Ecologia integral : um desafio no contexto da EMRC : uma proposta à luz da unidade letiva 1 do 6º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caracóis, Leonor Rosário Luís
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/25793
Resumo: Expõe- se uma reflexão sobre o desafio que a categoria ecologia integral constitui para a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, a qual tem a sua origem na lecionação e análise crítica da Unidade Letiva 1 do 6º ano, “A Pessoa Humana”, realizada no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada desenvolvida no Externato da Luz em Lisboa. No atual contexto socioeconómico e cultural e dado o estado de degradação do planeta, a questão ecológica, entendida de forma ampla e holística, surge como uma questão pertinente e inadiável. É este o tema que aqui se desenvolve, abordando-o no âmbito da tradição cristã, sem renunciar à sabedoria dos textos bíblicos e com base na proposta apresentada pelo Papa Francisco na encíclica Laudato Si`. Assim, à luz deste documento, expõe-se o tema da ecologia integral nas suas dimensões antropológica, socioeconómica, de vida quotidiana e de apelo a uma conversão integral, apresentando também uma reflexão sobre os desafios educacionais que esta categoria coloca à disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica. Por fim, e como forma de responder a estes desafios, apresenta- se uma proposta pedagógica concreta: a criação de um Foco de Conversão Ecológica Escolar.
id RCAP_1f747d85d31a6d609d9520d1be561e25
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/25793
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ecologia integral : um desafio no contexto da EMRC : uma proposta à luz da unidade letiva 1 do 6º anoEcologia integralLaudato Si´Dimensão antropológicaDimensão socioeconómicaEcologia da vida quotidianaConversão integralEducaçãoPrática de Ensino SupervisionadaEMRCFoco de Conversão Ecológica EscolarIntegral EcologyAnthropologic DimensionSocial-economical DimensionEcology of Daily LifeIntegral ConversionEducationSupervised Teaching PracticeCMREFocus of Ecologic School ConversionDomínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e ReligiãoExpõe- se uma reflexão sobre o desafio que a categoria ecologia integral constitui para a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, a qual tem a sua origem na lecionação e análise crítica da Unidade Letiva 1 do 6º ano, “A Pessoa Humana”, realizada no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada desenvolvida no Externato da Luz em Lisboa. No atual contexto socioeconómico e cultural e dado o estado de degradação do planeta, a questão ecológica, entendida de forma ampla e holística, surge como uma questão pertinente e inadiável. É este o tema que aqui se desenvolve, abordando-o no âmbito da tradição cristã, sem renunciar à sabedoria dos textos bíblicos e com base na proposta apresentada pelo Papa Francisco na encíclica Laudato Si`. Assim, à luz deste documento, expõe-se o tema da ecologia integral nas suas dimensões antropológica, socioeconómica, de vida quotidiana e de apelo a uma conversão integral, apresentando também uma reflexão sobre os desafios educacionais que esta categoria coloca à disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica. Por fim, e como forma de responder a estes desafios, apresenta- se uma proposta pedagógica concreta: a criação de um Foco de Conversão Ecológica Escolar.This dissertation presents a reflection on the challenge that the category of integral ecology represents for the discipline of Catholic Moral and Religious Education, risen during the lecture and critical analysis of the First Unit of the sixth grade curricular program, “The Human Person”, object of the Supervised Teaching Practice, at Externato da Luz, in Lisbon. In the contemporary social-economic and cultural context, and given the degradation state of the planet, the ecological issue, understood in a broad and holistic manner, appears as a relevant and unavoidable question. Thus is the subject here discussed, under the approach of Catholic tradition, not discarding for this intent, the resource to biblical wisdom and Pope Francis’ proposal, presented in his encyclical Laudato Si’. Thereby, in light of this document, the integral ecological issue is exposed in its anthropological and social-economical dimension, showing its relation with everyday life and appeals to ecological conversion, and the educational challenges it offers to the discipline of Catholic Moral and Religious Education. At last, aiming to respond to this very challenge, a specific pedagogical proposal is presented: the creation of a Focus of Ecological School Conversion.Garcia Ambrosio, Juan FranciscoCoutinho, Vítor Manuel LeitãoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCaracóis, Leonor Rosário Luís2018-10-17T14:35:03Z2018-10-1620182018-10-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/25793TID:201984075porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:31:13Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/25793Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:20:34.103920Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ecologia integral : um desafio no contexto da EMRC : uma proposta à luz da unidade letiva 1 do 6º ano
title Ecologia integral : um desafio no contexto da EMRC : uma proposta à luz da unidade letiva 1 do 6º ano
spellingShingle Ecologia integral : um desafio no contexto da EMRC : uma proposta à luz da unidade letiva 1 do 6º ano
Caracóis, Leonor Rosário Luís
Ecologia integral
Laudato Si´
Dimensão antropológica
Dimensão socioeconómica
Ecologia da vida quotidiana
Conversão integral
Educação
Prática de Ensino Supervisionada
EMRC
Foco de Conversão Ecológica Escolar
Integral Ecology
Anthropologic Dimension
Social-economical Dimension
Ecology of Daily Life
Integral Conversion
Education
Supervised Teaching Practice
CMRE
Focus of Ecologic School Conversion
Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião
title_short Ecologia integral : um desafio no contexto da EMRC : uma proposta à luz da unidade letiva 1 do 6º ano
title_full Ecologia integral : um desafio no contexto da EMRC : uma proposta à luz da unidade letiva 1 do 6º ano
title_fullStr Ecologia integral : um desafio no contexto da EMRC : uma proposta à luz da unidade letiva 1 do 6º ano
title_full_unstemmed Ecologia integral : um desafio no contexto da EMRC : uma proposta à luz da unidade letiva 1 do 6º ano
title_sort Ecologia integral : um desafio no contexto da EMRC : uma proposta à luz da unidade letiva 1 do 6º ano
author Caracóis, Leonor Rosário Luís
author_facet Caracóis, Leonor Rosário Luís
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Garcia Ambrosio, Juan Francisco
Coutinho, Vítor Manuel Leitão
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Caracóis, Leonor Rosário Luís
dc.subject.por.fl_str_mv Ecologia integral
Laudato Si´
Dimensão antropológica
Dimensão socioeconómica
Ecologia da vida quotidiana
Conversão integral
Educação
Prática de Ensino Supervisionada
EMRC
Foco de Conversão Ecológica Escolar
Integral Ecology
Anthropologic Dimension
Social-economical Dimension
Ecology of Daily Life
Integral Conversion
Education
Supervised Teaching Practice
CMRE
Focus of Ecologic School Conversion
Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião
topic Ecologia integral
Laudato Si´
Dimensão antropológica
Dimensão socioeconómica
Ecologia da vida quotidiana
Conversão integral
Educação
Prática de Ensino Supervisionada
EMRC
Foco de Conversão Ecológica Escolar
Integral Ecology
Anthropologic Dimension
Social-economical Dimension
Ecology of Daily Life
Integral Conversion
Education
Supervised Teaching Practice
CMRE
Focus of Ecologic School Conversion
Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião
description Expõe- se uma reflexão sobre o desafio que a categoria ecologia integral constitui para a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, a qual tem a sua origem na lecionação e análise crítica da Unidade Letiva 1 do 6º ano, “A Pessoa Humana”, realizada no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada desenvolvida no Externato da Luz em Lisboa. No atual contexto socioeconómico e cultural e dado o estado de degradação do planeta, a questão ecológica, entendida de forma ampla e holística, surge como uma questão pertinente e inadiável. É este o tema que aqui se desenvolve, abordando-o no âmbito da tradição cristã, sem renunciar à sabedoria dos textos bíblicos e com base na proposta apresentada pelo Papa Francisco na encíclica Laudato Si`. Assim, à luz deste documento, expõe-se o tema da ecologia integral nas suas dimensões antropológica, socioeconómica, de vida quotidiana e de apelo a uma conversão integral, apresentando também uma reflexão sobre os desafios educacionais que esta categoria coloca à disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica. Por fim, e como forma de responder a estes desafios, apresenta- se uma proposta pedagógica concreta: a criação de um Foco de Conversão Ecológica Escolar.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-17T14:35:03Z
2018-10-16
2018
2018-10-16T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/25793
TID:201984075
url http://hdl.handle.net/10400.14/25793
identifier_str_mv TID:201984075
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131903497863168