Ecologia integral : um desafio no contexto da EMRC : uma proposta à luz da unidade letiva 1 do 6º ano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/25793 |
Resumo: | Expõe- se uma reflexão sobre o desafio que a categoria ecologia integral constitui para a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, a qual tem a sua origem na lecionação e análise crítica da Unidade Letiva 1 do 6º ano, “A Pessoa Humana”, realizada no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada desenvolvida no Externato da Luz em Lisboa. No atual contexto socioeconómico e cultural e dado o estado de degradação do planeta, a questão ecológica, entendida de forma ampla e holística, surge como uma questão pertinente e inadiável. É este o tema que aqui se desenvolve, abordando-o no âmbito da tradição cristã, sem renunciar à sabedoria dos textos bíblicos e com base na proposta apresentada pelo Papa Francisco na encíclica Laudato Si`. Assim, à luz deste documento, expõe-se o tema da ecologia integral nas suas dimensões antropológica, socioeconómica, de vida quotidiana e de apelo a uma conversão integral, apresentando também uma reflexão sobre os desafios educacionais que esta categoria coloca à disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica. Por fim, e como forma de responder a estes desafios, apresenta- se uma proposta pedagógica concreta: a criação de um Foco de Conversão Ecológica Escolar. |
id |
RCAP_1f747d85d31a6d609d9520d1be561e25 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/25793 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ecologia integral : um desafio no contexto da EMRC : uma proposta à luz da unidade letiva 1 do 6º anoEcologia integralLaudato Si´Dimensão antropológicaDimensão socioeconómicaEcologia da vida quotidianaConversão integralEducaçãoPrática de Ensino SupervisionadaEMRCFoco de Conversão Ecológica EscolarIntegral EcologyAnthropologic DimensionSocial-economical DimensionEcology of Daily LifeIntegral ConversionEducationSupervised Teaching PracticeCMREFocus of Ecologic School ConversionDomínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e ReligiãoExpõe- se uma reflexão sobre o desafio que a categoria ecologia integral constitui para a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, a qual tem a sua origem na lecionação e análise crítica da Unidade Letiva 1 do 6º ano, “A Pessoa Humana”, realizada no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada desenvolvida no Externato da Luz em Lisboa. No atual contexto socioeconómico e cultural e dado o estado de degradação do planeta, a questão ecológica, entendida de forma ampla e holística, surge como uma questão pertinente e inadiável. É este o tema que aqui se desenvolve, abordando-o no âmbito da tradição cristã, sem renunciar à sabedoria dos textos bíblicos e com base na proposta apresentada pelo Papa Francisco na encíclica Laudato Si`. Assim, à luz deste documento, expõe-se o tema da ecologia integral nas suas dimensões antropológica, socioeconómica, de vida quotidiana e de apelo a uma conversão integral, apresentando também uma reflexão sobre os desafios educacionais que esta categoria coloca à disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica. Por fim, e como forma de responder a estes desafios, apresenta- se uma proposta pedagógica concreta: a criação de um Foco de Conversão Ecológica Escolar.This dissertation presents a reflection on the challenge that the category of integral ecology represents for the discipline of Catholic Moral and Religious Education, risen during the lecture and critical analysis of the First Unit of the sixth grade curricular program, “The Human Person”, object of the Supervised Teaching Practice, at Externato da Luz, in Lisbon. In the contemporary social-economic and cultural context, and given the degradation state of the planet, the ecological issue, understood in a broad and holistic manner, appears as a relevant and unavoidable question. Thus is the subject here discussed, under the approach of Catholic tradition, not discarding for this intent, the resource to biblical wisdom and Pope Francis’ proposal, presented in his encyclical Laudato Si’. Thereby, in light of this document, the integral ecological issue is exposed in its anthropological and social-economical dimension, showing its relation with everyday life and appeals to ecological conversion, and the educational challenges it offers to the discipline of Catholic Moral and Religious Education. At last, aiming to respond to this very challenge, a specific pedagogical proposal is presented: the creation of a Focus of Ecological School Conversion.Garcia Ambrosio, Juan FranciscoCoutinho, Vítor Manuel LeitãoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCaracóis, Leonor Rosário Luís2018-10-17T14:35:03Z2018-10-1620182018-10-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/25793TID:201984075porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:31:13Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/25793Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:20:34.103920Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ecologia integral : um desafio no contexto da EMRC : uma proposta à luz da unidade letiva 1 do 6º ano |
title |
Ecologia integral : um desafio no contexto da EMRC : uma proposta à luz da unidade letiva 1 do 6º ano |
spellingShingle |
Ecologia integral : um desafio no contexto da EMRC : uma proposta à luz da unidade letiva 1 do 6º ano Caracóis, Leonor Rosário Luís Ecologia integral Laudato Si´ Dimensão antropológica Dimensão socioeconómica Ecologia da vida quotidiana Conversão integral Educação Prática de Ensino Supervisionada EMRC Foco de Conversão Ecológica Escolar Integral Ecology Anthropologic Dimension Social-economical Dimension Ecology of Daily Life Integral Conversion Education Supervised Teaching Practice CMRE Focus of Ecologic School Conversion Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião |
title_short |
Ecologia integral : um desafio no contexto da EMRC : uma proposta à luz da unidade letiva 1 do 6º ano |
title_full |
Ecologia integral : um desafio no contexto da EMRC : uma proposta à luz da unidade letiva 1 do 6º ano |
title_fullStr |
Ecologia integral : um desafio no contexto da EMRC : uma proposta à luz da unidade letiva 1 do 6º ano |
title_full_unstemmed |
Ecologia integral : um desafio no contexto da EMRC : uma proposta à luz da unidade letiva 1 do 6º ano |
title_sort |
Ecologia integral : um desafio no contexto da EMRC : uma proposta à luz da unidade letiva 1 do 6º ano |
author |
Caracóis, Leonor Rosário Luís |
author_facet |
Caracóis, Leonor Rosário Luís |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Garcia Ambrosio, Juan Francisco Coutinho, Vítor Manuel Leitão Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caracóis, Leonor Rosário Luís |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ecologia integral Laudato Si´ Dimensão antropológica Dimensão socioeconómica Ecologia da vida quotidiana Conversão integral Educação Prática de Ensino Supervisionada EMRC Foco de Conversão Ecológica Escolar Integral Ecology Anthropologic Dimension Social-economical Dimension Ecology of Daily Life Integral Conversion Education Supervised Teaching Practice CMRE Focus of Ecologic School Conversion Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião |
topic |
Ecologia integral Laudato Si´ Dimensão antropológica Dimensão socioeconómica Ecologia da vida quotidiana Conversão integral Educação Prática de Ensino Supervisionada EMRC Foco de Conversão Ecológica Escolar Integral Ecology Anthropologic Dimension Social-economical Dimension Ecology of Daily Life Integral Conversion Education Supervised Teaching Practice CMRE Focus of Ecologic School Conversion Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião |
description |
Expõe- se uma reflexão sobre o desafio que a categoria ecologia integral constitui para a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, a qual tem a sua origem na lecionação e análise crítica da Unidade Letiva 1 do 6º ano, “A Pessoa Humana”, realizada no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada desenvolvida no Externato da Luz em Lisboa. No atual contexto socioeconómico e cultural e dado o estado de degradação do planeta, a questão ecológica, entendida de forma ampla e holística, surge como uma questão pertinente e inadiável. É este o tema que aqui se desenvolve, abordando-o no âmbito da tradição cristã, sem renunciar à sabedoria dos textos bíblicos e com base na proposta apresentada pelo Papa Francisco na encíclica Laudato Si`. Assim, à luz deste documento, expõe-se o tema da ecologia integral nas suas dimensões antropológica, socioeconómica, de vida quotidiana e de apelo a uma conversão integral, apresentando também uma reflexão sobre os desafios educacionais que esta categoria coloca à disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica. Por fim, e como forma de responder a estes desafios, apresenta- se uma proposta pedagógica concreta: a criação de um Foco de Conversão Ecológica Escolar. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-17T14:35:03Z 2018-10-16 2018 2018-10-16T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/25793 TID:201984075 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/25793 |
identifier_str_mv |
TID:201984075 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131903497863168 |