O Papel do Voluntariado Jovem nas Motivações e Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Dário Filipe
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/7025
Resumo: A presente investigação é um estudo misto de natureza exploratória e pretende analisar as perspetivas dos jovens sobre as implicações da participação em projetos do Serviço Voluntário Europeu ao nível das suas competências pessoais e sociais. Neste estudo participaram 46 jovens, com idades compreendidas entre os 20 e os 30 anos de idade, (M=24.96; DP=2.68) que preencheram um questionário construído de acordo com os objetivos da investigação, sendo os dados qualitativos sujeitos a análise de conteúdo e os quantitativos analisados com recurso ao SPSS. Os resultados da análise qualitativa evidenciaram a identificação das seguintes categorias: definição de voluntariado, mudanças na forma de encarar a vida, mudança de comportamentos, aquisição de competências e competências de cidadania e participação ativa. Os participantes concordam bastante que a sua experiência de voluntariado contribuiu para a melhoria de competências linguísticas, para a aquisição de competências pessoais e sociais, bem como para se sentirem mais felizes e terem a oportunidade de conhecerem novas pessoas. Por intermédio da análise quantitativa, inferencial, verificou-se que existe uma forte relação entre as motivações dos jovens para o voluntariado e a aquisição de competências pessoais e sociais. Além disso, observou-se que as raparigas atribuíram uma importância significativamente superior a motivações de voluntariado relacionadas com valores, quando comparadas com os rapazes. Por fim, os jovens consideraram que, em média, a sua experiência de voluntariado contribuiu para alguma mudança na forma como passaram a encarar a vida e na alteração de comportamentos, principalmente, relacionados com autorreflexão e de relacionamento interpessoal, assim como para uma melhoria ao nível das suas competências de cidadania e de participação ativa.
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