Políticas de educação: as diferentes responsabilidades e opções dos poderes públicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Lúcia
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Alcoforado, Luis, Cordeiro, António
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/43470
https://doi.org/10.19091/reced.v1i37.581
Resumo: O presente trabalho procura analisar a evolução das teorias políticas e econômicas mais relevantes, bem como os tipos de Estado que lhes estão associados, que foram se sobrepondo no decorrer dos últimos três séculos nas sociedades democráticas ocidentais e que mais diretamente foram interferindo na elaboração e execução das políticas públicas de educação. Em seguida, reflete-se sobre as suas implicações na forma como o pensamento educativo foi sendo construído e sedimentado. Partindo dessa análise, termina-se por equacionar as mudanças fundamentais que se perspectivam no pensar de algumas dimensões das políticas educativas públicas, situando-as, sobretudo, na necessidade de associar as lógicas nacionais e transnacionais às políticas de base local, que, por meio de uma ação conjunta e concertada, mobilizem a comunidade no sentido de formar cidadãos capazes, sem perder de vista a escala global, de agir em âmbito local, a partir do conhecimento da sua própria realidade e induzir uma nova noção de desenvolvimento, o qual se espera que seja integrado e sustentado. Abstract This paper seeks to analyze the evolution of the most relevant political and economic theories, as well as the associated state types, during the last three centuries in western democratic societies and that most directly interfered in the elaboration and execution of public education policies, to reflect on their implications in the construction and consolidation of educational thinking. Starting from this analysis, it ends up by equating the fundamental changes that are perceived in the thinking of some dimensions of the public educational policies, placing them in the need to associate local policies to national and transnational logics, that can, through joint and concerted action, mobilize the community to train citizens who, without forgetting the global scale, are able to act at the local level, based on the knowledge of their own reality, and to induce a new notion of development, which is expected to be integrated and sustained.
id RCAP_1f2d7c0fabcf1ac92131f8f38eefd9c6
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/43470
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Políticas de educação: as diferentes responsabilidades e opções dos poderes públicosEducation policies: the different responsibilities and options of the public authoritiesPolíticas públicas em educaçãoDesenvolvimento e educaçãoIdeologia e poderO presente trabalho procura analisar a evolução das teorias políticas e econômicas mais relevantes, bem como os tipos de Estado que lhes estão associados, que foram se sobrepondo no decorrer dos últimos três séculos nas sociedades democráticas ocidentais e que mais diretamente foram interferindo na elaboração e execução das políticas públicas de educação. Em seguida, reflete-se sobre as suas implicações na forma como o pensamento educativo foi sendo construído e sedimentado. Partindo dessa análise, termina-se por equacionar as mudanças fundamentais que se perspectivam no pensar de algumas dimensões das políticas educativas públicas, situando-as, sobretudo, na necessidade de associar as lógicas nacionais e transnacionais às políticas de base local, que, por meio de uma ação conjunta e concertada, mobilizem a comunidade no sentido de formar cidadãos capazes, sem perder de vista a escala global, de agir em âmbito local, a partir do conhecimento da sua própria realidade e induzir uma nova noção de desenvolvimento, o qual se espera que seja integrado e sustentado. Abstract This paper seeks to analyze the evolution of the most relevant political and economic theories, as well as the associated state types, during the last three centuries in western democratic societies and that most directly interfered in the elaboration and execution of public education policies, to reflect on their implications in the construction and consolidation of educational thinking. Starting from this analysis, it ends up by equating the fundamental changes that are perceived in the thinking of some dimensions of the public educational policies, placing them in the need to associate local policies to national and transnational logics, that can, through joint and concerted action, mobilize the community to train citizens who, without forgetting the global scale, are able to act at the local level, based on the knowledge of their own reality, and to induce a new notion of development, which is expected to be integrated and sustained.Unisal, Centro Universitário Salesiano de São Paulo2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/43470http://hdl.handle.net/10316/43470https://doi.org/10.19091/reced.v1i37.581por2317-6091Santos, LúciaAlcoforado, LuisCordeiro, Antónioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-08T11:32:09Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/43470Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:41:29.872639Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Políticas de educação: as diferentes responsabilidades e opções dos poderes públicos
Education policies: the different responsibilities and options of the public authorities
title Políticas de educação: as diferentes responsabilidades e opções dos poderes públicos
spellingShingle Políticas de educação: as diferentes responsabilidades e opções dos poderes públicos
Santos, Lúcia
Políticas públicas em educação
Desenvolvimento e educação
Ideologia e poder
title_short Políticas de educação: as diferentes responsabilidades e opções dos poderes públicos
title_full Políticas de educação: as diferentes responsabilidades e opções dos poderes públicos
title_fullStr Políticas de educação: as diferentes responsabilidades e opções dos poderes públicos
title_full_unstemmed Políticas de educação: as diferentes responsabilidades e opções dos poderes públicos
title_sort Políticas de educação: as diferentes responsabilidades e opções dos poderes públicos
author Santos, Lúcia
author_facet Santos, Lúcia
Alcoforado, Luis
Cordeiro, António
author_role author
author2 Alcoforado, Luis
Cordeiro, António
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Lúcia
Alcoforado, Luis
Cordeiro, António
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas públicas em educação
Desenvolvimento e educação
Ideologia e poder
topic Políticas públicas em educação
Desenvolvimento e educação
Ideologia e poder
description O presente trabalho procura analisar a evolução das teorias políticas e econômicas mais relevantes, bem como os tipos de Estado que lhes estão associados, que foram se sobrepondo no decorrer dos últimos três séculos nas sociedades democráticas ocidentais e que mais diretamente foram interferindo na elaboração e execução das políticas públicas de educação. Em seguida, reflete-se sobre as suas implicações na forma como o pensamento educativo foi sendo construído e sedimentado. Partindo dessa análise, termina-se por equacionar as mudanças fundamentais que se perspectivam no pensar de algumas dimensões das políticas educativas públicas, situando-as, sobretudo, na necessidade de associar as lógicas nacionais e transnacionais às políticas de base local, que, por meio de uma ação conjunta e concertada, mobilizem a comunidade no sentido de formar cidadãos capazes, sem perder de vista a escala global, de agir em âmbito local, a partir do conhecimento da sua própria realidade e induzir uma nova noção de desenvolvimento, o qual se espera que seja integrado e sustentado. Abstract This paper seeks to analyze the evolution of the most relevant political and economic theories, as well as the associated state types, during the last three centuries in western democratic societies and that most directly interfered in the elaboration and execution of public education policies, to reflect on their implications in the construction and consolidation of educational thinking. Starting from this analysis, it ends up by equating the fundamental changes that are perceived in the thinking of some dimensions of the public educational policies, placing them in the need to associate local policies to national and transnational logics, that can, through joint and concerted action, mobilize the community to train citizens who, without forgetting the global scale, are able to act at the local level, based on the knowledge of their own reality, and to induce a new notion of development, which is expected to be integrated and sustained.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/43470
http://hdl.handle.net/10316/43470
https://doi.org/10.19091/reced.v1i37.581
url http://hdl.handle.net/10316/43470
https://doi.org/10.19091/reced.v1i37.581
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2317-6091
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Unisal, Centro Universitário Salesiano de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Unisal, Centro Universitário Salesiano de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133682156437504