Dislexia: Atraso ou Desvio no Desenvolvimento?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, José Manuel Ferreira de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/2408
Resumo: O presente estudo procurou contribuir para a discussão sobre se a dislexia deve ser encarada como um desvio de desenvolvimento ou como um atraso no desenvolvimento. O estudo contém duas partes. Na primeira parte é apresentada uma revisão da literatura científica relativa aos perfis cognitivo e comportamental de crianças com dislexia e da relação entre os conhecimentos alfabéticos, a memória verbal, a consciência fonológica e a velocidade de processamento de informação verbal. Ainda nesta parte são apresentados dados sobe a aquisição e o desenvolvimento da leitura em ortografias com diferentes graus de consistência, em leitores proficientes e com dislexia. A segunda parte é um estudo empírico, realizado com base no enquadramento teórico apresentado na Parte I, cujo objetivo foi comparar o desempenho em tarefas de leitura, escrita e em provas cognitivas relacionadas com os conhecimentos alfabéticos de um grupo de crianças com dislexia com dois grupos proficientes em leitura: um grupo emparelhado por idade cronológica e outro grupo mais jovem emparelhado por idade de leitura. Os resultados sugerem que, no contexto do português europeu, a dislexia pode ser considerada como um desvio de desenvolvimento ao nível da consciência fonémica, mas também na leitura e na escrita de palavras com estruturas complexas.
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