Plataformas e ecossistemas digitais: Desafios e benefícios sobre o ponto de vista económico e social. Caso de estudo: O Facebook
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/27141 |
Resumo: | Se outrora as empresas estabeleciam os seus contactos de forma presencial com e entre os seus clientes e fornecedores, nos últimos anos, a ascensão das plataformas digitais e dos ecossistemas digitais tem vindo progressivamente a alterar esse cenário. Durante este período, ficou nítida a importância do desenvolvimento das tecnologias digitais na conceptualização destes negócios digitais, sem o requisito de espaços físicos, mas com a necessidade de tecnologias como aparelhos digitais (telemóveis, computadores ou tablets), servidores conectados em rede e computação em nuvem com a capacidade algorítmica de análise de tendências de consumo e armazenamento de Big Data. Esta economia digital ultrapassa de forma significativa o comércio eletrónico (e-commerce), possivelmente seu antecessor. À medida que o modelo de negócio destas empresas foi ficando mais eficiente, compreendeu-se que o grande crescimento destas plataformas digitais fica a dever-se ao suporte daquelas tecnologias, que capacitaram as suas entidades gestoras de meios para desenvolver estratégicas assentes em efeitos de rede diretos e indiretos, economias de escala e de gama que, consequentemente, permitiu-lhes desenvolver um modelo de negócio capaz de explorar novos conceitos de interação comercial virtual entre clientes e fornecedores, os multi-sided digital markets. Apesar dos inúmeros benefícios do ponto de vista socioeconómico, a emergência destas novas plataformas e ecossistemas digitais tem criado importantes desafios às atuais políticas de concorrência, bem como ao direito à privacidade e proteção de dados dos seus utilizadores, para além de outros desafios que não são abordados neste estudo empírico, como os de natureza política e social. Nesse sentido, o objetivo deste estudo passa por investigar e avaliar estas temáticas. |
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Plataformas e ecossistemas digitais: Desafios e benefícios sobre o ponto de vista económico e social. Caso de estudo: O FacebookPolíticas da concorrênciaPlataformas digitaisEcossistemas digitaisDireito da concorrência -- Competition lawDigital platformsDigital ecosystemsSe outrora as empresas estabeleciam os seus contactos de forma presencial com e entre os seus clientes e fornecedores, nos últimos anos, a ascensão das plataformas digitais e dos ecossistemas digitais tem vindo progressivamente a alterar esse cenário. Durante este período, ficou nítida a importância do desenvolvimento das tecnologias digitais na conceptualização destes negócios digitais, sem o requisito de espaços físicos, mas com a necessidade de tecnologias como aparelhos digitais (telemóveis, computadores ou tablets), servidores conectados em rede e computação em nuvem com a capacidade algorítmica de análise de tendências de consumo e armazenamento de Big Data. Esta economia digital ultrapassa de forma significativa o comércio eletrónico (e-commerce), possivelmente seu antecessor. À medida que o modelo de negócio destas empresas foi ficando mais eficiente, compreendeu-se que o grande crescimento destas plataformas digitais fica a dever-se ao suporte daquelas tecnologias, que capacitaram as suas entidades gestoras de meios para desenvolver estratégicas assentes em efeitos de rede diretos e indiretos, economias de escala e de gama que, consequentemente, permitiu-lhes desenvolver um modelo de negócio capaz de explorar novos conceitos de interação comercial virtual entre clientes e fornecedores, os multi-sided digital markets. Apesar dos inúmeros benefícios do ponto de vista socioeconómico, a emergência destas novas plataformas e ecossistemas digitais tem criado importantes desafios às atuais políticas de concorrência, bem como ao direito à privacidade e proteção de dados dos seus utilizadores, para além de outros desafios que não são abordados neste estudo empírico, como os de natureza política e social. Nesse sentido, o objetivo deste estudo passa por investigar e avaliar estas temáticas.In the past, companies used to relate with their customers and suppliers in person, however, in recent years, the rise of digital platforms and digital ecosystems, has been changing this reality. During this period, the importance of digital technologies in the conceptualization of these digital businesses has become clear. They do not necessarily require physical spaces for the services they provide. Instead they need technologies such as digital devices (smartphones, computers or tablets), networked servers and cloud computing with the algorithmic capacity to analyze consumer trends and store Big Data. This digital economy goes well beyond the more traditional electronic commerce (e-commerce), which is possibly its predecessor. As the business model of these companies becomes more efficient, it is understood that these digital platforms’ significant growth is due to the support given by these technologies, which enable their managing entities to develop strategies based on direct and indirect network effects, economies of scale and economies of scope, and which have allowed them to develop a business model capable of exploring new concepts of virtual commercial interaction between customers and suppliers, and between platform users in general, namely multi-sided digital markets. Despite the numerous socio-economic benefits that accrue from this new digital economy, the emergence of these new digital platforms and ecosystems has raised important challenges to current competition policies, as well as to the right to privacy and data protection of its users, in addition to other challenges that are not addressed in this empirical study, such as those of a political and social nature. In this sense, the objective of this study is to investigate and evaluate these issues.2023-01-12T10:32:15Z2022-12-28T00:00:00Z2022-12-282022-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/27141TID:203142314porGuerreiro, Gonçalo Filipe de Sarmentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:46:44Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/27141Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:22:34.331460Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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