. Para além disto, procurou-se compreender as perspetivas dos diferentes docentes em relação à supervisão colaborativa e à possível exequibilidade deste projeto em contexto real de exercício profissional docente. Sendo que nenhuma formação é definitiva e sendo que consideramos que somos seres em constante crescimento e desenvolvimento, consideramos este projeto uma oportunidade de levarmos a cabo o nosso desenvolvimento profissional, respondendo às nossas necessidades específicas. A par destas perceções, fomos ainda capazes de identificar limitações, dificuldades, mas também apresentar sugestões de melhoria perspetivando assim, a continuação da implementação/manutenção do projeto em anos letivos futuros. Metodologicamente, e seguindo uma abordagem qualitativa, na realização deste projeto levamos a cabo observação de aulas, análise e construção de perfis de desempenho dos diferentes docentes, bem como a aplicação de um inquérito por questionário e um grupo de discussão. Como principais resultados destaca-se o facto do estudo permitir aferir as perspetivas dos diferentes docentes no que diz respeito à supervisão colaborativa, assim como o desenvolvimento da profissionalidade docente com enfoque nas áreas previamente selecionadas pelos docentes participantes.
id RCAP_1f280e9bc406e2b5d5f8d325cf787568
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2706
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A supervisão interpares no ensino de inglês – um estudo de casoSupervisão colaborativaCambridge English Teacher FrameworkA rapidez das mudanças que ocorrem no mundo em que vivemos e, por consequência, na escola enquanto instituição e espaço de constante desenvolvimento e aprendizagem, exigem de nós uma flexibilidade, bem como a procura de respostas aos desafios, investindo no crescimento pessoal e profissional; só assim somos capazes de acompanhar estas mudanças vertiginosas com que somos confrontados constantemente. Partindo desta premissa, este trabalho de projeto teve como grande finalidade compreender as perceções dos diferentes docentes de inglês de uma Instituição de Ensino Privada na área do grande Porto, relativamente à supervisão colaborativa como ferramenta possibilitadora de desenvolvimento profissional em contexto de trabalho. Para além disto, procurou-se compreender as perspetivas dos diferentes docentes em relação à supervisão colaborativa e à possível exequibilidade deste projeto em contexto real de exercício profissional docente. Sendo que nenhuma formação é definitiva e sendo que consideramos que somos seres em constante crescimento e desenvolvimento, consideramos este projeto uma oportunidade de levarmos a cabo o nosso desenvolvimento profissional, respondendo às nossas necessidades específicas. A par destas perceções, fomos ainda capazes de identificar limitações, dificuldades, mas também apresentar sugestões de melhoria perspetivando assim, a continuação da implementação/manutenção do projeto em anos letivos futuros. Metodologicamente, e seguindo uma abordagem qualitativa, na realização deste projeto levamos a cabo observação de aulas, análise e construção de perfis de desempenho dos diferentes docentes, bem como a aplicação de um inquérito por questionário e um grupo de discussão. Como principais resultados destaca-se o facto do estudo permitir aferir as perspetivas dos diferentes docentes no que diz respeito à supervisão colaborativa, assim como o desenvolvimento da profissionalidade docente com enfoque nas áreas previamente selecionadas pelos docentes participantes.The swiftness in which the world we live in is constantly changing and, therefore the school as an institution and place of ongoing development and learning, demand from us a flexibility, as well as an ability to look for answers to these ongoing challenges. Investing in our personal and professional growth is the only way we can keep up with these staggering changes. Based on this premise, this project work had as its main objective to understand the different perceptions of English Language Teachers (ELT), from a Private Teaching Institution in the metropolitan area of Porto, concerning collaborative supervision as a tool to foster professional development in a working environment. Moreover, it aimed to understand the different teachers' perspectives towards collaborative supervision and the practical feasibility in a real context of professional teaching. Bearing in mind that no training is definitive, and we are beings in constant growth and development, this project is the perfect opportunity to go through with our professional development, attending to our specific needs. Alongside these perceptions, we were also able to identify constraints and hardships, but also put forward new improvement suggestions, envisioning the maintainability of the project in future years. Methodologically and, following a qualitative approach, we carried out class observations, construction and analysis of performance profiles of the different teachers, as well as an implementation of a questionnaire survey and a discussion group. The main outcomes are the fact that this project allowed us to identify the teachers' different perspectives concerning collaborative supervision, just as the development of the teaching professionalism with a major focus on the areas previously highlighted by the intervening teachers. KEYWORDS: Collaborative Supervision, Cambridge English Teacher Framework, Personal and Professional Development, Observation, Reflection2018-10-10T08:43:39Z2018-10-04T00:00:00Z2018-10-042018-09-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2706TID:201980908porPereira, Emiliana Cândida Dias Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:13Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2706Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:27.948828Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A supervisão interpares no ensino de inglês – um estudo de caso
title A supervisão interpares no ensino de inglês – um estudo de caso
spellingShingle A supervisão interpares no ensino de inglês – um estudo de caso
Pereira, Emiliana Cândida Dias Alves
Supervisão colaborativa
Cambridge English Teacher Framework
title_short A supervisão interpares no ensino de inglês – um estudo de caso
title_full A supervisão interpares no ensino de inglês – um estudo de caso
title_fullStr A supervisão interpares no ensino de inglês – um estudo de caso
title_full_unstemmed A supervisão interpares no ensino de inglês – um estudo de caso
title_sort A supervisão interpares no ensino de inglês – um estudo de caso
author Pereira, Emiliana Cândida Dias Alves
author_facet Pereira, Emiliana Cândida Dias Alves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Emiliana Cândida Dias Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Supervisão colaborativa
Cambridge English Teacher Framework
topic Supervisão colaborativa
Cambridge English Teacher Framework
description A rapidez das mudanças que ocorrem no mundo em que vivemos e, por consequência, na escola enquanto instituição e espaço de constante desenvolvimento e aprendizagem, exigem de nós uma flexibilidade, bem como a procura de respostas aos desafios, investindo no crescimento pessoal e profissional; só assim somos capazes de acompanhar estas mudanças vertiginosas com que somos confrontados constantemente. Partindo desta premissa, este trabalho de projeto teve como grande finalidade compreender as perceções dos diferentes docentes de inglês de uma Instituição de Ensino Privada na área do grande Porto, relativamente à supervisão colaborativa como ferramenta possibilitadora de desenvolvimento profissional em contexto de trabalho. Para além disto, procurou-se compreender as perspetivas dos diferentes docentes em relação à supervisão colaborativa e à possível exequibilidade deste projeto em contexto real de exercício profissional docente. Sendo que nenhuma formação é definitiva e sendo que consideramos que somos seres em constante crescimento e desenvolvimento, consideramos este projeto uma oportunidade de levarmos a cabo o nosso desenvolvimento profissional, respondendo às nossas necessidades específicas. A par destas perceções, fomos ainda capazes de identificar limitações, dificuldades, mas também apresentar sugestões de melhoria perspetivando assim, a continuação da implementação/manutenção do projeto em anos letivos futuros. Metodologicamente, e seguindo uma abordagem qualitativa, na realização deste projeto levamos a cabo observação de aulas, análise e construção de perfis de desempenho dos diferentes docentes, bem como a aplicação de um inquérito por questionário e um grupo de discussão. Como principais resultados destaca-se o facto do estudo permitir aferir as perspetivas dos diferentes docentes no que diz respeito à supervisão colaborativa, assim como o desenvolvimento da profissionalidade docente com enfoque nas áreas previamente selecionadas pelos docentes participantes.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-10T08:43:39Z
2018-10-04T00:00:00Z
2018-10-04
2018-09-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/2706
TID:201980908
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/2706
identifier_str_mv TID:201980908
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131629857275904