Orientar segundo a metodologia orientada para o contexto e o investigador: Parte II estar perto e longe, questões práticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Cleoneide
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Camalhão , Isabel, Camalhão , Serafim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.758-766
Resumo: Orientar segundo a metodologia orientada para o contexto e o investigador: parte II estar perto e longe, questões práticas, é um artigo que apresenta a primeira aplicação prática desta metodologia aplicada a uma Dissertação de Mestrado. O objectivo principal é apresentar os problemas de uma investigação no seu início, sendo que um deles é a distância geográfica entre orientadora e aluna orientada. Metodologicamente utiliza-se uma abordagem narrativa onde se conjugam as diferentes metodologias associadas o estudo de casos, histórias de vida, percurso de vida, autobiografia, autoetnografia e o método biográfico. Os resultados obtidos são as narrações das experiencias vividas, dos acontecimentos, os problemas e soluções que vão surgindo ao longo de uma investigação. Este é o primeiro, artigo de vários, que visa acompanhar o percurso desta investigação, inclui, apenas a primeira parte, o início do processo, com a orientadora e aluna orientada a organizarem o trabalho, preparando-se para entrar no campo. Revela acima de tudo, olhar para o interior de uma investigação académica iluminando aspectos que ficam invisíveis no trabalho académico. 
id RCAP_1f2bd19e03b16eaa464dd33def52f00f
oai_identifier_str oai:ojs.publi.ludomedia.org:article/142
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Orientar segundo a metodologia orientada para o contexto e o investigador: Parte II estar perto e longe, questões práticasDirecting according to the methodology oriented for the context and researcher: Part II, to be near and far, practical questionsMetodologia; Distância; Orientação; Inclusão; Proximidade.Methodology; Distance; Orientation; Inclusion; Proximity.Orientar segundo a metodologia orientada para o contexto e o investigador: parte II estar perto e longe, questões práticas, é um artigo que apresenta a primeira aplicação prática desta metodologia aplicada a uma Dissertação de Mestrado. O objectivo principal é apresentar os problemas de uma investigação no seu início, sendo que um deles é a distância geográfica entre orientadora e aluna orientada. Metodologicamente utiliza-se uma abordagem narrativa onde se conjugam as diferentes metodologias associadas o estudo de casos, histórias de vida, percurso de vida, autobiografia, autoetnografia e o método biográfico. Os resultados obtidos são as narrações das experiencias vividas, dos acontecimentos, os problemas e soluções que vão surgindo ao longo de uma investigação. Este é o primeiro, artigo de vários, que visa acompanhar o percurso desta investigação, inclui, apenas a primeira parte, o início do processo, com a orientadora e aluna orientada a organizarem o trabalho, preparando-se para entrar no campo. Revela acima de tudo, olhar para o interior de uma investigação académica iluminando aspectos que ficam invisíveis no trabalho académico. Directing according to the methodology oriented for the context and researcher: part II, to be near and far, practical questions is an article that presents the first practical use of this methodology to a Master Dissertation. The main objective is to present the problems of research at its beginning, one of them is the geographical distance between the research director and the student-directed. Methodological is used as a narrative approach, which combines case studies, history of living, receipt de vie, autobiography, and biographical method. The results achieved are the narratives of the lived experiences, of what is happening, the problems and solutions that are found over one research. This is the first article, of several, which aims to monitor the trajectory of this research, it is only included, the first part, with the research director and student-directed organizing the work, preparing the fieldwork. Unveil, most of all, to the insight of academic research enlighten aspects that keep invisible in academic work. Ludomedia2020-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.758-766https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.758-766New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Qualitative Research in Education: advances and challenges; 758-766New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigación Cualitativa en Educación: avances y desafíos; 758-766New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigação Qualitativa em Educação: avanços e desafios; 758-7662184-777010.36367/ntqr.2.2020reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/142https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/142/139Mendes, CleoneideCamalhão , IsabelCamalhão , Serafiminfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-13T09:12:24Zoai:ojs.publi.ludomedia.org:article/142Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:47:59.225248Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Orientar segundo a metodologia orientada para o contexto e o investigador: Parte II estar perto e longe, questões práticas
Directing according to the methodology oriented for the context and researcher: Part II, to be near and far, practical questions
title Orientar segundo a metodologia orientada para o contexto e o investigador: Parte II estar perto e longe, questões práticas
spellingShingle Orientar segundo a metodologia orientada para o contexto e o investigador: Parte II estar perto e longe, questões práticas
Mendes, Cleoneide
Metodologia; Distância; Orientação; Inclusão; Proximidade.
Methodology; Distance; Orientation; Inclusion; Proximity.
title_short Orientar segundo a metodologia orientada para o contexto e o investigador: Parte II estar perto e longe, questões práticas
title_full Orientar segundo a metodologia orientada para o contexto e o investigador: Parte II estar perto e longe, questões práticas
title_fullStr Orientar segundo a metodologia orientada para o contexto e o investigador: Parte II estar perto e longe, questões práticas
title_full_unstemmed Orientar segundo a metodologia orientada para o contexto e o investigador: Parte II estar perto e longe, questões práticas
title_sort Orientar segundo a metodologia orientada para o contexto e o investigador: Parte II estar perto e longe, questões práticas
author Mendes, Cleoneide
author_facet Mendes, Cleoneide
Camalhão , Isabel
Camalhão , Serafim
author_role author
author2 Camalhão , Isabel
Camalhão , Serafim
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Cleoneide
Camalhão , Isabel
Camalhão , Serafim
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologia; Distância; Orientação; Inclusão; Proximidade.
Methodology; Distance; Orientation; Inclusion; Proximity.
topic Metodologia; Distância; Orientação; Inclusão; Proximidade.
Methodology; Distance; Orientation; Inclusion; Proximity.
description Orientar segundo a metodologia orientada para o contexto e o investigador: parte II estar perto e longe, questões práticas, é um artigo que apresenta a primeira aplicação prática desta metodologia aplicada a uma Dissertação de Mestrado. O objectivo principal é apresentar os problemas de uma investigação no seu início, sendo que um deles é a distância geográfica entre orientadora e aluna orientada. Metodologicamente utiliza-se uma abordagem narrativa onde se conjugam as diferentes metodologias associadas o estudo de casos, histórias de vida, percurso de vida, autobiografia, autoetnografia e o método biográfico. Os resultados obtidos são as narrações das experiencias vividas, dos acontecimentos, os problemas e soluções que vão surgindo ao longo de uma investigação. Este é o primeiro, artigo de vários, que visa acompanhar o percurso desta investigação, inclui, apenas a primeira parte, o início do processo, com a orientadora e aluna orientada a organizarem o trabalho, preparando-se para entrar no campo. Revela acima de tudo, olhar para o interior de uma investigação académica iluminando aspectos que ficam invisíveis no trabalho académico. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.758-766
https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.758-766
url https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.758-766
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/142
https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/142/139
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
dc.source.none.fl_str_mv New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Qualitative Research in Education: advances and challenges; 758-766
New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigación Cualitativa en Educación: avances y desafíos; 758-766
New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigação Qualitativa em Educação: avanços e desafios; 758-766
2184-7770
10.36367/ntqr.2.2020
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130347039883264