A novel approach: combining dental enamel hypoplasia and paleoparasitological analysis in medieval Islamic individuals buried in Santarém (Portugal)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Daniela
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Santos, Ana Luísa, Matias, António, Sianto, Luciana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/45925
https://doi.org/10.14195/2182-7982_34_4
Resumo: Os estudos paleopatológicos e paleoparasitológicos procuram evidências para compreender a saúde e a doença em populações do passado. Estas duas abordagens são frequentemente usadas independentemente, apesar da óbvia importância da sua complementaridade. Neste trabalho, pretendemos explorar a possível relação entre as hipopla sias do esmalte dentário formadas na infância e a infeção por parasitas intestinais na idade adulta. Em 30 indivíduos adultos, exumados da necrópole islâmica de Santarém (séculos IX-XII), foram pesquisadas macroscopicamente hipoplasias do esmalte dentário. Os sedimentos da pélvis e do crânio de cada esqueleto foram observados ao microscópio ótico na tentativa de identificar ovos de helmintos. Os defeitos hipoplásicos existem em 46,67% dos indivíduos, principalmente em caninos e incisivos. Os ovos de Ascaris lumbricoides e Trichuris trichiura foram identificados, respetivamente, em 4 e 2 indivíduos. O teste exato de Fisher foi realizado para analisar se os indivíduos com hipoplasias foram mais propensos a infeções por helmintos ou se faleceram mais jovens. Embora estas variáveis tenham mostrado ser independentes, este estudo exploratório destaca a contribuição da combinação de métodos paleopatológicos e paleoparasitológicos para abordar o impacto de adversidades ocorridas na infância no sistema imunitário do adulto. Foram discutidos também os fatores que podem ter influenciado estes resultados e interpretados numa perspetiva biocultural.
id RCAP_1f752ef1bcdb012917837b779b6ea708
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/45925
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A novel approach: combining dental enamel hypoplasia and paleoparasitological analysis in medieval Islamic individuals buried in Santarém (Portugal)ParasiteMiddle AgesHelminthsCumulative advantage/adversitydevelopmental origins of health and diseaseParasitasHelmintosIdade MédiaOs estudos paleopatológicos e paleoparasitológicos procuram evidências para compreender a saúde e a doença em populações do passado. Estas duas abordagens são frequentemente usadas independentemente, apesar da óbvia importância da sua complementaridade. Neste trabalho, pretendemos explorar a possível relação entre as hipopla sias do esmalte dentário formadas na infância e a infeção por parasitas intestinais na idade adulta. Em 30 indivíduos adultos, exumados da necrópole islâmica de Santarém (séculos IX-XII), foram pesquisadas macroscopicamente hipoplasias do esmalte dentário. Os sedimentos da pélvis e do crânio de cada esqueleto foram observados ao microscópio ótico na tentativa de identificar ovos de helmintos. Os defeitos hipoplásicos existem em 46,67% dos indivíduos, principalmente em caninos e incisivos. Os ovos de Ascaris lumbricoides e Trichuris trichiura foram identificados, respetivamente, em 4 e 2 indivíduos. O teste exato de Fisher foi realizado para analisar se os indivíduos com hipoplasias foram mais propensos a infeções por helmintos ou se faleceram mais jovens. Embora estas variáveis tenham mostrado ser independentes, este estudo exploratório destaca a contribuição da combinação de métodos paleopatológicos e paleoparasitológicos para abordar o impacto de adversidades ocorridas na infância no sistema imunitário do adulto. Foram discutidos também os fatores que podem ter influenciado estes resultados e interpretados numa perspetiva biocultural.2017-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/45925http://hdl.handle.net/10316/45925https://doi.org/10.14195/2182-7982_34_4engCunha, DanielaSantos, Ana LuísaMatias, AntónioSianto, Lucianainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2019-10-08T16:45:37Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/45925Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:52:44.719817Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A novel approach: combining dental enamel hypoplasia and paleoparasitological analysis in medieval Islamic individuals buried in Santarém (Portugal)
title A novel approach: combining dental enamel hypoplasia and paleoparasitological analysis in medieval Islamic individuals buried in Santarém (Portugal)
spellingShingle A novel approach: combining dental enamel hypoplasia and paleoparasitological analysis in medieval Islamic individuals buried in Santarém (Portugal)
Cunha, Daniela
Parasite
Middle Ages
Helminths
Cumulative advantage/adversity
developmental origins of health and disease
Parasitas
Helmintos
Idade Média
title_short A novel approach: combining dental enamel hypoplasia and paleoparasitological analysis in medieval Islamic individuals buried in Santarém (Portugal)
title_full A novel approach: combining dental enamel hypoplasia and paleoparasitological analysis in medieval Islamic individuals buried in Santarém (Portugal)
title_fullStr A novel approach: combining dental enamel hypoplasia and paleoparasitological analysis in medieval Islamic individuals buried in Santarém (Portugal)
title_full_unstemmed A novel approach: combining dental enamel hypoplasia and paleoparasitological analysis in medieval Islamic individuals buried in Santarém (Portugal)
title_sort A novel approach: combining dental enamel hypoplasia and paleoparasitological analysis in medieval Islamic individuals buried in Santarém (Portugal)
author Cunha, Daniela
author_facet Cunha, Daniela
Santos, Ana Luísa
Matias, António
Sianto, Luciana
author_role author
author2 Santos, Ana Luísa
Matias, António
Sianto, Luciana
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Daniela
Santos, Ana Luísa
Matias, António
Sianto, Luciana
dc.subject.por.fl_str_mv Parasite
Middle Ages
Helminths
Cumulative advantage/adversity
developmental origins of health and disease
Parasitas
Helmintos
Idade Média
topic Parasite
Middle Ages
Helminths
Cumulative advantage/adversity
developmental origins of health and disease
Parasitas
Helmintos
Idade Média
description Os estudos paleopatológicos e paleoparasitológicos procuram evidências para compreender a saúde e a doença em populações do passado. Estas duas abordagens são frequentemente usadas independentemente, apesar da óbvia importância da sua complementaridade. Neste trabalho, pretendemos explorar a possível relação entre as hipopla sias do esmalte dentário formadas na infância e a infeção por parasitas intestinais na idade adulta. Em 30 indivíduos adultos, exumados da necrópole islâmica de Santarém (séculos IX-XII), foram pesquisadas macroscopicamente hipoplasias do esmalte dentário. Os sedimentos da pélvis e do crânio de cada esqueleto foram observados ao microscópio ótico na tentativa de identificar ovos de helmintos. Os defeitos hipoplásicos existem em 46,67% dos indivíduos, principalmente em caninos e incisivos. Os ovos de Ascaris lumbricoides e Trichuris trichiura foram identificados, respetivamente, em 4 e 2 indivíduos. O teste exato de Fisher foi realizado para analisar se os indivíduos com hipoplasias foram mais propensos a infeções por helmintos ou se faleceram mais jovens. Embora estas variáveis tenham mostrado ser independentes, este estudo exploratório destaca a contribuição da combinação de métodos paleopatológicos e paleoparasitológicos para abordar o impacto de adversidades ocorridas na infância no sistema imunitário do adulto. Foram discutidos também os fatores que podem ter influenciado estes resultados e interpretados numa perspetiva biocultural.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/45925
http://hdl.handle.net/10316/45925
https://doi.org/10.14195/2182-7982_34_4
url http://hdl.handle.net/10316/45925
https://doi.org/10.14195/2182-7982_34_4
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133815437787136