Criação de novas organizações: impacto das barreiras socioculturais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/PJFMA/article/view/296 |
Resumo: | O objetivo fundamental deste estudo é avaliar o impacto das barreiras socioculturais que condicionam a criação de novas organizações.Os dados foram recolhidos de uma amostra longitudinal de 1985 a 2006, composta por 323 observações individuais de um universo de 569 potenciais empreendedores, de uma base de dados da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), tendo adotado uma abordagem metodológica quantitativa com recurso a técnicas de estatística descritiva e inferencial.Os resultados permitem concluir que 69.0% dos inquiridos não criaram qualquer tipo de organização e destes 12.6% alegaram barreiras socioculturais. Conclui-se, ainda, que estas barreiras têm um impacto estatisticamente significativo, em função da intensidade do envolvimento do indivíduo, do desenvolvimento do projeto e das razões pessoais para a criação de uma nova organização. |
id |
RCAP_1f7687c8430b2f07ee9804d5add51b09 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:u3isjournal.isvouga.pt:article/296 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Criação de novas organizações: impacto das barreiras socioculturaisIntenção empreendedora, ação empreendedora, barreiras socioculturais, entrepreneurial intention-action gap.O objetivo fundamental deste estudo é avaliar o impacto das barreiras socioculturais que condicionam a criação de novas organizações.Os dados foram recolhidos de uma amostra longitudinal de 1985 a 2006, composta por 323 observações individuais de um universo de 569 potenciais empreendedores, de uma base de dados da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), tendo adotado uma abordagem metodológica quantitativa com recurso a técnicas de estatística descritiva e inferencial.Os resultados permitem concluir que 69.0% dos inquiridos não criaram qualquer tipo de organização e destes 12.6% alegaram barreiras socioculturais. Conclui-se, ainda, que estas barreiras têm um impacto estatisticamente significativo, em função da intensidade do envolvimento do indivíduo, do desenvolvimento do projeto e das razões pessoais para a criação de uma nova organização. ISVOUGA-Instituto Superior de Entre Douro e Vouga2018-03-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/PJFMA/article/view/296Portuguese Journal of Finance, Management and Accounting; Vol 4, No 7 (2018)2183-3826reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPenghttp://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/PJFMA/article/view/296http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/PJFMA/article/view/296/153Copyright (c) 2018 Portuguese Journal of Finance, Management and Accountinginfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, AntónioLima Rua, Orlando2024-07-17T10:32:39Zoai:u3isjournal.isvouga.pt:article/296Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-07-17T10:32:39Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Criação de novas organizações: impacto das barreiras socioculturais |
title |
Criação de novas organizações: impacto das barreiras socioculturais |
spellingShingle |
Criação de novas organizações: impacto das barreiras socioculturais Oliveira, António Intenção empreendedora, ação empreendedora, barreiras socioculturais, entrepreneurial intention-action gap. |
title_short |
Criação de novas organizações: impacto das barreiras socioculturais |
title_full |
Criação de novas organizações: impacto das barreiras socioculturais |
title_fullStr |
Criação de novas organizações: impacto das barreiras socioculturais |
title_full_unstemmed |
Criação de novas organizações: impacto das barreiras socioculturais |
title_sort |
Criação de novas organizações: impacto das barreiras socioculturais |
author |
Oliveira, António |
author_facet |
Oliveira, António Lima Rua, Orlando |
author_role |
author |
author2 |
Lima Rua, Orlando |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, António Lima Rua, Orlando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Intenção empreendedora, ação empreendedora, barreiras socioculturais, entrepreneurial intention-action gap. |
topic |
Intenção empreendedora, ação empreendedora, barreiras socioculturais, entrepreneurial intention-action gap. |
description |
O objetivo fundamental deste estudo é avaliar o impacto das barreiras socioculturais que condicionam a criação de novas organizações.Os dados foram recolhidos de uma amostra longitudinal de 1985 a 2006, composta por 323 observações individuais de um universo de 569 potenciais empreendedores, de uma base de dados da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), tendo adotado uma abordagem metodológica quantitativa com recurso a técnicas de estatística descritiva e inferencial.Os resultados permitem concluir que 69.0% dos inquiridos não criaram qualquer tipo de organização e destes 12.6% alegaram barreiras socioculturais. Conclui-se, ainda, que estas barreiras têm um impacto estatisticamente significativo, em função da intensidade do envolvimento do indivíduo, do desenvolvimento do projeto e das razões pessoais para a criação de uma nova organização. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/PJFMA/article/view/296 |
url |
http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/PJFMA/article/view/296 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/PJFMA/article/view/296 http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/PJFMA/article/view/296/153 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Portuguese Journal of Finance, Management and Accounting info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Portuguese Journal of Finance, Management and Accounting |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISVOUGA-Instituto Superior de Entre Douro e Vouga |
publisher.none.fl_str_mv |
ISVOUGA-Instituto Superior de Entre Douro e Vouga |
dc.source.none.fl_str_mv |
Portuguese Journal of Finance, Management and Accounting; Vol 4, No 7 (2018) 2183-3826 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817546597665341440 |