Estudo piloto: a relação das classes de Angle com a pressão plantar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Godinho, Patrícia Valente
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/30802
Resumo: Dissertação para obtenção do grau de Mestre no Instituto Universitário Egas Moniz
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spelling Estudo piloto: a relação das classes de Angle com a pressão plantarSistema estomatognáticoClassificação AngleOclusãoPosturaDissertação para obtenção do grau de Mestre no Instituto Universitário Egas MonizAlterações no sistema estomatognático podem provocar influências na manutenção do equilíbrio postural, assim como o sistema estomatognático pode sofrer influência de outras partes do corpo e por consequência, cada vez mais existe um interesse em corrigir as más oclusões a fim de prevenir problemas articulares e musculares no resto do corpo (Rosa, Moraes, Moraes, Filho, & Castilho, 2008). Objetivo: Analisar a relação entre a pressão plantar e as Classes de Angle. Materiais e Métodos: Foram convidados a participar neste estudo alunos da Cooperativa de Ensino Superior Egas Moniz. Após a fase de recrutamento, foi realizada uma triagem de acordo com os critérios de inclusão e exclusão. Posteriormente foi realizada uma avaliação intraoral para observar qual a Classe de Angle que o participante apresentava. Por último foi realizada uma avaliação posturográfica estática que permitiu registar a Distribuição da Pressão Plantar (DPP): ante pé e retro pé no plano ântero-posterior e pé direito e pé esquerdo no plano medio-lateral. Resultados: A amostra do estudo foi composta por 76 participantes, com idades compreendidas entre os 18 e os 24 anos, com média de idade 21,7 ± 1,55 anos. Cinquenta e nove (77,6%) participantes apresentaram Classe I, 13 (17,1%) Classe II e 4 (5,3%) Classe III. Foram encontradas relações estatisticamente significativas entre a distribuição da pressão plantar no ante pé e retro pé entre a Classe I e Classe II (p=0,034) e a Classe I e a Classe III (p=0,001) não se verificando o mesmo no plano medio-lateral. Conclusões: Foi possível observar que na nossa amostra, na Classe I e na Classe II, a força plantar exercida era superior no retro-pé e na Classe III a força plantar exercida foi superior no ante-pé. No sentido medio-lateral, tanto o pé direito como o pé esquerdo apresentaram valores semelhantes nas diferentes Classes de Angle.Delgado, Ana SintraSantana, Catarina GodinhoRepositório ComumGodinho, Patrícia Valente2020-01-09T16:28:18Z2019-12-01T00:00:00Z2019-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/30802202358933porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-10-06T14:54:01Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/30802Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:09:48.973153Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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