Ética, ciência, conhecimento e educação: dialogar com os termos e voltar a fazer perguntas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, António Camilo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/48303
Resumo: O texto faz uma incursão na ética em pesquisa nos contextos educativos com o objetivo de problematizar a ética no contexto da ciência, do conhecimento (pesquisa) e da educação. Para tal, tenta num primeiro momento se faz um esclarecimento dos termos – esclarecimento simples, para– num segundo momento - colocar questões (voltar a perguntar) sobre o sentido da práxis axiológica, investigativa e educativa. Voltar a perguntar porque não temos respostas, ou melhor, talvez encontremos respostas (implícitas e explicitas) perguntando
id RCAP_1f31061c5c2090822d5116ff967b7863
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/48303
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ética, ciência, conhecimento e educação: dialogar com os termos e voltar a fazer perguntasEthics, science, knowledge and education: discuss with the terms and ask questions againÉtica, ciencia, conocimiento y educación: dialogar con los términos y volver a hacer preguntasÉticaInvestigaçãoEducaçãoEthicsResearchEducationInvestigaciónEducaciónCiências Sociais::Ciências da EducaçãoSocial SciencesO texto faz uma incursão na ética em pesquisa nos contextos educativos com o objetivo de problematizar a ética no contexto da ciência, do conhecimento (pesquisa) e da educação. Para tal, tenta num primeiro momento se faz um esclarecimento dos termos – esclarecimento simples, para– num segundo momento - colocar questões (voltar a perguntar) sobre o sentido da práxis axiológica, investigativa e educativa. Voltar a perguntar porque não temos respostas, ou melhor, talvez encontremos respostas (implícitas e explicitas) perguntandoCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal; Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) no âmbito do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, da Universidade do Minho) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade Federal de Sergipe (UFS)Universidade do MinhoCunha, António Camilo20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/48303porCunha, A.C. (2017). Ética, ciência, conhecimento e educação: dialogar com os termos e voltar a fazer perguntas. Revista EDaPECI, 17(2), p. 93-102. [Em linha] [Acedido em 05 de dezembro de 2017, disponível em https://seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/6779/pdf]2176-171Xhttps://seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/6779info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:53:54Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/48303Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:43:22.010223Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ética, ciência, conhecimento e educação: dialogar com os termos e voltar a fazer perguntas
Ethics, science, knowledge and education: discuss with the terms and ask questions again
Ética, ciencia, conocimiento y educación: dialogar con los términos y volver a hacer preguntas
title Ética, ciência, conhecimento e educação: dialogar com os termos e voltar a fazer perguntas
spellingShingle Ética, ciência, conhecimento e educação: dialogar com os termos e voltar a fazer perguntas
Cunha, António Camilo
Ética
Investigação
Educação
Ethics
Research
Education
Investigación
Educación
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Social Sciences
title_short Ética, ciência, conhecimento e educação: dialogar com os termos e voltar a fazer perguntas
title_full Ética, ciência, conhecimento e educação: dialogar com os termos e voltar a fazer perguntas
title_fullStr Ética, ciência, conhecimento e educação: dialogar com os termos e voltar a fazer perguntas
title_full_unstemmed Ética, ciência, conhecimento e educação: dialogar com os termos e voltar a fazer perguntas
title_sort Ética, ciência, conhecimento e educação: dialogar com os termos e voltar a fazer perguntas
author Cunha, António Camilo
author_facet Cunha, António Camilo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, António Camilo
dc.subject.por.fl_str_mv Ética
Investigação
Educação
Ethics
Research
Education
Investigación
Educación
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Social Sciences
topic Ética
Investigação
Educação
Ethics
Research
Education
Investigación
Educación
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Social Sciences
description O texto faz uma incursão na ética em pesquisa nos contextos educativos com o objetivo de problematizar a ética no contexto da ciência, do conhecimento (pesquisa) e da educação. Para tal, tenta num primeiro momento se faz um esclarecimento dos termos – esclarecimento simples, para– num segundo momento - colocar questões (voltar a perguntar) sobre o sentido da práxis axiológica, investigativa e educativa. Voltar a perguntar porque não temos respostas, ou melhor, talvez encontremos respostas (implícitas e explicitas) perguntando
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/48303
url http://hdl.handle.net/1822/48303
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cunha, A.C. (2017). Ética, ciência, conhecimento e educação: dialogar com os termos e voltar a fazer perguntas. Revista EDaPECI, 17(2), p. 93-102. [Em linha] [Acedido em 05 de dezembro de 2017, disponível em https://seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/6779/pdf]
2176-171X
https://seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/6779
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe (UFS)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe (UFS)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132180206583808