Ética, ciência, conhecimento e educação: dialogar com os termos e voltar a fazer perguntas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/48303 |
Resumo: | O texto faz uma incursão na ética em pesquisa nos contextos educativos com o objetivo de problematizar a ética no contexto da ciência, do conhecimento (pesquisa) e da educação. Para tal, tenta num primeiro momento se faz um esclarecimento dos termos – esclarecimento simples, para– num segundo momento - colocar questões (voltar a perguntar) sobre o sentido da práxis axiológica, investigativa e educativa. Voltar a perguntar porque não temos respostas, ou melhor, talvez encontremos respostas (implícitas e explicitas) perguntando |
id |
RCAP_1f31061c5c2090822d5116ff967b7863 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/48303 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ética, ciência, conhecimento e educação: dialogar com os termos e voltar a fazer perguntasEthics, science, knowledge and education: discuss with the terms and ask questions againÉtica, ciencia, conocimiento y educación: dialogar con los términos y volver a hacer preguntasÉticaInvestigaçãoEducaçãoEthicsResearchEducationInvestigaciónEducaciónCiências Sociais::Ciências da EducaçãoSocial SciencesO texto faz uma incursão na ética em pesquisa nos contextos educativos com o objetivo de problematizar a ética no contexto da ciência, do conhecimento (pesquisa) e da educação. Para tal, tenta num primeiro momento se faz um esclarecimento dos termos – esclarecimento simples, para– num segundo momento - colocar questões (voltar a perguntar) sobre o sentido da práxis axiológica, investigativa e educativa. Voltar a perguntar porque não temos respostas, ou melhor, talvez encontremos respostas (implícitas e explicitas) perguntandoCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal; Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) no âmbito do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, da Universidade do Minho) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade Federal de Sergipe (UFS)Universidade do MinhoCunha, António Camilo20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/48303porCunha, A.C. (2017). Ética, ciência, conhecimento e educação: dialogar com os termos e voltar a fazer perguntas. Revista EDaPECI, 17(2), p. 93-102. [Em linha] [Acedido em 05 de dezembro de 2017, disponível em https://seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/6779/pdf]2176-171Xhttps://seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/6779info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:53:54Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/48303Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:43:22.010223Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ética, ciência, conhecimento e educação: dialogar com os termos e voltar a fazer perguntas Ethics, science, knowledge and education: discuss with the terms and ask questions again Ética, ciencia, conocimiento y educación: dialogar con los términos y volver a hacer preguntas |
title |
Ética, ciência, conhecimento e educação: dialogar com os termos e voltar a fazer perguntas |
spellingShingle |
Ética, ciência, conhecimento e educação: dialogar com os termos e voltar a fazer perguntas Cunha, António Camilo Ética Investigação Educação Ethics Research Education Investigación Educación Ciências Sociais::Ciências da Educação Social Sciences |
title_short |
Ética, ciência, conhecimento e educação: dialogar com os termos e voltar a fazer perguntas |
title_full |
Ética, ciência, conhecimento e educação: dialogar com os termos e voltar a fazer perguntas |
title_fullStr |
Ética, ciência, conhecimento e educação: dialogar com os termos e voltar a fazer perguntas |
title_full_unstemmed |
Ética, ciência, conhecimento e educação: dialogar com os termos e voltar a fazer perguntas |
title_sort |
Ética, ciência, conhecimento e educação: dialogar com os termos e voltar a fazer perguntas |
author |
Cunha, António Camilo |
author_facet |
Cunha, António Camilo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, António Camilo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ética Investigação Educação Ethics Research Education Investigación Educación Ciências Sociais::Ciências da Educação Social Sciences |
topic |
Ética Investigação Educação Ethics Research Education Investigación Educación Ciências Sociais::Ciências da Educação Social Sciences |
description |
O texto faz uma incursão na ética em pesquisa nos contextos educativos com o objetivo de problematizar a ética no contexto da ciência, do conhecimento (pesquisa) e da educação. Para tal, tenta num primeiro momento se faz um esclarecimento dos termos – esclarecimento simples, para– num segundo momento - colocar questões (voltar a perguntar) sobre o sentido da práxis axiológica, investigativa e educativa. Voltar a perguntar porque não temos respostas, ou melhor, talvez encontremos respostas (implícitas e explicitas) perguntando |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/48303 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/48303 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cunha, A.C. (2017). Ética, ciência, conhecimento e educação: dialogar com os termos e voltar a fazer perguntas. Revista EDaPECI, 17(2), p. 93-102. [Em linha] [Acedido em 05 de dezembro de 2017, disponível em https://seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/6779/pdf] 2176-171X https://seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/6779 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132180206583808 |