Orientar segundo a metodologia orientada para o contexto e o investigador: Parte II estar perto e longe, questões práticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.758-766 |
Resumo: | Orientar segundo a metodologia orientada para o contexto e o investigador: parte II estar perto e longe, questões práticas, é um artigo que apresenta a primeira aplicação prática desta metodologia aplicada a uma Dissertação de Mestrado. O objectivo principal é apresentar os problemas de uma investigação no seu início, sendo que um deles é a distância geográfica entre orientadora e aluna orientada. Metodologicamente utiliza-se uma abordagem narrativa onde se conjugam as diferentes metodologias associadas o estudo de casos, histórias de vida, percurso de vida, autobiografia, autoetnografia e o método biográfico. Os resultados obtidos são as narrações das experiencias vividas, dos acontecimentos, os problemas e soluções que vão surgindo ao longo de uma investigação. Este é o primeiro, artigo de vários, que visa acompanhar o percurso desta investigação, inclui, apenas a primeira parte, o início do processo, com a orientadora e aluna orientada a organizarem o trabalho, preparando-se para entrar no campo. Revela acima de tudo, olhar para o interior de uma investigação académica iluminando aspectos que ficam invisíveis no trabalho académico. |
id |
RCAP_1f2bd19e03b16eaa464dd33def52f00f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publi.ludomedia.org:article/142 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Orientar segundo a metodologia orientada para o contexto e o investigador: Parte II estar perto e longe, questões práticasDirecting according to the methodology oriented for the context and researcher: Part II, to be near and far, practical questionsMetodologia; Distância; Orientação; Inclusão; Proximidade.Methodology; Distance; Orientation; Inclusion; Proximity.Orientar segundo a metodologia orientada para o contexto e o investigador: parte II estar perto e longe, questões práticas, é um artigo que apresenta a primeira aplicação prática desta metodologia aplicada a uma Dissertação de Mestrado. O objectivo principal é apresentar os problemas de uma investigação no seu início, sendo que um deles é a distância geográfica entre orientadora e aluna orientada. Metodologicamente utiliza-se uma abordagem narrativa onde se conjugam as diferentes metodologias associadas o estudo de casos, histórias de vida, percurso de vida, autobiografia, autoetnografia e o método biográfico. Os resultados obtidos são as narrações das experiencias vividas, dos acontecimentos, os problemas e soluções que vão surgindo ao longo de uma investigação. Este é o primeiro, artigo de vários, que visa acompanhar o percurso desta investigação, inclui, apenas a primeira parte, o início do processo, com a orientadora e aluna orientada a organizarem o trabalho, preparando-se para entrar no campo. Revela acima de tudo, olhar para o interior de uma investigação académica iluminando aspectos que ficam invisíveis no trabalho académico. Directing according to the methodology oriented for the context and researcher: part II, to be near and far, practical questions is an article that presents the first practical use of this methodology to a Master Dissertation. The main objective is to present the problems of research at its beginning, one of them is the geographical distance between the research director and the student-directed. Methodological is used as a narrative approach, which combines case studies, history of living, receipt de vie, autobiography, and biographical method. The results achieved are the narratives of the lived experiences, of what is happening, the problems and solutions that are found over one research. This is the first article, of several, which aims to monitor the trajectory of this research, it is only included, the first part, with the research director and student-directed organizing the work, preparing the fieldwork. Unveil, most of all, to the insight of academic research enlighten aspects that keep invisible in academic work. Ludomedia2020-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.758-766https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.758-766New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Qualitative Research in Education: advances and challenges; 758-766New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigación Cualitativa en Educación: avances y desafíos; 758-766New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigação Qualitativa em Educação: avanços e desafios; 758-7662184-777010.36367/ntqr.2.2020reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/142https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/142/139Mendes, CleoneideCamalhão , IsabelCamalhão , Serafiminfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-13T09:12:24Zoai:ojs.publi.ludomedia.org:article/142Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:47:59.225248Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Orientar segundo a metodologia orientada para o contexto e o investigador: Parte II estar perto e longe, questões práticas Directing according to the methodology oriented for the context and researcher: Part II, to be near and far, practical questions |
title |
Orientar segundo a metodologia orientada para o contexto e o investigador: Parte II estar perto e longe, questões práticas |
spellingShingle |
Orientar segundo a metodologia orientada para o contexto e o investigador: Parte II estar perto e longe, questões práticas Mendes, Cleoneide Metodologia; Distância; Orientação; Inclusão; Proximidade. Methodology; Distance; Orientation; Inclusion; Proximity. |
title_short |
Orientar segundo a metodologia orientada para o contexto e o investigador: Parte II estar perto e longe, questões práticas |
title_full |
Orientar segundo a metodologia orientada para o contexto e o investigador: Parte II estar perto e longe, questões práticas |
title_fullStr |
Orientar segundo a metodologia orientada para o contexto e o investigador: Parte II estar perto e longe, questões práticas |
title_full_unstemmed |
Orientar segundo a metodologia orientada para o contexto e o investigador: Parte II estar perto e longe, questões práticas |
title_sort |
Orientar segundo a metodologia orientada para o contexto e o investigador: Parte II estar perto e longe, questões práticas |
author |
Mendes, Cleoneide |
author_facet |
Mendes, Cleoneide Camalhão , Isabel Camalhão , Serafim |
author_role |
author |
author2 |
Camalhão , Isabel Camalhão , Serafim |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Cleoneide Camalhão , Isabel Camalhão , Serafim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologia; Distância; Orientação; Inclusão; Proximidade. Methodology; Distance; Orientation; Inclusion; Proximity. |
topic |
Metodologia; Distância; Orientação; Inclusão; Proximidade. Methodology; Distance; Orientation; Inclusion; Proximity. |
description |
Orientar segundo a metodologia orientada para o contexto e o investigador: parte II estar perto e longe, questões práticas, é um artigo que apresenta a primeira aplicação prática desta metodologia aplicada a uma Dissertação de Mestrado. O objectivo principal é apresentar os problemas de uma investigação no seu início, sendo que um deles é a distância geográfica entre orientadora e aluna orientada. Metodologicamente utiliza-se uma abordagem narrativa onde se conjugam as diferentes metodologias associadas o estudo de casos, histórias de vida, percurso de vida, autobiografia, autoetnografia e o método biográfico. Os resultados obtidos são as narrações das experiencias vividas, dos acontecimentos, os problemas e soluções que vão surgindo ao longo de uma investigação. Este é o primeiro, artigo de vários, que visa acompanhar o percurso desta investigação, inclui, apenas a primeira parte, o início do processo, com a orientadora e aluna orientada a organizarem o trabalho, preparando-se para entrar no campo. Revela acima de tudo, olhar para o interior de uma investigação académica iluminando aspectos que ficam invisíveis no trabalho académico. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.758-766 https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.758-766 |
url |
https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.758-766 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/142 https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/142/139 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Ludomedia |
publisher.none.fl_str_mv |
Ludomedia |
dc.source.none.fl_str_mv |
New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Qualitative Research in Education: advances and challenges; 758-766 New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigación Cualitativa en Educación: avances y desafíos; 758-766 New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigação Qualitativa em Educação: avanços e desafios; 758-766 2184-7770 10.36367/ntqr.2.2020 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130347039883264 |