Dislexia: Atraso ou Desvio no Desenvolvimento?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/2408 |
Resumo: | O presente estudo procurou contribuir para a discussão sobre se a dislexia deve ser encarada como um desvio de desenvolvimento ou como um atraso no desenvolvimento. O estudo contém duas partes. Na primeira parte é apresentada uma revisão da literatura científica relativa aos perfis cognitivo e comportamental de crianças com dislexia e da relação entre os conhecimentos alfabéticos, a memória verbal, a consciência fonológica e a velocidade de processamento de informação verbal. Ainda nesta parte são apresentados dados sobe a aquisição e o desenvolvimento da leitura em ortografias com diferentes graus de consistência, em leitores proficientes e com dislexia. A segunda parte é um estudo empírico, realizado com base no enquadramento teórico apresentado na Parte I, cujo objetivo foi comparar o desempenho em tarefas de leitura, escrita e em provas cognitivas relacionadas com os conhecimentos alfabéticos de um grupo de crianças com dislexia com dois grupos proficientes em leitura: um grupo emparelhado por idade cronológica e outro grupo mais jovem emparelhado por idade de leitura. Os resultados sugerem que, no contexto do português europeu, a dislexia pode ser considerada como um desvio de desenvolvimento ao nível da consciência fonémica, mas também na leitura e na escrita de palavras com estruturas complexas. |
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O presente estudo procurou contribuir para a discussão sobre se a dislexia deve ser encarada como um desvio de desenvolvimento ou como um atraso no desenvolvimento. O estudo contém duas partes. Na primeira parte é apresentada uma revisão da literatura científica relativa aos perfis cognitivo e comportamental de crianças com dislexia e da relação entre os conhecimentos alfabéticos, a memória verbal, a consciência fonológica e a velocidade de processamento de informação verbal. Ainda nesta parte são apresentados dados sobe a aquisição e o desenvolvimento da leitura em ortografias com diferentes graus de consistência, em leitores proficientes e com dislexia. A segunda parte é um estudo empírico, realizado com base no enquadramento teórico apresentado na Parte I, cujo objetivo foi comparar o desempenho em tarefas de leitura, escrita e em provas cognitivas relacionadas com os conhecimentos alfabéticos de um grupo de crianças com dislexia com dois grupos proficientes em leitura: um grupo emparelhado por idade cronológica e outro grupo mais jovem emparelhado por idade de leitura. Os resultados sugerem que, no contexto do português europeu, a dislexia pode ser considerada como um desvio de desenvolvimento ao nível da consciência fonémica, mas também na leitura e na escrita de palavras com estruturas complexas. |
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